O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

sábado, 11 de fevereiro de 2023

DACIA FINALMENTE RECONHECIDA EM PORTUGAL

DACIA FINALMENTE RECONHECIDA EM PORTUGAL

 

          Custou mas foi, ao que parece em Portugal finalmente a Dácia está a ser vista com outros olhos pelos portugueses em geral, pois por toda a europa esta marca era a que mais vendia aos particulares, mas estranhamente em Portugal um país endemicamente mais pobre, era uma marca quase residual, embora por alturas em que comprei o meu primeiro Dácia, no caso a minha carrinha Logan MCV tive a oportunidade de constatar que o próprio importador não fazia muita questão em vender Dácia, preferindo primeiramente vender Renault, e só perante determinado publico normalmente mais idoso ou quem fizesse questão em mesmo comprar Dácia sendo mais novo como era o meu caso, e sempre com inúmeras condicionantes como a de ter espera de meses pelo carro e outras situações similares, de resto o que eles estavam lá era para vender Renault.

            Ora com a pandemia e a perda de clientes pela parte da Renault para a Peugeot, parece que mudaram de estratégia, passando a Dácia a ser vista como uma espécie de “equipa B” da casa mãe, ou seja impulsionar as vendas através de 2 marcas que apesar de distintas complementam-se, quem quer tecnologia de ponta de mais conforto compra Renault quem quer um carro novo abdicando das ultimas tecnologias mas com tecnologia comprovada e fiável compra Dácia, e a marca já líder para clientes particulares em praticamente toda a europa, agora também já o é em Portugal, isto também conta com a ajuda da mudança de mentalidade de grande parte dos portugueses obviamente que preferiam comprar sucata na europa de marcas premium em vez de carros novos mais acessíveis, isto com a crise energética e com o pesado aumento dos combustíveis também veio mostrar que comprar topos de gama na europa não compensam pois vão gastar muito combustível e claro alta manutenção do carro… a Dácia apostou num modelo “hibrido” em quase toda a gama que veio mostrar aos portugueses que era mais do que uma boa alternativa, ou seja o sistema “hibrido” chamamos-lhe assim pois com quase nenhuma tecnologia por aí alem a Dácia apresentou uma gama extremamente competitiva, ou seja desde muito cedo a Dácia apostou num modelo Hibrido gasolina/GPL que tem sido desde então um sucesso de vendas, e claro a isso muito explica o sucesso também da marca pois as outras marcas estão a apostar no hibrido gasolina/elétrico com custos muito superiores em termos de manutenção e claro tecnologicamente mais instáveis, já a tecnologia que a Dácia emprega é mais do que fiável e com anos e anos de uso.

              Já para não falar da única proposta elétrica que apresenta e do qual eu próprio tenho um modelo muito orgulhosamente, pois apesar do modelo ter sido quase que gozado por quase toda a comunicação social e muitos que fizeram artigos em torno do tema em que um carrinho de apenas 44 cavalos e limitado a uma estrutura de citadino não seria mais do que um “desenrasco” que a marca teria arranjado para contornar a normas ambientais em que quase obriga a todas as marcas a possuírem um modelo totalmente elétrico de modo a reduzir as emissões no total do conjunto de toda a gama de modelos… ao que parece muitos “idiotas” como eu parece que aderiram á ideia em força ao ponto de o Dácia Spring ser um sucesso na europa e mesmo no mundo por onde é vendido ao ponto de em poucos meses ter cerca de 40 mil encomendas e neste momento passar das 100 mil, acredito que até a própria Dácia duvidava inicialmente do sucesso do modelo ao ponto de que agora já até apresenta um motor que acredito seja um sucesso retumbante pois tem a potencia que é a ideal para este carro ou seja 65 cavalos, se com apenas 44 cavalos foi o sucesso que foi imaginem agora com a potencia mais do que aceitável, para os críticos iniciais muitos já vieram dar a mão á palmatoria outros calaram-se para sempre relativamente ao assunto, ao ponto de este modelo ser já o mais vendido em Portugal e na europa em termos de veículos elétricos… e digo mais, se houvesse destes carros em stock e seria mais vendido que pãezinhos quentes na padaria pela manhã… o problema é a longa espera que há pelo modelo, que no meu caso foi de um ano, mas agora são cerca de 6 meses, o que digamos é muito mesmo para o panorama automóvel atual.

               Posto isto e se tudo continuar como está mais dia menos dia teremos a Dácia como líder de vendas em Portugal, haja é obviamente carros para entrega, pois os portugueses já perceberam que apesar de a marca ser limitada em termos de qualidade geral pois emprega muito plástico duro e claro não tem centenas de mariquices em tecnologias empregues no carro… mas apresenta modelos de qualidade, fiáveis e sobretudo económicos numa época em que o dinheiro não abunda permite que muitos que recorreriam ao mercado da “sucata” europeia para adquirir um veiculo, vai olhar para a Dácia com outros olhos.

 

NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário