O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CICLISTAS E UTILIZADORES DE BICICLETAS EM GERAL


                Logo no inicio do ano de 2014 entra em vigor um novo código da estrada,  que entre algumas regras novas (cerca de 60 regras), beneficia e muito quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, algumas regras foram alteradas como por exemplo o facto de os ciclistas agora poderem circular em praticamente todas as vias rodoviárias, os ciclistas terem a prioridade aos meios de transporte com motor (coisas que hoje em dia era o contrario ou seja todos os ciclistas tinham que ceder prioridade a veículos com motor), entre outras regras criadas com o objectivo de proteger quem usa a bicicleta como meio de transporte como por exemplo os outros veículos na hora de ultrapassar um ciclista ter que dar uma distancia de segurança quase o dobro da que hoje estava implementada, quanto a mim as regras em questão foram bem feitas e já pecavam por estarem tão desactualizadas, pois também uso a bicicleta como meio de transporte embora num sentido mais lúdico e também sou condutor de veículos automóveis.
                 Estas mudanças ao código da estrada foram obviamente muito bem recebidas pelas varias associações que representam ciclistas entre vários aplausos de utilizadores de bicicletas anónimos, pela mesma altura o presidente do ACP (Automóvel Clube de Portugal) veio a publico saudar essas mesmas alterações ao código da estrada mas também pedir a que os ciclistas que agora tinham passado a ser considerados condutores em igualdade com os outros a nível de regras também deveriam ser ao nível dos deveres, como por exemplo terem a obrigatoriedade de possuir um seguro idêntico ao que os automobilistas têm a obrigatoriedade de possuir, o que causou logo uma enorme onda de indignação entre os utilizadores de bicicletas.
                 Ora bem não querendo estar a defender qualquer uma das partes diria que o que defende o presidente do ACP não é totalmente descabida, se todos concordamos que os ciclistas deveriam passar a ser mais defendidos através do mesmo código não estão imunes a ter acidentes com os outros utilizadores das vias, e não é por estarem mais protegidos que deixam de também ter culpa própria em acidentes rodoviários, pergunto a qualquer pessoa que tenha um outro meio de transporte se tiver um acidente com um ciclista por culpa do próprio quem será responsável pelo pagamento dos estragos? O ciclista? Sim e se não tiver rendimentos? Porque a um automobilista é obrigatório um seguro automóvel se há outros utilizadores da mesma via que nem a obrigatoriedade de um seguro de responsabilidade civil possuem? É no mínimo discutível esta situação.
                  Não quero dizer que sou a favor que todos os ciclistas tenham que pagar um seguro ao nível a de um automóvel os custos seriam enormes obviamente para o caso do veiculo, mas se fosse aprovada uma lei a que um simples seguro de responsabilidade civil fosse o necessário seria o suficiente, eu pela minha parte possuo um (embora não saiba se cobre este tipo de sinistros) e pago uma media de 20 euros por ano e protege toda a família, o que estou a sugerir é que fosse implementada uma lei que obrigasse e permitisse que um simples seguro de responsabilidade civil e familiar cobrisse os ciclistas, neste aspecto acho que seria importante dado que o valor anual seria facilmente dedutível bem como daria uma protecção extra aos outros utilizadores das mesmas vias rodoviárias.
                   Até porque muitas vezes me deparo com verdadeiras faltas de respeito não pelos automobilistas para com os ciclistas mas os ciclistas que não respeitam os automobilistas como andarem muitas vezes a ocupar a via completamente com vários ao lados uns dos outros em amena cavaqueira ou a fazerem manobras muitas vezes consideradas perigosas como mudanças de faixa sem aviso prévio, eu próprio já evitei uma dúzia de atropelamentos em manobras deste tipo, e todos sabemos que com culpa ou sem culpa um confronto entre um automóvel e uma bicicleta quem fica a perder é o ciclista obviamente, mas também não faz do automobilista sempre o culpado ou que tenha que assumir a culpa em todo e qualquer tipo de acidente o que o presidente do ACP fez foi básico defender um pouco os seus associados, pois em relação ás bicicletas podem ter sido mais beneficiados em relação ao novo código da estrada mas continuam sem ser obrigados a cumprir nenhum tipo de regulamentação ou credenciação, o que faz dos ciclistas uma verdadeira anarquia a nível de utilização, aos olhos da lei qualquer um pode ser ciclista sem cumprir o mínimo de obrigações, ninguém imaginaria qualquer um ser automobilista sem ter credenciação pois não? Então porque os ciclistas apenas têm direitos e estão isentos de deveres? E podem provocar tanto acidentes como qualquer outro utilizador da via rodoviária? É uma questão que me deixa algumas duvidas e talvez penda um pouco mais para a reacção do presidente do ACP em detrimento das indignações dos defensores dos ciclistas e refiro eu também sou ciclista, no entanto tenho que ver os dois lados, e pensar quem me defende se for envolvido num acidente com um ciclista por culpa do próprio?



NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário