O CONTAMINANTE ESTRANHO

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sábado, 18 de maio de 2024

SMART FOR TWO DESCONTINUADO

SMART FOR TWO DESCONTINUADO

 

         Foi em março deste ano que a Smart decidiu acabar com a produção do seu mais que icónico modelo, e a principal razão da sua existência, o Smart For Two que em 1998 apareceu sob Smart City Coupé, e que só em algures de 2004 é que mudou de designação, este texto é uma espécie de homenagem a este icónico modelo do qual foi também proprietário desde 2006 de um modelo que possui até 2022, ano que comprei um carro elétrico para o substituir e logo na altura percebi que o carro em si, se foi de uma viabilidade e versatilidade enorme no seu lançamento pese embora imensos entendidos na matéria o terem “denegrido” no inicio com a transição energética em curso e mesmo depois de a marca admitir que deixaria de produzir modelos a combustão o modelo não teria assim tanta viabilidade na era elétrica á conta da sua reduzida autonomia á conta do seu também pequeno tamanho tornando o carro meramente citadino ou seja demasiado limitado para muitos clientes que viam na versatilidade do modelo uma enorme trunfo.

          Infelizmente foi exatamente isso que veio a ocorrer, o reduzido tamanho do veiculo e o seu principal trunfo na época do motor a combustão foi o seu “coveiro” na era elétrica, pois as suas reduzidas baterias não lhe permitiam ter mais do que cerca de 150 kms de autonomia e claro isso é muito limitativo até para quem apenas anda em cidade, como muitos como eu adquiriram este modelo mas moram longe dos grandes centros eu por exemplo moro a cerca de 50 kms da cidade de Lisboa… teria que carregar de certeza o carro numa mera volta mais do que ir para o trabalho para poder regressar a casa o que se tornaria ridículo e na concorrência há propostas muito mais interessantes para carros similares citadinos… obviamente que não para o caso do Smart For Two que nunca teve concorrência propriamente dita só a Toyota o tentou imitar mas esteve sempre a anos luz do conceito e capacidades do Smart, mas claro que dadas as limitações as vendas vieram por aí abaixo e nada me espanta a decisão tomada pelos responsáveis da marca, era mais do que esperada.

          É verdade que o conceito “Smart” apenas foi seguido na 1ª (o modelo que fui proprietário) e 2ª gerações… a 3ª geração era como se fosse um Smart com “esteroides” o carro era absurdamente grande para o padrão inicial apesar de pequeno era bem maior do que os irmãos das gerações anteriores… e mesmo assim não tinha espaço para ter baterias maiores daí a decisão tomada agora, eu quando me vi na necessidade de trocar de carro percebi que comprar novamente Smart não me era definitivamente viável, primeiro pelo tamanho (sempre podia comprar o For Four) mas acima de tudo pela autonomia que nem no caso do For Four também não aumentava assim tanto em relação ao simpático modelo de 2 lugares ficando em abaixo da autonomia do mau atual carro o Dácia Spring que calmamente no verão faço uma viagem de 250 kms sem carregar nada pelo caminho ou seja permite-me fazer um passeio de domingo nas calmas e em viagens mais longas permite-me fazer um bom raio de ação numa viagem um pouco mais extensa… obviamente que não é um carro para percorrer o país de lés a lés mas para uma escapadela de fim de semana dá e sobeja por exemplo… no caso de um Smart For Two ou For Four era mera ficção cientifica.

            A minha experiencia pessoal com o carro que adquiri foi um misto de alegrias e alguns dissabores, o carro até aos 8 anos foi excelente a todos os níveis… após isso vi que iria ter muitos problemas com tudo o que envolvesse plásticos… o que naquele carro é praticamente tudo alem da estrutura da célula de sobrevivência, desde os apoios dos vidros elétricos partirem-se devido ao facto dos apoios de plástico se partirem com o tempo, ás maçanetas das portas se partirem os cabos, foram varias as “avarias” um pouco dispendiosas que tive ao longo dos tempos… depois dos 12 anos foi de facto uma aventura o perceber que mudar um simples motor de arranque iria pagar 200 euros pela peça e mais de 300 euros pela mão de obra pois o carro tinha que ser praticamente todo desmontado para se poder aceder á peça em questão percebi que para manter o carro por muitos anos seria complicado e comecei a olhar a alternativas com algumas avarias pelo caminho até me desfazer dele com um problema grave no motor em que a corrente de distribuição literalmente abriu um buraco na parede lateral do motor e saia agua e óleo por lá… mas se me perguntarem se compraria novamente um Smart mesmo a combustão, dizia logo que não depois da minha experiencia, mas se me perguntarem se me arrependi de ter comprado um diria logo que não pois o carro foi importantíssimo para uma fase da minha vida pois permitiu que a minha mulher conduzisse um carro, e foi muito feliz com ele muitas vezes e ainda fiz umas viagens bem grandes com ele pois o caro era muito mais económico que o meu carro pessoal na altura daí ter um especial carinho para com o modelo que agora é descontinuado, deixa saudades e recordações embora pessoalmente não voltaria comprar o modelo.

 

NAKED MAN

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