O CONTAMINANTE ESTRANHO

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quinta-feira, 16 de maio de 2024

30 ANOS SOBRE A MORTE DE AYRTON SENNA

30 ANOS SOBRE A MORTE DE AYRTON SENNA

 

         Passou 30 anos no passado dia 1 de maio em que num acidente em corrida morreu Ayrton Senna um piloto desde sempre adorado pelos Brasileiros e Portugueses… no qual eu não me incluo pois apesar de aceitar que como piloto tinha muito talento não era o extra terrestre que o tentaram pintar e hoje passados 30 anos tentam “romantizar”, sim ele era um excelente piloto e com capacidades excecionais de condução… como qualquer Super campeão na altura Niki Lauda, Nelson Piquet, Alain Prost, Michael Schumacher, Mika Hakkinen por exemplo entre muitos outros que correram com ele na altura pois depois dele também existiram muitos outros talentos como também existiram pilotos excecionais antes dele passaria aqui o dia todo a escrever nomes, mas só os contemporâneos que com ele partilharam pistas qualquer um daqueles nomes tinha um talento tão ou melhor que teve Ayrton Senna daí dizer que Ayrton Senna foi o melhor de todos os tempos é sobrelevar um pouco as coisas, até porque se a nível de talento até eu me “rendo” ás suas capacidades, no que concerne á personalidade e postura competitiva tenho muito a dizer.

         Para começar a conversa se ele corresse nos dias de hoje provavelmente só seria bi campeão pois aquele titulo ganho no Japão onde deliberadamente jogou o adversário e também candidato ao titulo ás “couves” nos dias de hoje seria desclassificado como o foi Michael Schumacher em 1997 quando atirou Jacques Villeneuve também para fora de Pista em Jerez de la Frontera numa manobra muito menos explicita que Senna protagonizou, entre outras técnicas de condução que aos dias de hoje com penalizações por tudo e por nada o “jogo sujo” em termos de condução que inúmeras vezes Senna se via envolvido o mesmo passaria o tempo todo sendo penalizado e arriscar-se-ia mesmo em não participar em alguns eventos á conta de perda de “pontos” na Super licença que hoje existem á imagem que ocorre nas cartas de condução comuns, ou seja se Senna era um talento excecional de condução também não exitava em usar todo o tipo de manobras sujas de modo a prejudicar os seus adversários diretos em pista e algumas vezes fora dela com episódios de ameaças físicas e mesmo cenas de pugilato entre adversários tudo medidas hoje severamente condenáveis mas que muito adepto olha para tudo aquilo como uma banalidade normalíssima.

          O seu feitio “especial” digamos foi o responsável pelo desfecho trágico na sua vida e carreira, em que decidiu “abandonar” em 1993 uma equipa que tudo fazia por ele (McLaren) para ir atrás do melhor carro (na opinião dele) em 1994, o que ele não contava era que o carro só por si não era tão bom quanto isso sem todas as evoluções tecnológicas que dispunha anteriormente no caso o Williams que no ano de 1994 por força das regras perdeu toda a tecnologia que era permitida até então (suspensões ativas, controlos de todos os tipos desde tração e arranque, direção ás 4 rodas a caixas de velocidade totalmente automáticas entre outros) para carros convencionais com suspensões convencionais e apenas era permitido as caixas semi automáticas ou seja com os comandos no volante de resto tudo era no “braço” como dizem os brasileiros, e Senna apenas contava com o melhor motor no campeonato pois o carro em si era mediano sem as configurações tecnológicas que até então era conhecido, para piorar o caso uma equipa então mediana e com um motor inferior contava com um Super talento também em ascensão no caso Michael Schumacher que teve um inicio de época verdadeiramente forte á conta de um erro de condução do próprio Senna na corrida do Brasil, e com um acidente do rival na largada do GP seguinte ou seja á entrada da 3ª prova Senna como “melhor carro” não tinha qualquer ponto enquanto o rival era líder do campeonato com a pontuação máxima… está-se mesmo a ver a moralização de Senna para a corrida em si e lidar também com tudo o que ocorreu nesse mesmo fim de semana.

          Tenho em crer que o acidente que o mesmo sofreu foi descaradamente falha mecânica, as conclusões tiradas foram sempre dúbias e “nebulosas” não havendo um consenso para uns foi falha da suspensão traseira para outros foi a direção que partiu, o certo foi que o que matou Senna foi mesmo um fragmento da suspensão dianteira que no embate se partiu e lhe entrou no capacete como se de uma bala se tratasse, perdeu-se um bom piloto de facto mas não um deus como muitos passados 30 anos tentam “romantizar”, e as diversas homenagens prestadas desde documentários a filmes tentam faze passar uma imagem que nada teve de real, Senna foi um bom piloto mas não foi de forma nenhuma o melhor de todos os tempos… aliás muito longe disso, foi um piloto excecional como muitos outros o foram e são, não é mártir nem nada do que se pareça nem sequer um Super herói é um piloto acima da media mas não foi de forma nenhuma um Deus!

 

NAKED MAN

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