O FUTURO É HOJE
Muitas vezes
publicitariamente ou mesmo de uma forma mais profissional é-nos dado a conhecer
produtos que dizem ser inovadores e o futuro, mas que após algum tempo vai-se a
ver e dá num rotundo fiasco.
Sim, muitas vezes somos enganados e levados
a adquirir um produto apenas porque é dada a ideia de que o que hoje em dia há
vai passar a tornar-se obsoleto, dou um exemplo, na discografia, houve a grande
evolução do disco que depois tornou-se cassete, sendo uma obvia evolução dado
que com uma cassete podia-se adquirir um aparelho e levar a musica para todo o
lado, o som poderia não ser tão genuíno como no disco, mas no entanto
compensava com o fácil transporte, com o aparecimento do compact disc (cd) veio
fazer uma enorme revolução pois conseguia-se o verdadeiro dois em um, tinha um
som inigualável e poderia-se transportar de um lado para o outro, mas daqui
para a frente é o problema se adensou, o que iria substituir o cd?
De facto a revolução
e massificação da venda da musica através de cd foi brutal, e logo se especulou
o que seria o futuro, a primeira saída foi o mini cd ou seja um cd mais pequeno
que supostamente seria mais pratico de transportar pois o leitor seria
invariavelmente menor ao leitor de cd´s portátil na altura, logo apareceram
iluminados com sugestões e previsões, mas no entanto o que vingou foi o
aparecimento de aparelhos que não precisavam de nada mais do que uma memoria
interna para anexar musicas hoje vulgarizados como leitores de mp3, ou seja o
formato físico da musica acabava bastava fazer download da musica na Internet
para o aparelho ou ter o disco em casa e passar a musica e facilmente sem
grande espaço levava-se a musica para todo o lado.
O que quero
dizer e fazer chegar é que nem tudo o que ouvem dizer como revolucionário e o
futuro de facto o é, este exemplo da musica foi um exemplo flagrante, se muitos
diziam que o futuro passava por reduzir cada vez mais o tamanho dos discos
quando o futuro de facto foi a inexistência física de discos ou dispositivos
similares, aliás hoje em dia tudo a nível de som e imagem é processado por
dispositivos de elevada memoria como pen drives ou mesmo discos rígidos
externos, deixando o vulgar cd ou dvd de ser necessário, hoje em dia inclusive
o próprio leitor de mp3/mp4 já caiu em desuso pois qualquer telemóvel de ultima
geração já faz a vez desses leitores podendo qualquer pessoa sem grande esforço
e mesmo com imensa facilidade levar musicas, fotos e vídeos para qualquer sitio
sem a necessidade de transportar imensos equipamentos, aliás um vulgar
telemóvel já comporta funcionalidades de 4 a 5 aparelhos diferentes.
Eu ao
dizer que não devemos acreditar em tudo o que nos dizem ser inovador, não quero
com isto dizer que tudo o que dizem é errado, algumas teorias vêm-se a revelar
verdadeiros fiascos mas também não devemos subestimar totalmente, um dos
exemplos maiores a nível industrial de subestimar uma inovação foi o caso
recente da NOKIA em que desvalorizou totalmente a produção e desenvolvimento de
smartphones, a Nokia era a empresa líder na produção de telemóveis e
praticamente eram imbatíveis fosse na qualidade dos aparelhos como eram
imbatíveis na programação dos mesmos, praticamente não se vislumbrava o
fracasso desta empresa pois em poucos anos passou a ser reconhecida como a
líder na produção e desenvolvimento de telemóveis, o problema foi quando a
Apple lançou o iphone entre outras empresas concorrentes com o lançamento de
smartphones, a Nokia ignorou inicialmente o sucesso que seria a venda destes
aparelhos (que de facto sou um dos maiores fans), e literalmente perdeu o
comboio, de líder de vendas hoje em dia é uma empresa praticamente no extremo
oposto, apenas sendo líder na venda de aparelhos de segmento baixo e não tão
rentáveis como os aparelhos hoje em dia em voga, quando “acordaram” já era
tarde e todos os aparelhos que lançaram desde então estão vários passos atrás
da concorrência alem do mais de que os utilizadores passaram a reconhecer mais
os aparelhos em questão pelos sistemas operativos do que pelas marcas dos
próprios aparelhos e claro o mundo a este nível passou a ficar virado ao
contrario.
Ou seja
o futuro são as próprias pessoas que o definem e não os grandes pensadores, o
que uma pessoa pode julgar ser o futuro de facto não é a realidade é apenas a
visão do próprio, o problemas é que muitas vezes as pessoas são levadas ao
engano pelo embuste da publicidade e do que julgam ser a verdade, mas que de
facto não se apercebem que o sucesso ou insucesso de uma moda, tendência ou
produto depende de todos e não apenas de quem afirma, ou seja o presente é a
única forma de se preparar o futuro um produto pode de facto ser radicalmente
inovador mas se o publico não aderir está condenado ao insucesso, bem como o
seu contrario pode ser possível, uma coisa completamente desnecessária passar a
ser completamente fundamental á vida de uma pessoa.
Acima
de tudo devemos primeiro não ir a reboque de ideias vagas primeiro temos que
ter consciência se de facto precisamos daquilo que dizem ser o futuro, depois
se possível usar ou experimentar o produto e só depois optarmos pela sua
aquisição, ao longo da historia muita gente teria poupado imenso dinheiro se
apenas comprasse o que necessitaria em vez de comprar por impulso, para muitos
ignoram por completo que são eles próprios que são o futuro e não os grandes
génios que o determinam cuidado com o que ouvem e lêem, primeiro pensem por
vocês próprios é no aproveitamento da ignorância e estupidez de muitos que
alguns vão sobrevivendo calmamente.
NAKED MAN
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