30 ANOS SOBRE A MORTE DE AYRTON SENNA
Passou 30 anos no passado dia 1 de
maio em que num acidente em corrida morreu Ayrton Senna um piloto desde sempre
adorado pelos Brasileiros e Portugueses… no qual eu não me incluo pois apesar
de aceitar que como piloto tinha muito talento não era o extra terrestre que o
tentaram pintar e hoje passados 30 anos tentam “romantizar”, sim ele era um
excelente piloto e com capacidades excecionais de condução… como qualquer Super
campeão na altura Niki Lauda, Nelson Piquet, Alain Prost, Michael Schumacher,
Mika Hakkinen por exemplo entre muitos outros que correram com ele na altura
pois depois dele também existiram muitos outros talentos como também existiram
pilotos excecionais antes dele passaria aqui o dia todo a escrever nomes, mas
só os contemporâneos que com ele partilharam pistas qualquer um daqueles nomes
tinha um talento tão ou melhor que teve Ayrton Senna daí dizer que Ayrton Senna
foi o melhor de todos os tempos é sobrelevar um pouco as coisas, até porque se
a nível de talento até eu me “rendo” ás suas capacidades, no que concerne á
personalidade e postura competitiva tenho muito a dizer.
Para
começar a conversa se ele corresse nos dias de hoje provavelmente só seria bi
campeão pois aquele titulo ganho no Japão onde deliberadamente jogou o adversário
e também candidato ao titulo ás “couves” nos dias de hoje seria desclassificado
como o foi Michael Schumacher em 1997 quando atirou Jacques Villeneuve também para
fora de Pista em Jerez de la Frontera numa manobra muito menos explicita que Senna
protagonizou, entre outras técnicas de condução que aos dias de hoje com
penalizações por tudo e por nada o “jogo sujo” em termos de condução que inúmeras
vezes Senna se via envolvido o mesmo passaria o tempo todo sendo penalizado e arriscar-se-ia
mesmo em não participar em alguns eventos á conta de perda de “pontos” na Super
licença que hoje existem á imagem que ocorre nas cartas de condução comuns, ou
seja se Senna era um talento excecional de condução também não exitava em usar
todo o tipo de manobras sujas de modo a prejudicar os seus adversários diretos
em pista e algumas vezes fora dela com episódios de ameaças físicas e mesmo
cenas de pugilato entre adversários tudo medidas hoje severamente condenáveis mas
que muito adepto olha para tudo aquilo como uma banalidade normalíssima.
O seu feitio “especial” digamos foi o responsável
pelo desfecho trágico na sua vida e carreira, em que decidiu “abandonar” em
1993 uma equipa que tudo fazia por ele (McLaren) para ir atrás do melhor carro
(na opinião dele) em 1994, o que ele não contava era que o carro só por si não
era tão bom quanto isso sem todas as evoluções tecnológicas que dispunha
anteriormente no caso o Williams que no ano de 1994 por força das regras perdeu
toda a tecnologia que era permitida até então (suspensões ativas, controlos de
todos os tipos desde tração e arranque, direção ás 4 rodas a caixas de
velocidade totalmente automáticas entre outros) para carros convencionais com
suspensões convencionais e apenas era permitido as caixas semi automáticas ou
seja com os comandos no volante de resto tudo era no “braço” como dizem os
brasileiros, e Senna apenas contava com o melhor motor no campeonato pois o carro
em si era mediano sem as configurações tecnológicas que até então era conhecido,
para piorar o caso uma equipa então mediana e com um motor inferior contava com
um Super talento também em ascensão no caso Michael Schumacher que teve um inicio
de época verdadeiramente forte á conta de um erro de condução do próprio Senna na
corrida do Brasil, e com um acidente do rival na largada do GP seguinte ou seja
á entrada da 3ª prova Senna como “melhor carro” não tinha qualquer ponto enquanto
o rival era líder do campeonato com a pontuação máxima… está-se mesmo a ver a
moralização de Senna para a corrida em si e lidar também com tudo o que ocorreu
nesse mesmo fim de semana.
Tenho em crer que o acidente que o
mesmo sofreu foi descaradamente falha mecânica, as conclusões tiradas foram sempre
dúbias e “nebulosas” não havendo um consenso para uns foi falha da suspensão
traseira para outros foi a direção que partiu, o certo foi que o que matou
Senna foi mesmo um fragmento da suspensão dianteira que no embate se partiu e
lhe entrou no capacete como se de uma bala se tratasse, perdeu-se um bom piloto
de facto mas não um deus como muitos passados 30 anos tentam “romantizar”, e as
diversas homenagens prestadas desde documentários a filmes tentam faze passar
uma imagem que nada teve de real, Senna foi um bom piloto mas não foi de forma
nenhuma o melhor de todos os tempos… aliás muito longe disso, foi um piloto
excecional como muitos outros o foram e são, não é mártir nem nada do que se pareça
nem sequer um Super herói é um piloto acima da media mas não foi de forma
nenhuma um Deus!
NAKED
MAN
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