O CONTAMINANTE ESTRANHO

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segunda-feira, 15 de abril de 2019

A VERDADEIRA AVENTURA QUE VIVI APENAS PARA SER CLIENTE DA VODAFONE


A VERDADEIRA AVENTURA QUE VIVI APENAS PARA SER CLIENTE DA VODAFONE

 

          Tentarei ser o mais sucinto possível, mas o que recentemente vivi para ter acesso a fibra por uma empresa de telecomunicações no caso a Vodafone dava um filme, de comedia dado que o rol de incompetência é tanto que mais do que um drama o que vivi foi uma verdadeira comedia, comecemos pelo principio, em meados de setembro do ano passado (2018), reparei que apesar de o meu tarifário de internet móvel ser bastante bom, 100 Gb mensais nos tarifários de hoje em dia é bastante bom dado que os tarifários atuais de internet móvel ilimitados nunca existiram na realidade e nos dias de hoje muitos estão limitados a 30 Gb mensais, ter mais do triplo era aceitável, mas como estava inicialmente a dizer, o meu consumo mensal fio crescendo ao mesmo nível que temos cada vez mais dependência de internet, e com um filho a entrar na adolescência o consumo de internet disparou nos últimos anos, principalmente com o youtube e netflix, e reparando em tudo isso não tive outra alternativa do que pensar em requerer o serviço de fibra, e apesar de já ter escrito aqui alguns textos acerca de algumas desilusões que tenho tido com a Vodafone, tenho que confessar que olhando para todas as empresas de telecomunicações a Vodafone é quem tem mesmo o melhor serviço móvel em Portugal logo eu sendo cliente desde sempre o mais logico seria continuar com a Vodafone no serviço fixo de internet.

           Como disse em setembro de 2018 depois de umas ferias em Espanha em que levei a minha internet móvel e ainda pude constatar que não só o serviço móvel é o melhor em Portugal como a Vodafone também é muito boa em Espanha, ao regressar desloquei-me á sede da Vodafone no parque das nações para sair do serviço de internet móvel e passar para a fibra, devo dizer que pensava eu estar muito bem informado a esse nível e ter a noção de que a fibra passava pela minha casa, aliás mais de um ano antes tinha tido supostamente a informação de que um vizinho meu morando mais de 1500 mts acima de mim supostamente teria fibra da Vodafone, até sabia quem supostamente seria a empresa responsável pela instalação da fibra para a Vodafone na zona em que moro no caso a TELCABO e claro na hora em que me desloquei á Vodafone nem tinha outra coisa em mente que não fosse, de facto ter fibra na minha morada… nada de mais errado, aquando me pedem o meu código postal e morada, dizem-me que a fibra NÃO passava pela minha casa, como devem imaginar fiquei boquiaberto como era possível isso, e para piorar a situação tinha outro caso peculiar, a rua em que moro na numeração par que é composta por bloco de apartamentos tinha fibra pela Vodafone… os números impares em que é composto por vivendas onde moro… não tinha acesso a fibra, nem seria possível passar de um lado para o outro da rua dado na zona de apartamentos a fibra ser subterrânea e eu estar numa zona que teria que ser aérea a passagem dos cabos.

             Vim para casa em choque com o que tinha acabado de ouvir e a pensar que tinha sido enganado ou seja a TELCABO não teria colocado a fibra na minha zona nem o meu vizinho teria a fibra da Vodafone pois a única forma de os cabos passarem para a casa dele teria que ser pela minha casa através dos postes, fui pesquisar e de facto tudo o que me disseram na loja era verdade, na altura também pesquisei se a fibra passava em minha casa pela outras empresas de telecomunicações e reparei que a MEO era a única que me poderia disponibilizar esse serviço, e sobre essa situação já escrevi também um texto neste blogue em como fui abordado posteriormente por um colaborador da MEO em que a arrogância e a prepotência imperaram no dialogo, mas na altura decidi manter-me na mesma com a internet móvel pois o plano tarifário ainda me servia, e raramente passava dos 90 Gb por mês, embora tendo a noção que a breve trecho os 100 Gb seriam manifestamente escassos para as minhas necessidades.

                Como em tudo na vida, os meios acabam com os recursos, e no aniversario do meu filho ofereci-lhe a prometida Playstation 4 e logo nesse mesmo momento percebi que os 100 Gb seriam escassos para as necessidades, qualquer atualização era logo mais de 10 Gb, já para não dizer comprar um jogo na Playstore da Sony, e claro tive que ver bem as opções que tinha em termos de fibra, devo dizer que entretanto tinha tido oportunidade de falar com técnicos de uma empresa concorrente que para complicar mais o problema me disseram que a Vodafone de facto tinha fibra na minha casa pois tinha uma caixa no poste á entrada da minha rua e o cabo a passar pelas traseiras da minha casa e que se levasse o numero da caixa á Vodafone o departamento técnico de certeza que me iria instalar a fibra em cada a não ser que não quisessem, e aí é que começa a minha saga que irie contar a vocês.

                Então lá fui novamente a uma loja Vodafone expor o meu caso com o numero da caixa, e fui muito bem atendido ouviram-me e expuseram o caso, disseram-me na altura que em 48 horas (2 dias) me iriam responder do departamento técnico e que se fosse possível claro que me iriam instalar a fibra, esperei 2 meses sim 2 meses sem que me tivessem contactado, após esse tempo desloquei-me á mesma loja em que me responderam que de facto não era possível instalarem-me a fibra pois o departamento técnico tinha dito que era inviável pois a caixa em questão estava vazia (?), ao que fiquei estupefacto com a situação… como era possível terem colocado caixas vazias? Para que serviriam? Da loja não me puderam adiantar nada nem me darem sequer uma solução, definitivamente teria que instalar fibra da Meo, e assim iria fazer mas manter-me-ia na mesma no serviço móvel na Vodafone até ver, pois alem dos melhores serviços moveis também em termos de equipamentos a Vodafone está um passo á frente das concorrentes, e como tenho os meus equipamentos ligados á Vodafone e ainda estão no período de garantia não me interessaria mudar de operador para já… e a mudar só se as condições que hoje disponho que considero boas fossem suplantadas, mas estava mesmo para me deslocar a uma loja da Meo para fazer o pedido da internet fibra quando decido ir ver mais uma vez ao site da Vodafone a cobertura fibra na minha rua, e qual não é o meu espanto que vejo, que continuava sem acesso á fibra mas desta vez havia uma evolução, os números 1 e de 13 para cima todos tinham acesso á rede fibra… com o ressalvo de que a caixa que tinha tirado a numeração situava-se no numero 1 e para o numero 13 ter acesso á fibra que eles diziam ter acesso o cabo passa pela minha casa que se situa entre o numero 3 a 7, senti-me a viver no triangulo das Bermudas pela primeira vez na vida, como era possível tanta incompetência seja por parte da empresa TELCABO como por parte da Vodafone? Quantos casos idênticos ao meu existem em Portugal, quanto prejuízo a Vodafone pode ter á conta de incompetentes? Que vão desde os funcionários da TELCABO aos vários departamentos da Vodafone que apreciaram o meu caso e nada fizeram.

              Por vezes no meio do azar temos sorte, e no dia em que vi isso no site da Vodafone estando no trabalho não pude obviamente telefonar para o apoio a clientes, mas mal chegasse a casa iria fazer, não é que ao chegar a casa deparo-me com 2 técnicos da Vodafone a rondar a minha rua, ao que os abordo e explico o meu problema, cheguei mesmo a dizer-lhes que alem de me sentir a viver no triangulo das Bermudas deveria ser o único cliente de uma empresa de telecomunicações que luta para ficar na empresa e não a empresa lutar para ficar com o cliente, os técnicos ficaram boquiabertos mas disseram-me que nesse dia não poderiam resolver o meu problema pois tinham hora marcada noutro cliente e eu também tinha restrição de horário nesse dia e ficou para o dia seguinte a uma hora marcada virem a minha casa para se inteirarem do problema, e no dia seguinte não apareceram… ao que fiquei como devem imaginar bastante consciente do nível de profissionalismo dos colaboradores da Vodafone… nesse mesmo dia telefone par ao apoio a clientes que me atenderam muito bem e o operador decide fazer o que achei a opção mais acertada, manda instalar o serviço na morada do numero 13 e quando o técnico lá estivesse dar conta do recado pois o mesmo não poderia requisitar o serviço para a minha morada devido obviamente não ter acesso á fibra no sistema.

                No dia seguinte o técnico ligou-me a perguntar se a minha casa era mesmo a 13 pois estava á porta e não tinham requisitado nada, expliquei ao mesmo que me encontrava no numero 7 e que lhe iria explicar a situação, então o mesmo ficou de boca aberta e deu-me razão como era possível tanta incompetência principalmente por parte da empresa TELCABO que tinha-se esquecido de registar a minha morada em sistema e quando o fez não colocou todas as moradas certas, ou seja no inicio nem havia fibra nos números impares sendo que ela estava instalada, e quando corrigiram o problema esqueceram-se de colocar os números 3,5,7 e 11 no sistema e por esse facto não era possível a Vodafone instalar o serviço mesmo depois de se provar que tudo estava instalado e certo, que teriam que por parte da TELCABO de corrigir tudo e só depois poderia requisitar o serviço, mas que já tinha reportado ao supervisor e o mesmo reportado á empresa TELCABO e o serviço seria corrigido brevemente… que foi em 24 horas… pois no dia seguinte já tinha fibra na minha morada, e uma semana depois o técnico voltou a minha casa para me instalar o serviço… uma coisa tão simples com tantos contornos e tanta incompetência.

                    Para acabar apenas dar o reparo como uma empresa instaladora incompetente pode comprometer os resultados de outra empresa, como a Vodafone pode não ter clientes ou possíveis clientes á conta de empresas incompetentes, e ter prejuízo com isso dado que fez o investimento na instalação mas que não obtém retorno pois os dados de moradas são mal executados, e não fosse a minha teimosia e hoje estaria a ser cliente da Meo e provavelmente migrar todos os serviços que hoje possuo para a Meo a breve trecho, ou seja perderia um cliente que até não sou dos piores, apenas porque houve incompetência grosseira por parte da empresa instaladora no caso da TELCABO, e também da própria Vodafone pois o departamento técnico apesar de toda a exposição e dos meus argumentos não se ter dado ao trabalho de constatar no local de que o que eu me estava a referir estava a ser lesivo para a própria Vodafone pois investiu na instalação de um serviço e não obtinha proveitos devido á incompetência da TELCABO, mas também não se dignaram a tentar reverter o que quer que fosse nem sequer me comunicaram diretamente a resolução só 2 meses depois é que soube da situação e porque eu por minha iniciativa me desloquei a uma loja, muitos pontos a rever meus caros responsáveis da Vodafone não acham?

 

NAKED MAN

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