O CONTAMINANTE ESTRANHO

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sábado, 17 de fevereiro de 2024

AS CONTANTES NOTÍCIAS DANDO CONTA DE DESINVESTIMENTO NOS CARROS ELETRICOS POR PARTE DAS MARCAS E EMPRESAS

AS CONTANTES NOTÍCIAS DANDO CONTA DE DESINVESTIMENTO NOS CARROS ELETRICOS POR PARTE DAS MARCAS E EMPRESAS

 

         Não é raras as noticias tentando descredibilizar a produção e comercialização de carros elétricos, constantemente temos acesso a noticias que umas mais absurdas que outras vão dando conta de que a eletrificação movel estará muito longe de ser uma realidade, quando todos os meses também temos conhecimento que as vendas deste tipo de carros sobem, em Portugal por exemplo por vezes até dobram relativamente ao ano anterior no mesmo período, ora se por o lado das vendas não há muito a fazer por uma questão de realidade dos números, agora alguns meios de comunicação social têm insistido que marcas de automóveis e empresas e aluguer de carros estão umas a desinvestir na tecnologia ou a trocar a frota de elétricos por carros a combustão, ora se por um lado a noticia é notoriamente tendenciosa e enganadora, por outro lado até tem algum fundamento mas nada do que a noticia tenta condicionar e levar o leitor/ouvinte a perceber.

           Comecemos pelas marcas de automóveis, é no mínimo absurdo que marcas de automóveis estejam a desinvestir na mobilidade elétrica porque ela não é viável, mas acima de tudo por uma questão de estratégia e investimento, eu costumo explicar ás pessoas quando me falam destas noticias com o fenómeno Nokia a melhor empresa de fabricação de telemóveis que por alturas de 2007 não soube concorrer com o lançamento do IPhone e apostou nos seus conhecidos telemóveis e em baixas gamas para concorrer com o Smartphone e as consequências foi a falência da empresa que até então era líder, ou seja no mundo empresarial “rei morto é rei posto” ou seja uma marca lá por ter muito sucesso no setor em que se insere não é objetivo que possa ou consiga impor a sua vontade aos clientes, e o que temos visto nos últimos tempos é que marcas conceituadas no mercado ou estão a desaparecer ou a fazerem junção chegando ao ponto de 5 ou 6 marcas anteriormente singulares e únicas partilharem quase todos os componentes pois são todas do mesmo grupo, outro facto é que as marcas que estão a desinvestir no setor elétrico o estão a fazer por meras questões económicas e não por não acreditarem em estratégias de mobilidade, ou seja nos dias de hoje desenvolver uma tecnologia que ainda é relativamente nova é bastante dispendiosa, e marcas que já não possuem uma saúde financeira fácil irem competir com marcas chinesas que estão a nos luz em termos de desenvolvimento e obtenção de matérias primas para carros elétricos é difícil, ora nada como tentar manter a tecnologia atual que também pouca evolução tem tido nos últimos anos e dar conta aos clientes de que não é viável investir na tecnologia elétrica… ora todos já devem imaginar o que se esperará a seguir não é? É o fenómeno Nokia no seu melhor!

           O ser humano por norma é ligado muito ao saudosismo e claro mete dó ao primeiro impacto de se verem marcas de sempre definharem mas a cada dia por cada marca que possa desaparecer aparece outra, o melhor exemplo foi a Tesla, que ninguém sabia o que era á 15 anos, onde todos os construtores automóveis na altura diziam ser impossível e viável a comercialização de carros elétricos devido a inúmeros fatores como autonomia e preços e com o aparecimento desta tiveram que literalmente dar corda aos sapatos e tentar a todo o custo investir na tecnologia que diziam ser inviável ou mesmo no máximo exótica para a sua gama pois as pessoas começaram a aderir em massa á eletrificação, hoje aparecem inúmeras marcas que produzem apenas carros elétricos que nunca ninguém ouviu falar e o ressurgimento de marcas que outrora faliram mas que agora ressurgem como totalmente eletrificadas em detrimento de algumas marcas atuais que agora vêm dizer que vão deixar de investir na eletrificação das suas gamas por não haver mercado para tal é uma contradição enorme e um enorme mito que apenas serve para o lóbi das gasolineiras ir em frente, com a complacência obvia de muita gente ignorante.

             Já as noticias dando conta de que operadoras de rent a car estão a vender as suas frotas de elétricos e trocando-os por carros a combustão já é uma noticia mais credível mas não no fator por onde querem que a noticia seja dada, ou seja os carros elétricos para as rent a car não são viáveis porque nos dias de hoje já quase todas as pessoas podem de uma forma ou de outra aceder a um carro elétrico, se por um lado muitas rent a car compraram frotas de elétricos foi para que muitos pudessem aceder a um carro que de outra forma não o poderiam fazer, é de lembrar que os primeiros Teslas model S custavam muito acima de 100 mil euros, por outro e o fator quanto a mim principal quem aluga um carro para passear numas ferias por exemplo a ultima coisa em que pensa em fazer é alugar um elétrico, por um lado todo o combustível liquido que pagará a mais durante o aluguer não irá cobrir a diferença de preços pela diária de ambos os carros, depois e mais importante do que isso a ultima coisa que alguém em ferias ou em trabalho quererá é perder tempo a encontrar carregadores de carros elétricos e pior do que isso perder tempo a carregar o carro que obviamente será sempre mais que o tempo gasto a atestar um deposito de combustível liquido, daí o desinvestimento das rent a car, há também o fator de as reparações de colisões serem muito mais dispendiosas o que não contraponho e até manutenções… que também não contraponho pois sei que quem aluga automóveis está-se completamente a cagar para tudo, não evitando buracos ou conduzindo mais negligentemente que com o seu próprio carro, daí até certo modo entenda a estratégia das rent a car mas não no que as noticias querem dar a entender que o desinvestimento é devido a estas empresas não verem viabilidade nem futuro neste tipo de mobilidade… vão  ver que quando carregar um carro elétrico demorar 10 minutos e o mercado automóvel tiver veículos em quantidade suficiente para “alimentar” todo o tipo de cliente quem apostará em quê.

              Por isso apenas me vou divertindo com as notícias e argumentos de alguns meios de comunicação social acerca de um assunto que sendo mais acessível cada vez mais aderirão, e que assusta e de que forma toda a indústria petrolífera e de componentes automóveis que acredito de tudo farão para atrasar o mais obvio, a eletrificação da mobilidade movel mundial.

 

NAKED MAN

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