GARANTIA DOS PRODUTOS SÃO UM ENGODO
Tenho reparado que recentemente as
diversas marcas dão um prazo de garantia aos seus produtos muito para alem do
legal ou seja os 2 anos, nomeadamente marcas de produtos como veículos automóveis
por exemplo ou outro tipo de produtos que sejam passiveis de manutenção
regular, e claro esta extensão da garantia, não é mais do que um engodo para
outro tipo de negócios.
É verdade se á partida o negocio das
garantias mais extensas pode ser muito vantajoso para o cliente final e eu
nesse aspeto tenho a dizer que quando fiz a minha casa tive que comprar eletrodomésticos
mais cedo do que os iria usar pois a minha cozinha iria ser feita á medida e
necessitava de alguns eletrodomésticos para serem medidos, e claro na altura
optei pelas marcas que tinham garantias mais extensas, optei por alguns da Whirlpool
pois na altura davam 8 anos (que usei na maquina de lavar roupa num caso) e
outros da Fagor que davam 5 anos de garantia, e não me arrependi, mas por norma
em eletrodomésticos dou alguma importância pela garantia obvio, mas também
reparei que nos carros por exemplo as extensões da garantia podem ser um argumento
para captar o cliente para outro tipo de negócios que podem não ser assim tão
vantajosos nem claros, como por exemplo a manutenção do veiculo, que tem que
ser feito nas empresas certificadas pela marca ou então se não o fizer e tiver
um problema lá se vai a garantia… ou mesmo se passar certo tempo entre revisões
como por exemplo 1 ano podem haver problemas, como me explicaram na Renault
quando me ligaram por causa da revisão da minha Dácia Logan MCV.
Sim meus amigos as garantias extensas nos
carros são um engodo que apenas serve os propósitos das marcas pois todos
sabemos que um carro nos dias de hoje tem uma fiabilidade certa de 6 a 8 anos
que após este tempo alguns componentes devido ao desgaste têm que ser trocados,
mas nessas alturas não há garantia que lhes valha, e normalmente algumas marcas
hoje dão 5 anos de garantia… que mais não são do que 5 anos de garantia á marca
de que o cliente para beneficiar da mesma tem que frequentar os seus serviços técnicos
por esse tempo é uma garantia de negocio, é que as marcas de carros hoje em dia
já repararam que vender um veiculo não deve ser o mais lucrativo que podem
obter do negocio, o serviço pós venda esse sim é onde obtêm os melhores
rendimentos, eu estou a falar de carros como poderia estar a falar de outro
tipo de produto, o que quero dizer é que estejam atentos aos negócios que
envolvam um período de garantia mais extenso e se vale de facto a pena ter essa
garantia extensa se depois gastarão muito mais em manutenções na marca em vez
de poder ir a uma empresa concorrente fazer a manutenção ou nos prazos que
entender fazer as mesmas manutenções, apenas quero fazer esse reparo.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário