AUTOMOVEIS ELETRICOS OS DETRATORES E A CONSTANTE FIXAÇÃO NA AUTONOMIA
Quando o tema chega á mobilidade elétrica
ultimamente tem aparecido pela internet inúmeros detratores ou pessoas mais céticas
para com o tema, normalmente usando sempre o argumento da autonomia como a
chave para todos os problemas, sendo que muitas delas nunca conduziram nem
fazem ideia do que um carro elétrico é, o que na realidade é por demais
constrangedor e ignorante, recentemente vi no Youtube um vídeo de um canal que ocasionalmente
acompanho pois até tem vídeos esclarecedores que é o “Mecânica sobre rodas” em
que o autor se deu ao trabalho de tentar mostrar de que um carro elétrico era
exatamente igual a um de motor a combustão em tudo… menos no motor e no combustível
que usa… como se o que disse fosse o santo graal de alguma coisa ou um
tentativa um pouco estupida para descrever um assunto que não é assunto, OBVIO
de que um carro elétrico é exatamente igual a um similar a combustão a única coisa
que os difere é exatamente o motor e o tipo de combustível que o faz mover, que
no caso do carro elétrico tem que pesar mais devido ao peso fixo da bateria… e até
aí tem diferenças pois dependendo da capacidade da mesma o peso vai-se
diferenciando, com a de menos autonomia pesando menos e as de maior capacidade
pesando mais… mas o mesmo também não explicou que um carro a combustão se tiver
o deposito atestado também pesa os quilos a mais consoante os litros que tenha,
ou seja tentar inovar nos argumentos para tentar baixar as espectativas para
quem estiver entusiasmado em adquirir um automóvel elétrico não vão muito longe
pois os argumentos que usem são normalmente idiotas.
Obvio de que a minha critica ao vídeo do autor
do canal Youtube “mecânica sobre rodas” não é total o mesmo chega a esclarecer
de que a mobilidade elétrica apenas é uma forma de mobilidade que é viável para
quem tenha as necessidades especificas principalmente se conduzir sobretudo em
cidade, mas a situação ridícula de dizer que os carros são iguais pois possuem
os mesmos pneus, discos de travão e amortecedores é um pouco ir longe demais
pois todos sabemos que um carro elétrico não voa… logo tem que usar tudo igual
a de um outro qualquer carro, a ideia que este autor teve foi igual se
estivesse a comparar dois carros iguais sendo um a gasóleo e outro a gasolina… neste
aspeto até pó mais idiota do espetador iria perceber o quão ridícula é a
situação mas que acredito não percebeu nesta em especifica, sim de facto o que
muda é o motor e a forma de energia que o move simples… quanto ao peso, obvio
que um carro elétrico pesa muito mais sendo que o peso é fixo mesmo a “seco”
mas dizer que o carro vai ter grandes problema de amortecedores apenas porque pesa
“muito” mais do que um carro similar a combustão porque o argumento é que
sempre com um peso extra os amortecedores se desgastam mais… pode um débil mental
acreditar no facto… mas isto dito por um mecânico com experiencia é um pouco ir
longe demais, pois sabe á partida de que as taragens dos amortecedores foram
desenvolvidas para esse mesmo fim e que o desgaste vai acabar por ser igual, para
defender este mesmo argumento vou explicar aminha experiencia com um Smart da
primeira geração que como já aqui neste blogue já disse ter possuído, o carro
tenha mais de 70% do peso concentrado na traseira do carro, pois tinha motor,
passageiros e deposito de combustível todos situados sobre o eixo traseiro, e
fiz mais de 150 mil Kms sem uma única vez ter partido um amortecedor ou sequer
os ter trocado ou terem dado sinais de desgaste… passou inclusive na ultima inspeção
sem nada na folha antes de o motor ter entregue a “alma ao criador”… ou seja o
que falhou foi o motor e não a suspensão que tinha peso mais do que extra em cima
de um dos eixos.
Portanto se os carros são similares e a
questão do peso são argumentos mais do que ridículos então onde se pode
concentrar o rol de críticas aos detratores deste tipo de veículos? Sim obvio a
autonomia, esse problema que não ocorre nos carros a combustão como se nunca víssemos
alguns parados na beira de estrada com falta de combustível, a diferença é que
enquanto um condutor de um veiculo a combustão não se rala com a autonomia ao
ponto de por vezes se desleixar e só dar conta quando o carro para na estrada,
o caso de um condutor de um elétrico esse pensamento tem que persistir desde o
momento em que o pensa em carregar até á viagem que se propõe fazer, de todos
os argumentos defendidos pelos detratores deste tipo de veículos é o mais aceitável
porque sim é verdade o carro elétrico é limitador de movimentos principalmente
quando está a carregar que no mínimo pode demorar no mínimo 30 minutos para se
poder aumentar um pouco mais a autonomia, o que é de facto um ponto negativo,
mas o que ninguém conta é que o carro elétrico com a saída por exemplo para uma
viagem com 100% de bateria e uma autonomia estimada de 300 kms se fizer uma
condução mais ou menos cuidada e dentro dos limites de velocidade mesmo em auto
estrada essa mesma autonomia pode chegar na realidade aos 350 kms ou até mesmo
mais? Situação que é impossível ocorrer com um carro a combustíveis líquidos,
pois o que todos falam de que o carro elétrico em auto estrada tem que ir a
pouca velocidade porque assim lá se vai toda a bateria, é mais mito do que
realidade, pois se circular até aos 120 km/h ou seja o limite máximo de
velocidade admitido a autonomia não cai assim tanto, mas claro tem uma
degradação muito maior do que se optar por um qualquer percurso numa estrada
nacional que obviamente perde em termos de tempo mas pode fazer exatamente a
mesma viagem sem uma única paragem, ou seja o argumento da autonomia passa a se
subjetivo, ficando dependente e muito da “programação” da viagem por parte do
condutor.
Por isso meus amigos fixarem-se
apenas nos argumentos da autonomia é um argumento que a cada utilizador de um
carro elétrico vai rapidamente perceber que não corresponde totalmente á
verdade, e vai passar experiencia a mais condutores que se pensarem bem vão ver
muitos mais benefícios na utilização deste tipo de veículos do que imaginariam
a ouvir os constantes argumentos dos detratores deste tipo de mobilidade, que
não percebo porque defendem tanto os motores a combustão, pois estes têm os dias contados por decreto
daqui a pouco mais de 10 anos, falarem dos altos custos das baterias é outro
argumento de merda muito usado, pois todos sabemos que isso é um problema que
mais dia menos dia vai ocorrer mas se estivermos a falar de um universo de 10 a
15 anos e que a degradação não é momentânea mas sim progressiva, podemos no
limite estar aa falar de que com uma utilização cuidada e regrada um carro elétrico
leva a bateria originar até ao fim da vida útil do veiculo o que não vai
representar na realidade nenhum custo acrescido ao proprietário como muitos
hoje agoiram… mas o que ninguém fala é da poupança que este veiculo representa
nos dias atuais para todos os que possuam este tipo de veículos, se fizerem as
contas anualmente vão ver que vai dar para no final comprar uma ou outra bateria
de reserva para o pópó sem custos acrescidos, estou a falar sobretudo na
isenção de pagamento de paquímetros tendo o selo de 12 euros da EMEL, a isenção
de IUC e ISV, o custo da energia para o abastecer se tiverem carregador em casa
obviamente entre muitas outras poupanças… coisas que os detratores não dizem
nem lhes convém dizer… até porque muitos se referem a carros elétricos como se
eles apenas andassem nas nossas estradas há meia dúzia de anos… os carros elétricos
já circulam há mais de um década regularmente e claro os carros de hoje nada
têm a ver com os primórdios, embora ainda hoje vejamos inúmeros carros dessa época
ainda a circularem, eu por exemplo comprei um carro elétrico depois de me
informar com uma colega minha que possuía um Nissan Leaf de primeira geração há
cerca de 9 anos e me relatou a sua experiencia, não tive duvidas em adquirir um
carro elétrico também que já possuo há cerca de ano e meio sem o menor dos
problemas nem aventuras de autonomias para relatar, tem isso sim acima de tudo
programar muito bem uma viagem primeiro, pois acredito que o meu carro apesar
de ser bem limitado nesse aspecto bem “puxadinho” conseguiria ir de Lisboa ao Porto
sem o menor dos problemas pela estrada Nº1.
NAKED
MAN
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