O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

segunda-feira, 3 de julho de 2023

O ACIDENTE COM O SUBMARINO TITAN

O ACIDENTE COM O SUBMARINO TITAN

 

            O Titan é o nome de um pequeno submarino exploratório pertencente a empresa “Ocean Gate” que tinha o propósito de ir ao fundo do mar com um numero limite de 5 passageiros para em troca de cerca 250 mil euros os mesmos poderem ver os destroços do Titanic o tal cruzeiro que se afundou há mais de 100 anos no atlântico norte, este veiculo submersível desapareceu da localização e comunicação no dia 19 de junho 2023, tendo sido declarado imediatamente como desaparecido e claro encetando-se desde logo uma operação de resgate do mesmo pois apesar de a viagem normalmente durar cerca de 8 horas o submarino teria reservas de oxigénio para cerca de 96 horas o que daria para cerca de mais 4 dias de buscas pois não se sabendo o que teria ocorrido poderiam-se traçar todos os cenários desde terem perdido força elétrica e dicado imoveis nalgum lugar até a um toque nos destroços do návia afundado até ao desfecho final ou seja uma implosão segundo os próprios catastrófica.

             De facto todo este episodio veio mostrar que o homem pode ter muito conhecimento sobre praticamente todos os lugares em que se rodeia, mas no que respeita ao mar está ainda muito limitado, para dar uma ideia o homem conhece melhor o espaço que apenas explora há cerca de 50 anos do que o oceano que conhece á milénios, as buscas pelo veiculo em causa foi uma luta contra o tempo pois os poucos veículos que teriam capacidade de ir em busca estavam longe e obviamente não podem ser largados ao mar a partir de um avião, mas o certo é que no dia em que supostamente acabariam as reservas houve provas do cenário mais complicado, a morte de todos os tripulantes pois o submarino implodiu ainda na descida, não se sabem pormenores nem como tudo ocorreu para isso a partir desde momento deve avançar uma investigação sobre o acidente o certo é que ao longo das buscas foi-se percebendo que afinal havia lacunas em vários aspetos no que concerne ao veiculo em questão.

               Primeiro o veiculo em causa não estava certificado, ou seja não se sabe até onde o mesmo pode ir com segurança, aliás a própria viagem era uma espécie de experimentalismo em que todos os ocupantes assinavam um termo de responsabilidade obviamente descartando toda a empresa de possíveis indeminizações, esse termo de responsabilidade era bem esclarecedor, e foi exatamente esse mesmo termo de responsabilidade que fez co que alguns tivessem desistido á partida da aventura, depois o veiculo em causa era comandado por uma espécie de comando de Play Station único ou seja não havia praticamente nenhuma redundância em todo o veiculo, ou seja se algo falhasse não haveria “plano B” apenas se baseavam de que se algo falhasse os ocupantes teriam uma reserva muito elevada de oxigénio para aguentar até a um possível salvamento… que como todos sabemos nem isso havia redundância ou seja o navio mãe não possuía nenhum veiculo nem sequer autónomo para encetar logo aí uma possível busca pelo submarino “acidentado” chamemos-lhe assim, ou seja se algo falhasse a empresa apenas se apoiaria numa suposta reserva de oxigénio e na boa vontade e disponibilidade de ajuda externa para ajudar… nem meios próprios dispunha, e como disse logo no inicio esta gente pagava uma pequena fortuna para arriscarem a vida como se calhar nunca tinham feito apenas pelo “Fetiche” de ver destroços de uma tragedia podendo como foi este o caso causar uma nova tragedia.

               Não estou aqui para condenar seja lá quem seja nem sequer vir dizer que este tipo de expedições deveriam acabar como já vi e li por muito lado… tenho a criticar é a passividade das autoridades que em certas atividades agem com uma cegueira desmesurada noutras são rígidas e radicais na autorização de determinados eventos, ou seja não percebo que para que um carro possa circular na via publica com uma alteração puramente estética seja necessária a homologação do artefacto bem como uma inspeção ao veiculo por um centro habilitado para tal… na aviação então é de uma radicalidade extrema (e a meu ver muito bem), então porque as autoridades permitem este tipo de atividades com veículos não homologados ou melhor sem certificação, uma coisa é o uso deste tipo de veículos em termos experimentais ou usados pelo próprio inventor, outra situação bem diferente é a exploração para fins comerciais e pagos a peso de ouro sem que estejam reunidas todas as condições de segurança… e obviamente reunir todas as condições de segurança não me estou a referir que não ocorram acidentes na mesma, nada feito pelo homem é infalível nem á prova de erro, mas tem que se perceber quais os limites do veiculo e certificar o mesmo em condições extremas e claro com toda a redundância possível, não fazer um veiculo real como se de um jogo de computador se tratasse… até porque á mínima falha é o que se viu GAME OVER!

 

NAKED MAN

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