A INVEJA E HIPOCRISIA EM TORNO DOS CARROS ELETRICOS
Um amigo deu-me a ler recentemente um
texto publicado numa rede social por ele aderida que desancava de alto a baixo
os portadores de carros elétricos, é que no texto um pouco extenso até por
entre poucas verdades, algumas meias verdades e muitas mentiras dava conta do
erro tremendo que é possuir um carro elétrico em comparação com os carros
convencionais, fiquei a rir obviamente pois esse amigo apresentou-me aquele
texto como uma verdade absoluta e que eu e muitos como eu que compramos carros elétricos
somos uns verdadeiros idiotas, podemos não ter acertado totalmente na opção por
comprar um carro elétrico… mas atualmente não existe alternativa mais barata para
o uso do dia a dia e o custo inicial de aquisição dilui-se cada vez mais
rapidamente perante o aumento semanal dos combustíveis.
Ora o discurso falava inicialmente de que os
carros elétricos não eram assim tão amigos do ambiente como tanto dizem, pois a
sua construção alem de poluir como as outras industrias, a fabricação de carros
elétricos usam baterias um enorme problema ambiental para fornecer matérias primas
para a sua fabricação e posteriormente para a reciclagem das mesmas, aqui em
parte de facto é verdade esta parte, o que também dão a entender com tudo isto
é que a construção de um carro elétrico á parte das baterias é mais poluente de
construir do que um similar convencional, aí já é mentira, no mínimo idêntico…
quanto ás baterias de facto a prospeção de minérios raros para a produção de
baterias é um facto que polui como tudo… mas meus caros, quem afirmar isto com
a convicção de que todos os males do mundo ecológico provem dos carros elétricos…
é um hipócrita da merda, pois para poder levantar um dedo com um argumento
destes tem que primeiro deixar o telemóvel de lado ou no mínimo o manter por
meia dúzia de anos, bem como abdicar de praticamente todos os eletrodomésticos
que possua em casa que use uma bateria… que na grande maioria dos casos são descartados
ao fim de um par de anos… uma bateria de um qualquer carro elétrico da primeira
geração ainda hoje andam por aí com 10 anos e apenas perderam 20 ou 30% da sua
capacidade até agora… o que quer dizer que são viáveis pelo menos mais 5 anos
na boa, ou seja quem usa o argumento de que as baterias em fim de vida poluem
ou são ignorantes ou nem sequer sabem do que falam… quanto uma bateria se for
bem cuidada pode durar 15 ou mais anos… isso é a vida útil de um carro similar
a combustão no momento de abate.
Ainda indo ao encontro do
argumento das baterias no texto também falavam que as mesmas custavam uma
fortuna se o proprietário do veiculo optasse por as trocar, quase dando a ideia
de que o custo das mesmas seria o valor do carro que ao fim das contas se isso
fosse real, obviamente o carro passaria a obsoleto num piscar de olhos, sem bateria
o valor comercial era nulo, ora aqui temos um excelente exemplo de como uma meia
verdade dita muitas vezes pode fazer alguém mais distraído acreditar ser mesmo
verdade, ora a realidade é que de facto o valor da bateria do veiculo é a grande
mais valia do mesmo, e que ao longo o tempo ao perder capacidade vai chegar a
altura em que deixa de ser viável continuar a carregar e gastar energia para
que o veiculo só percorra meia dúzia de kms, nesse momento de facto é hora de
trocar de bateria, e falo obviamente quando a perda de capacidade de bateria se
situe em 50% ou menos, pois tudo acima disso qualquer veiculo hoje em dia
possibilita a circulação em pelo menos mais de 100 kms… falo obviamente por um
dos modelos mais acessíveis e com menos autonomia que existem, falo do meu Dácia
Spring que com 50% pode ainda percorrer pelo menos 120 kms entre cargas (hoje
em dia chega a percorrer 300 kms isto sem usar o modo eco pois já o fiz em
situação real com 3 pessoas lá dentro mais carga de ferias) ora espero na boa
só ter que trocar o pack de baterias lá para os 12 ou mais anos do veiculo…
provavelmente posso até trocar de veiculo como o fiz, ou comprar um pack novo
(que no caso do meu carro ronde talvez 4000 euros nos dias de hoje mais mão de
obra vá lá 5000 euros no fim de tudo), o investimento talvez assuste os mais distraídos
e mesmo os ignorantes… mas ao fim de contar no dia em que o fizer fico com o
carro novo novamente, pois o motor elétrico esse é quase eterno e pouco perde
de rendimento com o uso… ora coisa bem diferente de um motor a combustão que
como todos deveriam saber é constituído por peças moveis e que ao longo do
tempo vão tendo desgaste e folgas que mais dia menos dia vão dar dores de
cabeça á carteira de cada um.
Já que falamos nos custos de
manutenção alguém afirmar de que um pack de baterias é caro provavelmente
desconhece que de resto um carro elétrico não possui inúmeras peças de desgaste
como embraiagens (saibam o custo de muda de uma), caixas de velocidades,
escapes, correias e avarias provocadas pelo rebentamento de alguma, folgas no
motor, óleos (mudas e custo dos mesmos), travões como pastilhas e discos (nos
carros elétricos pouco se usa o travão e quando se o usa até regenera a energia
para a bateria), etc. etc. ora sabendo dos custos de manutenção de um carro a
combustão é de extrema maldade sequer comparar um carro a combustão a um carro elétrico,
e mesmo relativamente ao assunto das baterias há uma coisa a dizer, falar do
custo das baterias como custarem autenticas fortunas é pura maldade pois o
preço na ordem do que nesse texto falam é de packs de veículos tipo Tesla e
similares carros que de facto têm packs de baterias que custam mais que o meu
Spring inteiro… mas meus caros estamos a falar de carros que custam autenticas
casas ou mesmo moradias, estou a falar
de carros que custam mais de 100000 euros, claro que esse preço não é apenas
porque sim é porque a potencia das mesmas é muito elevada e claro faz esses
carros terem autonomias iguais ou mesmo superiores a muitos carros a combustão…
daí eu dizer que o meu carro com uma bateria de apenas 27 KvA custe por volta
de 4000 euros… um carro com uma bateria de 45 Kva chega a 7500 euros e claro 80
KvA ou superiores claro os tais 20000 mil euros ou mesmo mais… mas por esse
ponto de vista podemos fazer a comparação entre um carro com motor 1.0 cc e um
similar ao mesmo combustível com 5.0 cc de cilindrada pelo custo inicial e manutenção
do mesmo… agora comparar um elétrico de mais de 100 mil euros com um 1.0 cc a gasolina
é talvez um pouco exagerado não acham?
Ora entrando nos consumos outro
dos argumentos que o texto falava era de que o custo dos carregamentos era tão
ou mais caros do que o preço dos combustíveis fosseis ao fim das contas… ora
estamos mais uma vez a falar de uma meia verdade, de facto quem quiser ou puder
adquirir um carro elétrico deve obviamente possuir local onde o carregue seja
em habitação própria ou mesmo em condomínios (já há Wall boxes para moradores
do condomínio que possibilita que cada um pague o que carrega da energia comum
do prédio) ou seja a única forma de um elétrico de facto compensar é cada um
usar a energia de casa pois em Portugal infelizmente é o único sitio em que o
governo ainda não se lembrou de taxar ainda mais do que já taxa pois a energia elétrica
para os lares ainda é vista como um bem de primeira necessidade… pois quem
compre um carro elétrico para carregar nos postos públicos de facto não vai
poupar nada ou muito pouco pois de facto a energia é barata, mas nesses postos
acresce taxas, taxinhas e taxetas que em muitos casos chega a ser mais do que o
valor da energia de facto carregada… isto nos carregadores mais eficientes para
a viatura em questão (que no caso do meu Spring que apenas carrega 6,6 KvA/h os
mais eficientes são os que carregam a 3 KvA/h ou vá lá 7,2 Kva/h (mesmo nestes
já estou a perder dinheiro) pois todos os outros irei pagar taxas e taxinhas
que podem triplicar o valor da energia que consumi… e se for num carregador rápido
que os mais distraídos podem nem sequer perceber de que tipo de carregador
estão a abastecer o veiculo um consumo de 5 euros de energia real pode-se
transformar numa conta em volta dos 50 euros… ou seja de facto usar-se um carregador
de rua deve como alguém no Youtube disse num vídeo que vi, que apenas devem
carregar o carro nos carregadores públicos como quando vão jantar ou almoçar
fora, quem vai todos os dias gasta imenso ao fim do mês… quem vai uma vez por
outra não perde muito e diverte-se imenso, ou seja ir numa viagem e prosseguir
mais uns bons kms carregando volta e meia o veiculo de tempos a tempos não há
mal nenhum… para o dia a dia compensa imenso é mesmo carregar em casa, ai meus
amigos no meu Spring percorro 300 kms com 4 euros de eletricidade… onde consigo
isso num carro a combustão? Nem de mota sequer!
Para finalizar no texto de
escarnio sobre os possuidores de carros elétricos falava-se no valor de
aquisição, que eram muito mais caros que os similares a combustíveis fosseis e
que desta forma demorariam anos e anos a diluir esse calor para compensar a
poupança da diferença entre o valor da eletricidade e o combustível fóssil… aí
é uma enorme mentira em toda a linha, primeiro a diferença da preços de facto
existem como existem as diferenças entre veículos a gasolina e a gasóleo sendo
estes últimos mias caros do que os similares a gasolina… e não foi por isso que
os portugueses durante anos e anos sempre optaram pela compra de veículos a gasóleo…
pois o combustível era mais barato e os veículos a gasóleo percorriam muitos
mais kms com os mesmos litros de combustível que ao ser mais barato aliado ao
menor consumo era obviamente muito mais compensador pagar mais no ato da compra
e mesmo ter manutenções mais caras pois no fim das contas compensava… ora no
carro elétrico é em tudo similar, percorre muitos Kms por muito poucos euros de
energia elétrica (se carregar em casa obvio como expliquei detalhadamente mais
acima) e tem um custo de manutenção mais reduzido, mas também não pagam ISV nem
IUC (na boa pelo menos uma poupança de 80 euros anuais de caras se tiver o
carro que tenha o IUC mais barato no mercado pois a poupança com um modelo
similar pode chegar a valores bem maiores por exemplo quem compra um Tesla pode
poupar todos os anos pelo menos 500 euros de IUC), tem estacionamento em
algumas cidades bem em conta (grátis) se aderirem a um dístico que custa menos
de 20 euros anuais, o seguro automóvel tem um enorme desconto (no meu caso
tenho um seguro contra todos os riscos com 0% de franquia mais barato do que
pagava por um seguro contra terceiros na mesma seguradora pelo meu anterior
Smart), entre outras vantagens menores mas não deixam de ser vantagens.
Em suma todo aquele texto apenas
pode ter sido escrito por alguém com uma AZIA tão grande que pode ser entendida
por mim como uma enorme inveja ou uma enorme hipocrisia por não ter um veiculo elétrico,
pois como detalhei aqui possuir um veiculo elétrico nos dias de hoje não é uma
qualquer tara ou mania é apenas uma necessidade dado o preço de bens que alteram
todo o nosso modo de vida, quando compro um carro estou-me a cagar para a
pegada ecológica do mesmo, isto estou para aqui a falar como toda a gente
decerto o faz igualmente, todos o que se preocupam é pagar o mínimo possível a
andar ao máximo possível, e nos dias de hoje e no futuro a única forma viável é
mesmo usar fontes de energia em que o estado não possa taxar ainda mais do que
já taxa, e a única forma é mesmo a energia elétrica, se possível se tiver
oportunidade como eu tenho de possuir painéis solares poupar ainda mais ao se
produzir a energia que consome de modo a consumir na rede elétrica ao mínimo possível,
pois de resto poupa em quase todos os quadrantes durante anos… quando tiver que
comprar um pack de baterias se isso algum dia se propuser pois muitos decerto trocarão
os seus veículos elétricos ainda viáveis em termos de uso mesmo com mais de 10
anos de uso intenso com o pack original de baterias, eu pela minha parte estou
mais do que satisfeito por já poupar e ver o dinheiro que perdi enquanto estive
á espera do meu carro que foi 1 ano á espera… tenho feito milhares de Kms (no primeiro
mês só fiz 3000 kms) que não faria de forma alguma com o meu Dácia a combustão que
já de si é bastante económico, por isso que venham com argumentos de merda que
pela minha parte cago para o assunto é como o outro “os cães ladram e a
caravana passa!” ou seja enquanto aqueles que leem o esse texto nas redes
sociais em casa orgulhosos no seu carro a combustão e a imaginarem que os que
compram um veiculo elétrico é um idiota despesista e um criminoso ambiental que
fique com essa noção pela minha parte nesse mesmo momento devo estar por aí a
dar uma volta no meu elétrico com a minha família!
NAKED
MAN
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