CICLISTAS E UTILIZADORES DE
BICICLETAS EM GERAL
Logo no inicio do
ano de 2014 entra em vigor um novo código da estrada, que entre algumas regras novas (cerca de 60
regras), beneficia e muito quem utiliza a bicicleta como meio de transporte,
algumas regras foram alteradas como por exemplo o facto de os ciclistas agora
poderem circular em praticamente todas as vias rodoviárias, os ciclistas terem
a prioridade aos meios de transporte com motor (coisas que hoje em dia era o
contrario ou seja todos os ciclistas tinham que ceder prioridade a veículos com
motor), entre outras regras criadas com o objectivo de proteger quem usa a
bicicleta como meio de transporte como por exemplo os outros veículos na hora
de ultrapassar um ciclista ter que dar uma distancia de segurança quase o dobro
da que hoje estava implementada, quanto a mim as regras em questão foram bem
feitas e já pecavam por estarem tão desactualizadas, pois também uso a
bicicleta como meio de transporte embora num sentido mais lúdico e também sou
condutor de veículos automóveis.
Estas mudanças
ao código da estrada foram obviamente muito bem recebidas pelas varias
associações que representam ciclistas entre vários aplausos de utilizadores de
bicicletas anónimos, pela mesma altura o presidente do ACP (Automóvel Clube de
Portugal) veio a publico saudar essas mesmas alterações ao código da estrada
mas também pedir a que os ciclistas que agora tinham passado a ser considerados
condutores em igualdade com os outros a nível de regras também deveriam ser ao
nível dos deveres, como por exemplo terem a obrigatoriedade de possuir um
seguro idêntico ao que os automobilistas têm a obrigatoriedade de possuir, o
que causou logo uma enorme onda de indignação entre os utilizadores de bicicletas.
Ora bem não
querendo estar a defender qualquer uma das partes diria que o que defende o
presidente do ACP não é totalmente descabida, se todos concordamos que os
ciclistas deveriam passar a ser mais defendidos através do mesmo código não
estão imunes a ter acidentes com os outros utilizadores das vias, e não é por
estarem mais protegidos que deixam de também ter culpa própria em acidentes
rodoviários, pergunto a qualquer pessoa que tenha um outro meio de transporte
se tiver um acidente com um ciclista por culpa do próprio quem será responsável
pelo pagamento dos estragos? O ciclista? Sim e se não tiver rendimentos? Porque
a um automobilista é obrigatório um seguro automóvel se há outros utilizadores
da mesma via que nem a obrigatoriedade de um seguro de responsabilidade civil
possuem? É no mínimo discutível esta situação.
Não quero dizer
que sou a favor que todos os ciclistas tenham que pagar um seguro ao nível a de
um automóvel os custos seriam enormes obviamente para o caso do veiculo, mas se
fosse aprovada uma lei a que um simples seguro de responsabilidade civil fosse
o necessário seria o suficiente, eu pela minha parte possuo um (embora não
saiba se cobre este tipo de sinistros) e pago uma media de 20 euros por ano e
protege toda a família, o que estou a sugerir é que fosse implementada uma lei
que obrigasse e permitisse que um simples seguro de responsabilidade civil e
familiar cobrisse os ciclistas, neste aspecto acho que seria importante dado
que o valor anual seria facilmente dedutível bem como daria uma protecção extra
aos outros utilizadores das mesmas vias rodoviárias.
Até porque
muitas vezes me deparo com verdadeiras faltas de respeito não pelos
automobilistas para com os ciclistas mas os ciclistas que não respeitam os
automobilistas como andarem muitas vezes a ocupar a via completamente com
vários ao lados uns dos outros em amena cavaqueira ou a fazerem manobras muitas
vezes consideradas perigosas como mudanças de faixa sem aviso prévio, eu próprio
já evitei uma dúzia de atropelamentos em manobras deste tipo, e todos sabemos
que com culpa ou sem culpa um confronto entre um automóvel e uma bicicleta quem
fica a perder é o ciclista obviamente, mas também não faz do automobilista
sempre o culpado ou que tenha que assumir a culpa em todo e qualquer tipo de
acidente o que o presidente do ACP fez foi básico defender um pouco os seus
associados, pois em relação ás bicicletas podem ter sido mais beneficiados em
relação ao novo código da estrada mas continuam sem ser obrigados a cumprir
nenhum tipo de regulamentação ou credenciação, o que faz dos ciclistas uma
verdadeira anarquia a nível de utilização, aos olhos da lei qualquer um pode
ser ciclista sem cumprir o mínimo de obrigações, ninguém imaginaria qualquer um
ser automobilista sem ter credenciação pois não? Então porque os ciclistas
apenas têm direitos e estão isentos de deveres? E podem provocar tanto
acidentes como qualquer outro utilizador da via rodoviária? É uma questão que
me deixa algumas duvidas e talvez penda um pouco mais para a reacção do
presidente do ACP em detrimento das indignações dos defensores dos ciclistas e
refiro eu também sou ciclista, no entanto tenho que ver os dois lados, e pensar
quem me defende se for envolvido num acidente com um ciclista por culpa do
próprio?
NAKED MAN
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