DACIA SPRING “GANHA” MOTOR DE 65 CAVALOS
Como inicio de “conversa” tenho que
deixar como declaração de interesses de que sou possuidor de um Dácia Spring,
portanto embora este texto não seja de modo algum um artigo publicitário nem ganho
nada com isto, tenho apenas que vir aqui dar a minha opinião acerca da nova versão
deste popular modelo, que mesmo apesar de tanta tentativa de rebaixamento por
parte de alguma imprensa especializada e não só, quase sem publicidade por parte
da marca principalmente por não poder dar resposta aos pedidos dos clientes em
que eu próprio pude testemunhar ao ter ficado á espera do carro 1 ano sim leram
bem 12 meses, e já o possuo há mais de 8 meses com 16000 kms feitos, o que dá
cerca de 2000 kms mensais e sobretudo estou satisfeito… aliás muitíssimo satisfeito
com a posta feita, praticamente de um dia para o outro um carro quês e quer
citadino é o principal carro da família praticamente para tudo, sobrando o meu
carro a combustão “apenas” para me transportar para o emprego.
Ora o meu carro tem apenas 44
cavalos o que já dei conta num texto por alturas em que o adquiri, serem mais
do que suficientes para o uso diário… mas completamente insuficientes para uma
viagem mais comprida e principalmente para reprises como ultrapassagens ou
manobras em que se precise de rapidez e agilidade, a falta de potencia aí é
gritante, e provavelmente o grande erro por parte da marca, ou não teve em
conta o possível sucesso de um modelo minimalista e acessível que um carro deste
género poderia ter no mercado ou mesmo uma estratégia comercial por parte da Renault
(a casa mãe da marca) em não dar grande destaque a um modelo deste género e
criar o mesmo “apenas” para cumpri calendário com as imposições ecológicas europeias
em que praticamente todas as marcas automóveis têm que possuir um modelo elétrico
para poderem vender, pois o limite da gama em termos de emissões passaram a ser
no total para um limite máximo… ora se na gama não houver um modelo que tenha
0% de emissões não podem sequer vender carros.
Mas parece que a Dácia e a Renault
mudaram de paradigma entretanto, e estão a apostar mais na gama, na altura acho
que escrevi que um modelo equilibrado teria que ter cerca de 65 cavalos, e foi
exatamente isto que a Dácia agora veio introduzir na gama com a novíssima versão
“EXTREME” que passará a ser o modelo topo de gama em que apenas encareceu
relativamente ao antecessor de “apenas” 44 cavalos em 50 euros ou seja custa
agora sem custos administrativos e transporte 22050 euros, um preço de combate
e que decerto terá um sucesso descomunal… haja é carros disponíveis obviamente,
pois apesar de tão pouca divulgação deste modelo, não há dia em que não seja
abordado na rua por um comprador que está á espera do carro ou outros que o
estão a pensar em comprar, o que digo a todos é que apesar do carro não ser um
Tesla… é um “Tesla dos pobres” pois com pouco poupa que se farta e é
extremamente económico em termos e consumo, o que esta nova versão decerto virá
ainda impor mais pois com mais potencia disponível necessitará de menos esforço
para o dia a dia banal de uma família.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário