OS ACIDENTES COM O BEING 737 MAX
Vou tentar ser o mais verídico possível
nas minhas palavras, devo já dizer que não sou especialista em aviação, mas
talvez um curioso que nos últimos tempos tem obtido alguma informação importante
á conta de um especialista que tem um canal no Youtube e um blogue ambos
chamados de “Aviões e Musicas”, estou a falar de Lito Sousa um brasileiro esse
sim especialista e engenheiro de manutenção aeronáutica que faz um trabalho extraordinário,
se sempre fui um curioso com aviação, ultimamente os meus conhecimentos acerca
do assunto são maiores á conta deste senhor, que alem de um excelente comunicador
é de uma simplicidade enorme, e claro o que irei dizer neste texto só não será
mais tendencioso pois já o Lito explicou muitas das coisas que já li e vi sobre
o assunto, mas tenho que dizer algumas considerações sobretudo acerca de algumas
noticias entretanto já divulgadas e claro sem se saber pelo menos do relatório preliminar
acerca do ultimo acidente com o avião da Ethiopian Airlines não podemos dizer
que ambos os acidentes envolvendo um mesmo modelo que é novo tenham relação num
espaço de 6 meses.
Sei que o Lito apesar de ser o
mais idóneo e independente possível, percebo que o mesmo tenha uma certa tendência
em “defender” a Boeing dado ele trabalhar com esta marca de aparelhos… no caso
penso que ele é especialista no modelo 777, mas a minha opinião acerca da Boeing
é bem negativa, para mim que adoro aviões nunca tive um particular interessa
por qualquer fabricante especificamente dado que gosto de ver qualquer avião no
ar, mas a minha opinião acerca das empresas mudou um pouco depois de ver um documentário
acerca do Concorde e já escrevi um texto acerca deste avião aqui no blogue, em
que foi bem especificado que o sucesso do avião foi muito limitado por enorme
influencia da Boeing dado que na mesma altura que os europeus apresentavam um
avião verdadeiramente inovador e um enorme passo em frente na aviação, os americanos
apresentavam o seu modelo mais icónico o mais do que famoso 747 e que apesar de
ser um modelo inovador e original ficava a anos luz do projeto europeu que
apresentava um avião que demorava um par de horas a voar entre o continente
europeu e o americano… o 747 demorava 4 a 5 vezes mais… o enorme lóbi e pressão
dos americanos levou a que muitas companhias preferissem o 747 em detrimento do
Concorde, como devem saber se há avião em que mais me impressionou a ver a voar
foi exatamente o Concorde.
Pois com o fim do Concorde e
depois de saber das movimentações obscuras da empresa Boeing, nunca mais vi com
bons olhos esta empresa, apesar de gostar de ver alguns destes aviões a voar,
mas passei a gostar mais dos aviões da Airbus a concorrente europeia da Boeing
e que colocou esta em sentido, se a Boeing conseguiu os seus intentos com um
avião verdadeiramente inovador mas também muito exclusivo e caro, nada pode
fazer com a criação da Airbus, e aos poucos foi perdendo mercado para uma
empresa que também inovou e de que maneira a aviação, e vamos ser sinceros na
minha opinião estes últimos acidentes muito tem a ver com a pressa que a Boeing
teve em concorrer com mais um modelo da congénere europeia no caso o Airbus
A320 Neo, que tem sido um enorme sucesso.
O que tem vindo a publico e
que tenho esperança que virá toda a verdade ao decima, é que ocorreram enormes
erros das mais diversas entidades e que muita coisa irá mudar depois disto, não
só erros e imprecisões da Boeing como pior do que isso da própria entidade
reguladora a FAA que cometeu o erro de permitir que fosse o próprio fabricante a
regulamentar e homologar um modelo que constrói… talvez deixar uma raposa a guardar
um galinheiro fosse mais seguro… isso a ser verdade coloca muita coisa em jogo,
como é possível uma companhia construtora de aviões ter poder para fazer este
tipo de jogadas de bastidores contando com a colaboração de quem deveria ser responsável
pela segurança da aviação a nível mundial, como é que as pessoas vão confiar
nas entidades que até hoje não tinham dado razões para se duvidar delas mas que
a ser verdade tudo o que está a ser divulgado for verdadeiro como alguém pode
confiar no que é homologado? É que permitir que uma empresa construtora faça lóbi
para destruir um modelo concorrente é canalhice negocial…, mas permitir que
essa mesma empresa contrua aviões á pressão para não perder clientela em
detrimento da segurança é mais do que grave, na aviação comercial é gravíssimo…
Atenção não estou a dizer que
os aviões da Boeing são todos inseguros e que acima de tudo os do modelo 737 o
sejam, nada disso, são seguros e fiáveis têm muitos anos e horas de voo em cima
sempre com a segurança aceitável… estou a falar do caso de um modelo em
especifico e é exatamente esse que estamos a falar… o modelo 737 MAX é um avião
inseguro ponto final, 2 acidentes fatais e menos de 6 meses para um modelo que
tem no máximo 2 anos é muitíssimo grave, se isso se tivesse passado com um
modelo da empresa concorrente seria o Carmo e a trindade… lembremo-nos do
exemplo mais uma vez do Concorde… um único acidente em anos de serviço e foi o
fim do modelo pura e simplesmente, no caso da Boeing o seu status não é o mesmo
de anos anteriores e pasme-se nem desta vez a empresa tem o apoio do Governo
dos EUA… obviamente que estes episódios não serão o fim da empresa, mas muita
gente vai pensar duas vezes entre escolher voar num modelo da Boeing e num
modelo da Airbus, bem como as companhias aéreas que pensem em adquirir modelos
para breve irão pensar melhor… o A320 Neo é um modelo praticamente novo, económico
e um projeto com menos 20 anos do que o da Boeing… e com um historial de muito
menos acidentes.
Obvio que não desejo o fim da Boeing, mas
gostava que esta empresa fosse chamada á razão por acima de tudo não ter a arrogância
de pensar-se estar acima de tudo e todos, e que cuspir para o ar arrisca-se a
lhe cair em cima o cuspo, o que a Boeing teve ao longo dos últimos anos foi uma
arrogância desmedida e a confiança e benevolência dos diversos reguladores…
espero pelos relatórios sejam eles preliminares e finais acerca deste caso, e
que se tirem as devidas ilações e correções de modo a que futuramente os lóbis não
interfiram na segurança de quem quer voar, e que as companhias não sejam
beneficiadas pelos reguladores em prol da nacionalidade.
NAKED
MAN
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