SMART FOR TWO DESCONTINUADO
Foi em março deste ano que a Smart
decidiu acabar com a produção do seu mais que icónico modelo, e a principal
razão da sua existência, o Smart For Two que em 1998 apareceu sob Smart City Coupé,
e que só em algures de 2004 é que mudou de designação, este texto é uma espécie
de homenagem a este icónico modelo do qual foi também proprietário desde 2006
de um modelo que possui até 2022, ano que comprei um carro elétrico para o
substituir e logo na altura percebi que o carro em si, se foi de uma
viabilidade e versatilidade enorme no seu lançamento pese embora imensos
entendidos na matéria o terem “denegrido” no inicio com a transição energética em
curso e mesmo depois de a marca admitir que deixaria de produzir modelos a
combustão o modelo não teria assim tanta viabilidade na era elétrica á conta da
sua reduzida autonomia á conta do seu também pequeno tamanho tornando o carro
meramente citadino ou seja demasiado limitado para muitos clientes que viam na
versatilidade do modelo uma enorme trunfo.
Infelizmente foi exatamente isso que
veio a ocorrer, o reduzido tamanho do veiculo e o seu principal trunfo na época
do motor a combustão foi o seu “coveiro” na era elétrica, pois as suas reduzidas
baterias não lhe permitiam ter mais do que cerca de 150 kms de autonomia e
claro isso é muito limitativo até para quem apenas anda em cidade, como muitos
como eu adquiriram este modelo mas moram longe dos grandes centros eu por
exemplo moro a cerca de 50 kms da cidade de Lisboa… teria que carregar de
certeza o carro numa mera volta mais do que ir para o trabalho para poder
regressar a casa o que se tornaria ridículo e na concorrência há propostas
muito mais interessantes para carros similares citadinos… obviamente que não
para o caso do Smart For Two que nunca teve concorrência propriamente dita só a
Toyota o tentou imitar mas esteve sempre a anos luz do conceito e capacidades
do Smart, mas claro que dadas as limitações as vendas vieram por aí abaixo e
nada me espanta a decisão tomada pelos responsáveis da marca, era mais do que
esperada.
É verdade que o conceito “Smart” apenas foi
seguido na 1ª (o modelo que fui proprietário) e 2ª gerações… a 3ª geração era
como se fosse um Smart com “esteroides” o carro era absurdamente grande para o
padrão inicial apesar de pequeno era bem maior do que os irmãos das gerações
anteriores… e mesmo assim não tinha espaço para ter baterias maiores daí a
decisão tomada agora, eu quando me vi na necessidade de trocar de carro percebi
que comprar novamente Smart não me era definitivamente viável, primeiro pelo
tamanho (sempre podia comprar o For Four) mas acima de tudo pela autonomia que
nem no caso do For Four também não aumentava assim tanto em relação ao simpático
modelo de 2 lugares ficando em abaixo da autonomia do mau atual carro o Dácia
Spring que calmamente no verão faço uma viagem de 250 kms sem carregar nada pelo
caminho ou seja permite-me fazer um passeio de domingo nas calmas e em viagens
mais longas permite-me fazer um bom raio de ação numa viagem um pouco mais
extensa… obviamente que não é um carro para percorrer o país de lés a lés mas para
uma escapadela de fim de semana dá e sobeja por exemplo… no caso de um Smart For
Two ou For Four era mera ficção cientifica.
A minha experiencia pessoal com o
carro que adquiri foi um misto de alegrias e alguns dissabores, o carro até aos
8 anos foi excelente a todos os níveis… após isso vi que iria ter muitos
problemas com tudo o que envolvesse plásticos… o que naquele carro é praticamente
tudo alem da estrutura da célula de sobrevivência, desde os apoios dos vidros elétricos
partirem-se devido ao facto dos apoios de plástico se partirem com o tempo, ás
maçanetas das portas se partirem os cabos, foram varias as “avarias” um pouco
dispendiosas que tive ao longo dos tempos… depois dos 12 anos foi de facto uma
aventura o perceber que mudar um simples motor de arranque iria pagar 200 euros
pela peça e mais de 300 euros pela mão de obra pois o carro tinha que ser
praticamente todo desmontado para se poder aceder á peça em questão percebi que
para manter o carro por muitos anos seria complicado e comecei a olhar a
alternativas com algumas avarias pelo caminho até me desfazer dele com um
problema grave no motor em que a corrente de distribuição literalmente abriu um
buraco na parede lateral do motor e saia agua e óleo por lá… mas se me
perguntarem se compraria novamente um Smart mesmo a combustão, dizia logo que
não depois da minha experiencia, mas se me perguntarem se me arrependi de ter
comprado um diria logo que não pois o carro foi importantíssimo para uma fase
da minha vida pois permitiu que a minha mulher conduzisse um carro, e foi muito
feliz com ele muitas vezes e ainda fiz umas viagens bem grandes com ele pois o
caro era muito mais económico que o meu carro pessoal na altura daí ter um
especial carinho para com o modelo que agora é descontinuado, deixa saudades e
recordações embora pessoalmente não voltaria comprar o modelo.
NAKED
MAN
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