DACIA FINALMENTE RECONHECIDA EM PORTUGAL
Custou mas foi, ao que parece em Portugal
finalmente a Dácia está a ser vista com outros olhos pelos portugueses em
geral, pois por toda a europa esta marca era a que mais vendia aos particulares,
mas estranhamente em Portugal um país endemicamente mais pobre, era uma marca
quase residual, embora por alturas em que comprei o meu primeiro Dácia, no caso
a minha carrinha Logan MCV tive a oportunidade de constatar que o próprio importador
não fazia muita questão em vender Dácia, preferindo primeiramente vender
Renault, e só perante determinado publico normalmente mais idoso ou quem
fizesse questão em mesmo comprar Dácia sendo mais novo como era o meu caso, e
sempre com inúmeras condicionantes como a de ter espera de meses pelo carro e
outras situações similares, de resto o que eles estavam lá era para vender
Renault.
Ora com a pandemia e a perda de
clientes pela parte da Renault para a Peugeot, parece que mudaram de estratégia,
passando a Dácia a ser vista como uma espécie de “equipa B” da casa mãe, ou
seja impulsionar as vendas através de 2 marcas que apesar de distintas complementam-se,
quem quer tecnologia de ponta de mais conforto compra Renault quem quer um carro
novo abdicando das ultimas tecnologias mas com tecnologia comprovada e fiável
compra Dácia, e a marca já líder para clientes particulares em praticamente
toda a europa, agora também já o é em Portugal, isto também conta com a ajuda
da mudança de mentalidade de grande parte dos portugueses obviamente que
preferiam comprar sucata na europa de marcas premium em vez de carros novos
mais acessíveis, isto com a crise energética e com o pesado aumento dos combustíveis
também veio mostrar que comprar topos de gama na europa não compensam pois vão
gastar muito combustível e claro alta manutenção do carro… a Dácia apostou num
modelo “hibrido” em quase toda a gama que veio mostrar aos portugueses que era
mais do que uma boa alternativa, ou seja o sistema “hibrido” chamamos-lhe assim
pois com quase nenhuma tecnologia por aí alem a Dácia apresentou uma gama
extremamente competitiva, ou seja desde muito cedo a Dácia apostou num modelo
Hibrido gasolina/GPL que tem sido desde então um sucesso de vendas, e claro a
isso muito explica o sucesso também da marca pois as outras marcas estão a apostar
no hibrido gasolina/elétrico com custos muito superiores em termos de manutenção
e claro tecnologicamente mais instáveis, já a tecnologia que a Dácia emprega é
mais do que fiável e com anos e anos de uso.
Já para não falar da única proposta elétrica
que apresenta e do qual eu próprio tenho um modelo muito orgulhosamente, pois
apesar do modelo ter sido quase que gozado por quase toda a comunicação social
e muitos que fizeram artigos em torno do tema em que um carrinho de apenas 44
cavalos e limitado a uma estrutura de citadino não seria mais do que um “desenrasco”
que a marca teria arranjado para contornar a normas ambientais em que quase
obriga a todas as marcas a possuírem um modelo totalmente elétrico de modo a
reduzir as emissões no total do conjunto de toda a gama de modelos… ao que
parece muitos “idiotas” como eu parece que aderiram á ideia em força ao ponto
de o Dácia Spring ser um sucesso na europa e mesmo no mundo por onde é vendido
ao ponto de em poucos meses ter cerca de 40 mil encomendas e neste momento
passar das 100 mil, acredito que até a própria Dácia duvidava inicialmente do sucesso
do modelo ao ponto de que agora já até apresenta um motor que acredito seja um
sucesso retumbante pois tem a potencia que é a ideal para este carro ou seja 65
cavalos, se com apenas 44 cavalos foi o sucesso que foi imaginem agora com a
potencia mais do que aceitável, para os críticos iniciais muitos já vieram dar
a mão á palmatoria outros calaram-se para sempre relativamente ao assunto, ao
ponto de este modelo ser já o mais vendido em Portugal e na europa em termos de
veículos elétricos… e digo mais, se houvesse destes carros em stock e seria
mais vendido que pãezinhos quentes na padaria pela manhã… o problema é a longa
espera que há pelo modelo, que no meu caso foi de um ano, mas agora são cerca
de 6 meses, o que digamos é muito mesmo para o panorama automóvel atual.
Posto isto e se tudo continuar
como está mais dia menos dia teremos a Dácia como líder de vendas em Portugal,
haja é obviamente carros para entrega, pois os portugueses já perceberam que
apesar de a marca ser limitada em termos de qualidade geral pois emprega muito plástico
duro e claro não tem centenas de mariquices em tecnologias empregues no carro…
mas apresenta modelos de qualidade, fiáveis e sobretudo económicos numa época em
que o dinheiro não abunda permite que muitos que recorreriam ao mercado da “sucata”
europeia para adquirir um veiculo, vai olhar para a Dácia com outros olhos.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário