O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O MERCADO DA SAUDADE



                  Com a crise, muitas marcas estrategicamente regressaram para despertar do chamado mercado da saudade ou seja as velhas marcas da nossa infância que nos marcaram em tempos e que entretanto saíram do mercado ou por estratégia de mercado fosse pelas empresas que as detinham terem entrado em dificuldades financeiras, o certo é que cada vez mais que vou ao supermercado vejo marcas que me recordam os tempos da minha infância.
                  É certo que esta estratégia até dá certo pois de vez em quando tenho o chamada apelo da saudade e compro as marcas antigas em detrimento das que habitualmente comprava, mesmo sabendo que algumas não têm o sabor e a qualidade de outrora embora muito similares, no entanto se em alguns casos percebi que pelas dificuldades financeiras muitas marcas tiveram de sair do mercado ou pelo fecho de fabricas ou mesmo por não terem como escoar o produto devido ao “ataque” das marcas brancas, noutros casos foi uma estratégia do próprio grupo que não atravessando qualquer dificuldade económica decidiu retirar a marca do mercado sem ter dado ouvidos aos clientes e hoje com a crise e com a realidade das vendas baixarem decidirem “voltar” com as marcas antigas com o intuito de conseguirem minimizar as perdas até porque alguns dos produtos eram únicos.
                   Esse foi exactamente um problema que me confrontei há uns anos, eu nunca tolerei muito bem o leite puro e para beber leite tive sempre de juntar um achocolatado ao leite, e dado que nunca fui um grande apreciador de açúcar e os achocolatados serem muito carregados dessa substancia, o único que se adaptava á minha condição era o MILO da Nestlé (um grupo que dispensa apresentações) durante anos usei este produto único no mercado (dado que era um achocolatado com um teor mínimo de açúcar) e que de um momento para o outro a Nestlé decidiu retirar do mercado deixando um espaço em vazio, isto sem ter sequer prestado um esclarecimento ou pedido a opinião aos consumidores, aparentemente a marca alegou que o volume de vendas era ínfimo, esse argumento se calhar era um embuste pois se não tinha expressão de vendas porque agora decidiram relançar a marca MILO? O problema e que a mim e se calhar a muitos como eu ficaram sem qualquer alternativa no mercado, eu no meu caso ainda tentei ir de marca em marca mas todas tinham carradas de açúcar, até que tive de optar por cereais solúveis com ou sem café incorporados, não tinham açúcar e desse modo colmatava o meu problema com o leite.
                    Hoje deparo-me com o relançamento da marca MILO, se em alguns casos já dei por mim a comprar refrigerantes capri-sonne, pastilhas gorila, chocolates Regina, etc., pois o meu apelo da saudade é activado e no fundo até nem foram produtos que saíram completamente do mercado mas que devido a alguma contingência financeira deixaram de poder ser tão expostos como outrora, neste caso em particular deixa-me revoltado pois senti que a marca não respeitou os interesses do cliente mas apenas decidiu por seu belo prazer o que os clientes deveriam ou não ter, e neste caso não vou comprar este produto por muito bom que ele seja, até por acaso já ouvi que o MILO de hoje é bem diferente do de outrora apesar da marca garantir que a formula é exactamente igual, no entanto de um cliente fiel e defensor da marca passou a ter menos um cliente dado que entretanto já me habituei aos cereais solúveis, não me estou a ver a voltar aos achocolatados.
                     As marcas deveriam ter mais respeito pelos consumidores, podem lançar produtos inovadores mas deveriam ter respeito pelos produtos que já estão no mercado, uma coisa não inviabiliza a outra, e se um produto se aguenta com sucesso no mercado deveria ser mantida ad-eternum dado que a qualidade desse mesmo produto é reconhecida pelos clientes, e se um produto entretanto lançado não alcançar o mesmo sucesso não é que tenha menos qualidade mas porque os consumidores não aderiram e não devem os grandes grupos manipular o gosto dos clientes ao seu gosto tirando os produtos antigos do mercado apenas para forçar os consumidores a comprar o que houver, até porque isso pode ser sinistro num futuro próximo que até é o que está a acontecer ao grupo Nestlé, em tempos de crise também estão a sofrer as consequências do menor consumo, então têm esta ideia de génio que é tirar os produtos de sucesso de outrora da “cartola” para ver se os “asnos” dos clientes pegam de novo, no meu caso estão lixados.
                      Quanto a outras marcas vou continuar a comprar sempre que encontre dado que os produtos são em tudo idênticos aos de outrora, desde que as marcas em questão não tenham tido a atitude arrogante como foi o caso da Nestlé, pois se o argumento para a retirada do mercado fosse valida não lhes valia de nada relançar o produto no mercado pois se na altura o conceito não pegava agora então o conceito era completamente inexplicável, pois o MILO é e era produto único.




NAKED MAN 

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