PORTUGAL LIDERA ATROPELAMENTOS NA EUROPA SENDO QUE 40 % SÃO EM PASSADEIRAS
Uma noticia com destaque na
edição semanal do semanário “Expresso” dava conta de que Portugal lidera e estatística
de atropelamentos na europa sendo que 40% deles ocorrem nas passadeiras, claro
que para a prevenção rodoviária portuguesa o “remedio” é sempre o mesmo que é
reduzir a velocidade e a “culpa” ser sempre dos condutores, apontando como “remédios”
mais fiscalização e claro sansões ainda maiores… o mesmo de sempre com os resultados
que constantemente vemos e claro sem uma única responsabilização para com os responsáveis
por estes organismos que supostamente deveriam zelar pela segurança de todos
mas que é a primeira a descartar as responsabilidades culpando os mesmos de
sempre ou seja os condutores.
Faço mais de 20 mil Kms
anuais só eu a conduzir, pois viajo muito mais, e percebo que a responsabilidade
obviamente recai sobre os condutores mas obviamente não são os únicos responsáveis,
os peões também têm responsabilidade e mais do que tudo por organismos que
gerem as estradas em Portugal, fiquei surpreso que como de costume pediram a
opinião ao presidente da associação de cidadão auto mobilizados, tão criticada
por mim noutros textos anteriores escritos por mim neste blogue, mas desta vez
tenho que concordar com o que o SR Manuel João Ramos alegou, o mesmo disse que
hoje em dia os condutores respeitam imensamente mais as passadeiras do que há
20 anos, e que muita da culpa era exatamente da forma como muitas passadeiras
eram desenhadas e colocadas na estrada muitas vezes sem qualquer tipo de critério
e fiscalização, argumento que não podia estar mais de acordo, aliás muito do
que este senhor disse era do mais elementar e verdadeiro, ficando eu com a
ideia de que com o passar dos anos o homem deixou de lado a radicalidade de
outrora em que culpava acima de tudo todo e qualquer condutor fazendo muitas
vezes a ideia de que quem fosse para o volante iria jogar o jogo GTA da vida
real, hoje vejo uma pessoa muito mais ponderada e tudo o que disse revi-me pois
o que ele disse é de facto real, pois em Portugal a forma como se fazem
passadeiras de peões por vezes roça o criminoso.
Foi de facto curiosa a reção do responsável pela
prevenção rodoviária portuguesa em que á pergunta quem afinal fiscaliza as
passadeiras e como elas surgem, o mesmo responder de uma forma como Ricardo Araújo
Pereira por vezes se refere a alguns sketches humorísticos do estilo “quem
fiscaliza? Os fiscais responsáveis pela fiscalização…, mas quem são? Os fiscais
responsáveis pela fiscalização!” ou seja nunca respondeu sequer a uma simples
pergunta, mas claro a culpa para este senhor é sempre dos condutores… excelente
responsável por um organismo que tem como função dar condições aos condutores
para poderem circular, ter este tipo de gente nestes organismos é como ter um
membro nazi numa associação de apoio a refugiados, fantástico de facto! Por varias
vezes já escrevi textos sobre este tema neste blogue a minha opinião sobre o tema
foi por demais por aqui publicada, mas fico estupefacto de que quando em vez
reparemos que os casos sucedem de tempos a tempos sempre apontando-se os mesmos
culpados de sempre e pasme-se defendendo-se sempre as mesmas medidas que
claramente falharam até aos dias de hoje, ou seja a redução de velocidade, mais
fiscalização e mais coimas para os prevaricadores… nunca se responsabilizou um único
responsável pela criação de uma infraestrutura, um responsável pela
fiscalização nem sequer se tenta sensibilizar os peões em com ose devem
comportar na hora de abordarem uma passadeira, concordo que muito condutor desrespeite
os peões, mas também há muito peão que não se sabe comportar e acima de tudo
julga que apenas por estar perante uma passadeira a pode passar sem se preocupar
com mais nada nem com ninguém pois os condutores estão “obrigados” a parar nas
passadeiras… o problema é que por vezes o tempo de reação de um condutor pode
variar, as condições da via e do veiculo podem interferir, a visibilidade da própria
passadeira pode não ser a ideal e claro dá-se o acidente com as consequências quase
sempre mais complicadas para o lado do peão obviamente.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário