A POLEMICA EM VOLTA DO IUC DOS CARROS ANTIGOS
Desde que houve conhecimento da
medida do governo em rever a taxa de IUC no orçamento de estado 2024 para os
carros “antigos” ou seja carros hoje com mais de 16 anos mais precisamente
carros comprados até junho de 2007 e que tinham outro método de taxação do
imposto relativamente ao que hoje é cobrado a todos os que possuam carros após
essa data, desde as mais que habituais reações nas redes sociais, ás já
corriqueiras petições, passando por ameaças de manifestações como invasão de
carros “antigos” em Lisboa, de tudo um pouco se tem feito e dito sobre o tema,
mas o que mais me admira é que as pessoas estão a “lutar” com os argumentos “errados”
ou no mínimo “enviesados”, ou seja estou a dizer que o maior argumento
defendido pelos “queixosos” digamos assim é que o governo quer penalizar o “pobre”
que decerto não tem dinheiro para comprar um carro mais atual, que faz com que
em alguns casos o IUC seja mais caro que o valor do próprio veiculo, que é uma
forma de obrigar as pessoas a renovarem o parque automóvel etc. o certo é que
estes argumentos até podem em alguns casos ser reais mas meus caros sou muito
mais inteligente que o senso comum para dizer que as pessoas estão a lutar
pelos seus interesses pessoais usando de tudo para defender a sua causa… mas
não os argumentos corretos e reais e é exatamente sobre isso que irei escrever
neste texto.
Ora o que acabei de escrever no ultimo paragrafo
não foi dizer que discordo com a indignação das pessoas perante o verdadeiro
roubo (mais um) que o governo vai fazer, aliás digo e já aqui escrevi que os proprietários
destes carros estão cheios de razão, o que disse no paragrafo anterior é que os
argumentos defendidos é que não são nem perto da realidade o que é bem
diferente, ora a começar digam-se sinceramente a diferença entre um proprietário
de um carro de um modelo matriculado em junho de 2007 para um que tenha um
carro exatamente igual matriculado em julho de 2007? Ambos têm carros com mais
de 16 anos, ambos têm carros velhos á vista do que se tem dito ultimamente,
então respondam-me porque afinal o proprietário com o carro de 06/2007 paga
imaginemos um selo de 100€ e o proprietário com o carro de 07/2007 paga
imaginemos 1000€ de IUC? O proprietário do carro de junho é pobre e o proprietário
do carro de julho é rico? Obvio que não, ambos podem até ser ricos ou pobres ou
milhentas de situações económicas possíveis, a realidade é que devido a uma “canalhice”
do governo PS caricatamente também na altura, em que perante as acusações do
setor automóvel de que se cobrava um ISV altíssimo e que por esse motivo os
portugueses não podiam competir com os seus congéneres europeus ao ponto de
estes terem que importarem “sucatas” muitas vezes do estrangeiro para se poderem
deslocar.
A mexida no ISV na altura permitiu em alguns
casos e baixas de preço de alguns carros serem superiores a 5000€ no imediato noutros
casos até valores bem superiores, mas a diferença é que para compensar-se (sempre
a famosa lei da compensação) os carros que pagariam ISV superior pagariam um IUC
igual ao que era cobrado até então, para os carros depois de 07/2007 o IUC
teria outra forma de calculo e a baixa do preço verificada seria compensada ao
longo de toda a vida do veiculo o que obviamente em alguns casos paga o ISV varias
vezes, este sim é o verdadeiro argumento que os lesados por esta medida do orçamento
de estado 2024 deveriam defender primeiro, ou seja dizendo abertamente de que
os políticos são todos uns mentirosos e agem á falsa fé mudando regras a meio
do jogo e que por mais voltas que demos cada vez pagamos mais e mais impostos e
taxas mesmo apesar do governo dizer que é mentira, e claro aproveitar-se a “boleia”
desta verdadeira “canalhice” (termo que ouvi da boca de um Youtuber que costumo
seguir o Pedro Bastos e que é muito bem aplicado neste caso) para denunciar
muitas mais taxas e taxinhas diretas e principalmente indiretas que todos
pagamos cada vez mais e que nos sufocam diariamente, mas que continuamos a
pagar muitas vezes sem sequer nos apercebermos de que elas existem, pois meus
caros injustiças fiscais não só ocorrem no IUC, acreditem.
Ou seja todos os argumentos que tenho visto e
ouvido não são validos e nalguns casos até ridículos, em que os “lesados”
apenas estão a defender o seu bolso e interesse pessoal, estando-se a cagar
para tudo o resto, ou seja quem na realidade vai ser mais prejudicado no meio
do aumento brutal do IUC até nem vai ser
o verdadeiro “pobre” que tem o seu utilitário de 1000cc, este hoje paga
19€ a 30€ de IUC vai passar a pagar mais 25€ em 2024 até valores de 150€, quem
na realidade sai e muito prejudicado e claro são esses os “pobres” mais
indignados é quem possui carros desportivos, ou berlinas topo de gama tão
apreciadas durante anos pelos portugueses muitas delas importadas do
estrangeiro que hoje pagam 200€ de IUC e vão passar a pagar 800€ a 1000€ de
IUC, os possuidores de jipes de enormes cilindradas muitas vezes apenas para
uso em “passeios” todo o terreno que hoje pagam pouco em relação ao que irão
ter que pagar até ao fim da vida útil do carro, decerto que este tipo de “desporto”
ou “Hobby” vai ter que ser repensado, e são obviamente estes lóbis que mais têm
pressionado e divulgado a “revolta” em torno do assunto, não é á toa que muitos
dos modelos em questão deixaram de se vender após a implementação das diversas
reformas no setor, mas obviamente que a revolta dos proprietários deste tipo de
veículos é mais egoísta do que altruísta e que de pobres muitos deles não têm
nada.
No entanto ressalvo, mesmo apesar
de tudo o que acabei de dizer quem está indignado tem razão nessa indignação,
não pelos argumentos que defendem, mas sobretudo pelo roubo que os sucessivos
governos têm feito ao bolso dos portugueses alterando pressupostos e regras a
meio em que o prejudicado é sempre o mesmo, ou seja, o contribuinte.
NAKED
MAN
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