O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

AUTOMOVEIS ELETRICOS OS DETRATORES E A CONSTANTE FIXAÇÃO NA AUTONOMIA

AUTOMOVEIS ELETRICOS OS DETRATORES E A CONSTANTE FIXAÇÃO NA AUTONOMIA

 

            Quando o tema chega á mobilidade elétrica ultimamente tem aparecido pela internet inúmeros detratores ou pessoas mais céticas para com o tema, normalmente usando sempre o argumento da autonomia como a chave para todos os problemas, sendo que muitas delas nunca conduziram nem fazem ideia do que um carro elétrico é, o que na realidade é por demais constrangedor e ignorante, recentemente vi no Youtube um vídeo de um canal que ocasionalmente acompanho pois até tem vídeos esclarecedores que é o “Mecânica sobre rodas” em que o autor se deu ao trabalho de tentar mostrar de que um carro elétrico era exatamente igual a um de motor a combustão em tudo… menos no motor e no combustível que usa… como se o que disse fosse o santo graal de alguma coisa ou um tentativa um pouco estupida para descrever um assunto que não é assunto, OBVIO de que um carro elétrico é exatamente igual a um similar a combustão a única coisa que os difere é exatamente o motor e o tipo de combustível que o faz mover, que no caso do carro elétrico tem que pesar mais devido ao peso fixo da bateria… e até aí tem diferenças pois dependendo da capacidade da mesma o peso vai-se diferenciando, com a de menos autonomia pesando menos e as de maior capacidade pesando mais… mas o mesmo também não explicou que um carro a combustão se tiver o deposito atestado também pesa os quilos a mais consoante os litros que tenha, ou seja tentar inovar nos argumentos para tentar baixar as espectativas para quem estiver entusiasmado em adquirir um automóvel elétrico não vão muito longe pois os argumentos que usem são normalmente idiotas.

               Obvio de que a minha critica ao vídeo do autor do canal Youtube “mecânica sobre rodas” não é total o mesmo chega a esclarecer de que a mobilidade elétrica apenas é uma forma de mobilidade que é viável para quem tenha as necessidades especificas principalmente se conduzir sobretudo em cidade, mas a situação ridícula de dizer que os carros são iguais pois possuem os mesmos pneus, discos de travão e amortecedores é um pouco ir longe demais pois todos sabemos que um carro elétrico não voa… logo tem que usar tudo igual a de um outro qualquer carro, a ideia que este autor teve foi igual se estivesse a comparar dois carros iguais sendo um a gasóleo e outro a gasolina… neste aspeto até pó mais idiota do espetador iria perceber o quão ridícula é a situação mas que acredito não percebeu nesta em especifica, sim de facto o que muda é o motor e a forma de energia que o move simples… quanto ao peso, obvio que um carro elétrico pesa muito mais sendo que o peso é fixo mesmo a “seco” mas dizer que o carro vai ter grandes problema de amortecedores apenas porque pesa “muito” mais do que um carro similar a combustão porque o argumento é que sempre com um peso extra os amortecedores se desgastam mais… pode um débil mental acreditar no facto… mas isto dito por um mecânico com experiencia é um pouco ir longe demais, pois sabe á partida de que as taragens dos amortecedores foram desenvolvidas para esse mesmo fim e que o desgaste vai acabar por ser igual, para defender este mesmo argumento vou explicar aminha experiencia com um Smart da primeira geração que como já aqui neste blogue já disse ter possuído, o carro tenha mais de 70% do peso concentrado na traseira do carro, pois tinha motor, passageiros e deposito de combustível todos situados sobre o eixo traseiro, e fiz mais de 150 mil Kms sem uma única vez ter partido um amortecedor ou sequer os ter trocado ou terem dado sinais de desgaste… passou inclusive na ultima inspeção sem nada na folha antes de o motor ter entregue a “alma ao criador”… ou seja o que falhou foi o motor e não a suspensão que tinha peso mais do que extra em cima de um dos eixos.

                Portanto se os carros são similares e a questão do peso são argumentos mais do que ridículos então onde se pode concentrar o rol de críticas aos detratores deste tipo de veículos? Sim obvio a autonomia, esse problema que não ocorre nos carros a combustão como se nunca víssemos alguns parados na beira de estrada com falta de combustível, a diferença é que enquanto um condutor de um veiculo a combustão não se rala com a autonomia ao ponto de por vezes se desleixar e só dar conta quando o carro para na estrada, o caso de um condutor de um elétrico esse pensamento tem que persistir desde o momento em que o pensa em carregar até á viagem que se propõe fazer, de todos os argumentos defendidos pelos detratores deste tipo de veículos é o mais aceitável porque sim é verdade o carro elétrico é limitador de movimentos principalmente quando está a carregar que no mínimo pode demorar no mínimo 30 minutos para se poder aumentar um pouco mais a autonomia, o que é de facto um ponto negativo, mas o que ninguém conta é que o carro elétrico com a saída por exemplo para uma viagem com 100% de bateria e uma autonomia estimada de 300 kms se fizer uma condução mais ou menos cuidada e dentro dos limites de velocidade mesmo em auto estrada essa mesma autonomia pode chegar na realidade aos 350 kms ou até mesmo mais? Situação que é impossível ocorrer com um carro a combustíveis líquidos, pois o que todos falam de que o carro elétrico em auto estrada tem que ir a pouca velocidade porque assim lá se vai toda a bateria, é mais mito do que realidade, pois se circular até aos 120 km/h ou seja o limite máximo de velocidade admitido a autonomia não cai assim tanto, mas claro tem uma degradação muito maior do que se optar por um qualquer percurso numa estrada nacional que obviamente perde em termos de tempo mas pode fazer exatamente a mesma viagem sem uma única paragem, ou seja o argumento da autonomia passa a se subjetivo, ficando dependente e muito da “programação” da viagem por parte do condutor.

                 Por isso meus amigos fixarem-se apenas nos argumentos da autonomia é um argumento que a cada utilizador de um carro elétrico vai rapidamente perceber que não corresponde totalmente á verdade, e vai passar experiencia a mais condutores que se pensarem bem vão ver muitos mais benefícios na utilização deste tipo de veículos do que imaginariam a ouvir os constantes argumentos dos detratores deste tipo de mobilidade, que não percebo porque defendem tanto os motores a combustão,  pois estes têm os dias contados por decreto daqui a pouco mais de 10 anos, falarem dos altos custos das baterias é outro argumento de merda muito usado, pois todos sabemos que isso é um problema que mais dia menos dia vai ocorrer mas se estivermos a falar de um universo de 10 a 15 anos e que a degradação não é momentânea mas sim progressiva, podemos no limite estar aa falar de que com uma utilização cuidada e regrada um carro elétrico leva a bateria originar até ao fim da vida útil do veiculo o que não vai representar na realidade nenhum custo acrescido ao proprietário como muitos hoje agoiram… mas o que ninguém fala é da poupança que este veiculo representa nos dias atuais para todos os que possuam este tipo de veículos, se fizerem as contas anualmente vão ver que vai dar para no final comprar uma ou outra bateria de reserva para o pópó sem custos acrescidos, estou a falar sobretudo na isenção de pagamento de paquímetros tendo o selo de 12 euros da EMEL, a isenção de IUC e ISV, o custo da energia para o abastecer se tiverem carregador em casa obviamente entre muitas outras poupanças… coisas que os detratores não dizem nem lhes convém dizer… até porque muitos se referem a carros elétricos como se eles apenas andassem nas nossas estradas há meia dúzia de anos… os carros elétricos já circulam há mais de um década regularmente e claro os carros de hoje nada têm a ver com os primórdios, embora ainda hoje vejamos inúmeros carros dessa época ainda a circularem, eu por exemplo comprei um carro elétrico depois de me informar com uma colega minha que possuía um Nissan Leaf de primeira geração há cerca de 9 anos e me relatou a sua experiencia, não tive duvidas em adquirir um carro elétrico também que já possuo há cerca de ano e meio sem o menor dos problemas nem aventuras de autonomias para relatar, tem isso sim acima de tudo programar muito bem uma viagem primeiro, pois acredito que o meu carro apesar de ser bem limitado nesse aspecto bem “puxadinho” conseguiria ir de Lisboa ao Porto sem o menor dos problemas pela estrada Nº1.

 

NAKED MAN

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