AS INSPEÇÕES PERIODICAS A MOTOCICLOS A PARTIR DE 2022
Uma noticia publicada
recentemente julgo no “Jornal de Negócios” dava conta de que o governo está
finalmente a preparar o decreto lei que determina a inspeção periódica obrigatória
a motociclos e outros triciclos e quadriciclos se iria iniciar em 2022, digo
finalmente pois é um decreto lei ou melhor uma proposta já com quase 10 anos e
que até hoje não viu a luz do dia, mas desta vez havia uma evolução da proposta
inicial que seria todos os motociclos acima de 250cc., mas que agora este
governo quer introduzir as mesma a partir dos 125cc., só ficando de fora as
chamadas motorizadas que vulgarmente têm de cilindrada 50cc., bem como devem
imaginar ainda não saiu a lei portanto estou a reagir segundo o que fui lendo
nas noticias, pois há um problema de interpretação que pode fazer toda a
diferença, ou seja, se estamos a falar de cilindrada acima de 125cc. ou se
falamos de motas consideradas de 125cc. pois como toda a gente sabe uma mota
considerada 125cc. tem sempre menos cilindrada por norma 124cc. ou um pouco
menos, mas atendendo a que o universo em questão inclui todas essas motas, será
uma verdadeira sorte grande que este governo obterá bem como de certa forma vai
beneficiar os centros de inspeção que há muito reclamam por terem já feito os
investimentos em maquinaria para as inspeções e as mesma nunca mais foram
decretadas.
Na minha opinião, por um lado sou
a favor das inspeções aos veículos, mas como sei que tudo não passa de uma mera
formalidade em muitos casos em que quem tem veículos ilegais deslocam-se a
determinados centros que os passam mediante uma contrapartida financeira ou
através de jogadas entre oficinas e contros de inspeção, esta lei apenas é um
roubo á carteira dos contribuintes, pois tirando algumas exceções em que os
possuidores deste tipo de veículos os alteram de uma forma que perante a
inspeção possa ser considerada fora da especificação de origem, duvido que se
passe nas motos o mesmo do que todos os dias vemos nos carros em que utilitários
usam motores e potencias não adequadas á estrutura de origem ou mesmo transformações
radicais de certos veículos, principalmente os todo o terreno, nas motos nada
disto se passa, é que tirando a alteração muitas vezes estética ou de escape, ninguém
tem interesse em modificar a moto ao ponto de alterar radicalmente a mesma…
pois em caso de exagero imaginem quem irá “pagar” a fatura? Obviamente que no
caso das motos as alterações serão sempre ínfimas e muitas vezes puramente estéticas,
por outro lado não faço a mais pequena ideia de como será a inspeção a uma moto…
é que tirando a medição do ruido e conferir os números de chassi e motor e
sistema de travagem pouco mais há a verificar… mas também nestes aspetos ninguém
com mais de um neurónio na cabeça é doido o suficiente em não andar com um mínimo
de condições mecânicas no veiculo… pois ao mínimo desleixo é chão com as consequências
conhecidas, logo praticamente todos os motociclos circulam em melhores condições
do que muitos veículos de 3 ou 4 rodas, pois pura e simplesmente não é seguro
circular em más condições mecânicas.
Portanto para resumir e sem ter
a minha dúvida completamente esclarecida e que no meu caso apenas será a
diferença entre ir com a minha mota á inspeção ou não, a minha ideia acerca das
inspeções ás motas é apenas mais uma forma do estado ir ao bolso do
contribuinte cedendo ao lóbi dos centros de inspeção, pois a utilidade desta
medida é meramente comercial.
NAKED
MAN
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