O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

quinta-feira, 25 de abril de 2019

PORQUE SE OPTA CADA VEZ MAIS POR MAIS VOOS EM AVIÕES PEQUENOS EM VEZ DE MENOS VOOS EM AVIÕES MAIORES?


PORQUE SE OPTA CADA VEZ MAIS POR MAIS VOOS EM AVIÕES PEQUENOS EM VEZ DE MENOS VOOS EM AVIÕES MAIORES?

 

           Fiquei muito desapontado com uma noticia que vi recentemente que dava conta de que a AIRBUS decidiu descontinuar a produção do AIRBUS 380, o maior avião de passageiros do mundo, devido ás poucas encomendas que o modelo estava a ter, e que desta forma me veio avivar um assunto que já há muito me fazia pensar mas que com esta noticia não deixou de me sair da cabeça, afinal porque num tempo em que tanto se fala na poluição se insista na aviação em apostar cada vez em aviões mais pequenos em detrimento dos de grande porte?

            Sei que me vão dizer que na aviação passou a haver muita concorrência, e as empresas de aviação decidiram apostar em aviões de menor porte em vez dos de grande porte á conta da concorrência e dos custos associados, sim de facto é um bom argumento, mas também devia-se pensar que o atual trafego aéreo com cada vez mais aparelhos no ar é manifestamente exagerado para as necessidades, que existem rotas em que verias companhias usam aviões pequenos em alguns casos podemos falar em 5 companhias diferentes quando podia-se fazer a mesma rota com 3 e com aviões de tamanho superior com uma economia muito superior de combustível e com muito menos trafego aéreo, a verdade é esta porque se insiste em autorizar-se rotas e rotas em aviões pequenos em detrimento de menos rotas em aviões maiores e claro cheios? Não me podem tentar vender a ideia de que a poluição é só veículos automóveis quando no meio aéreo é exatamente a contrario se verifica ou seja o abandono de aviões mais eficientes no custo passageiro/combustível para imensos aviões de menor porte e supostamente menor consumo mas também leva menos passageiros e mais companhias aéreas a voar para o mesmo local, dizer que só assim se consegue uma verdadeira concorrência é meramente ilusório, poder-se-ia regular muito facilmente esse problema colocando em certas rotas companhias de serviços premium e low cost em que o preço entre os diferentes serviços fossem tabelados por valores máximos no caso das low cost ou melhor low fare o que é um pouco diferente do conceito low cost.

                Mas enquanto o mundo permitir que cada vez haja mais aviões no ar sem significado nenhum, vamos perdendo ao longo dos anos o que de melhor poderíamos ver a voar, para quem gosta de aviões e ver esses aparelhos no ar o fim do concorde foi duro, agora o fim da produção do A380 é outro revés difícil de aceitar é certo que deixar de produzir é diferente a deixar de se ver no ar estes aparelhos, mas é o principio do fim de uma era de ver os grandes monstros no céu, e vermos avionetas no seu lugar… não é a mesma coisa!

 

NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário