PORQUE SE OPTA CADA VEZ MAIS POR MAIS VOOS EM AVIÕES
PEQUENOS EM VEZ DE MENOS VOOS EM AVIÕES MAIORES?
Fiquei muito desapontado com uma
noticia que vi recentemente que dava conta de que a AIRBUS decidiu descontinuar
a produção do AIRBUS 380, o maior avião de passageiros do mundo, devido ás
poucas encomendas que o modelo estava a ter, e que desta forma me veio avivar
um assunto que já há muito me fazia pensar mas que com esta noticia não deixou
de me sair da cabeça, afinal porque num tempo em que tanto se fala na poluição
se insista na aviação em apostar cada vez em aviões mais pequenos em detrimento
dos de grande porte?
Sei que me vão dizer que na aviação
passou a haver muita concorrência, e as empresas de aviação decidiram apostar
em aviões de menor porte em vez dos de grande porte á conta da concorrência e
dos custos associados, sim de facto é um bom argumento, mas também devia-se
pensar que o atual trafego aéreo com cada vez mais aparelhos no ar é
manifestamente exagerado para as necessidades, que existem rotas em que verias
companhias usam aviões pequenos em alguns casos podemos falar em 5 companhias
diferentes quando podia-se fazer a mesma rota com 3 e com aviões de tamanho
superior com uma economia muito superior de combustível e com muito menos trafego
aéreo, a verdade é esta porque se insiste em autorizar-se rotas e rotas em
aviões pequenos em detrimento de menos rotas em aviões maiores e claro cheios? Não
me podem tentar vender a ideia de que a poluição é só veículos automóveis quando
no meio aéreo é exatamente a contrario se verifica ou seja o abandono de aviões
mais eficientes no custo passageiro/combustível para imensos aviões de menor
porte e supostamente menor consumo mas também leva menos passageiros e mais
companhias aéreas a voar para o mesmo local, dizer que só assim se consegue uma
verdadeira concorrência é meramente ilusório, poder-se-ia regular muito facilmente
esse problema colocando em certas rotas companhias de serviços premium e low
cost em que o preço entre os diferentes serviços fossem tabelados por valores máximos
no caso das low cost ou melhor low fare o que é um pouco diferente do conceito
low cost.
Mas enquanto o mundo permitir que cada vez
haja mais aviões no ar sem significado nenhum, vamos perdendo ao longo dos anos
o que de melhor poderíamos ver a voar, para quem gosta de aviões e ver esses
aparelhos no ar o fim do concorde foi duro, agora o fim da produção do A380 é
outro revés difícil de aceitar é certo que deixar de produzir é diferente a
deixar de se ver no ar estes aparelhos, mas é o principio do fim de uma era de
ver os grandes monstros no céu, e vermos avionetas no seu lugar… não é a mesma
coisa!
NAKED
MAN
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