O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

segunda-feira, 19 de abril de 2021

NOVO AVIÃO DE PASSAGEIROS SUPERSONICO DA NASA

NOVO AVIÃO DE PASSAGEIROS SUPERSONICO DA NASA

           Há cerca de 2 anos que li uma noticia que dava conta de que a NASA estaria a estudar um novo avião de passageiros supersónico de modo a colmatar a retirada do único avião de passageiros até então construído e entretanto retirado de circulação o Concorde, este texto já o estou para escrever há imenso tempo mas devido a inúmeras situações fui adiando, mas apesar de tudo o que vivemos nos dias de hoje e acima de tudo a crise imensa de que a aviação vive neste momento, o que me leva a escrever este texto é mais uma reflexão clara do ponto em que nos encontramos e como aqui chegamos, e isso está e estará sempre atual acreditem.

             A noticia em si pode passar despercebida á primeira vista, mas há muitos pormenores que para mim não posso deixar passar ao lado, nem que seja pelo orgulho de ser um Europeu, como disse a noticia dava conta que uma entidade Americana no caso a NASA estaria nos dias de hoje a estudar e a tentar colocar em mercado um avião supersónico de passageiros para fins comerciais, este primeiro pormenor subliminar sempre foi uma verdadeira pedra no sapato dos americanos até aos dias de hoje está mais vincada do que nunca, os americanos nunca “perdoaram” os europeus e acima de tudo também os russos por terem conseguido um feito que os americanos sempre falharam em toda a linha, tal como os outros os americanos também tentaram desenvolver um avião supersónico, mas ao contrario dos rivais foi um completo fiasco o Boeing 2707, que ao contrario dos rivais os projetistas nunca o conseguiram colocar a voar… até os russos com um avião “copia” do concorde conseguiu essa proeza… os americanos nunca o conseguiram, então enveredaram por uma outra linha de pensamento… se não os consegues vencer então tentas tudo para os deitar abaixo e foi sempre nessa linha que os americanos jogaram… tentaram a todo o custo limitar ao máximo a viabilidade do projeto concorde que viu a luz do dia e foi uma realidade comercial, colocando um outro avião num conceito totalmente diferente para combater a proposta comercial dos europeus, e á conta do lóbi americano e da estratégia de colocar um avião no ar com inúmeros passageiros mas que demorava seculos a chegar ao destino em vez de tornar as viagens realmente rápidas embora mais exclusivas ao passageiro e á própria companhia, como devem imaginar para uma companhia de aviação a opção pelo avião maior era inumeramente mais rentável do que a hipótese de um avião revolucionário e uma clara evolução humana nos meios de transporte… há a famosa historia de um concorde ter saído dos EUA e um Boeing 747 da europa e o concorde ter feito a sua viagem… reabasteceu, carregou passageiros e voltou aos EUA e chegou ainda primeiro do que o Boeing aos EUA… mas o Boeing levava quase o dobro dos passageiros que ambas as viagens do concorde podia levar… daí o sucesso comercial do Boeing 747 para as companhias de aviação.

               Mas acima de tudo um outro pormenor que a noticia deixava transparecer era a que a humanidade parou no tempo, se por um lado evoluímos imenso em termos de recursos, outros houve que estagnamos há décadas, no caso da aviação foi um caso flagrante, há décadas que o setor não evolui, se na ficção cientifica projetava no tempo em que vivemos hoje, já andarmos de naves espaciais e com carros voadores… na realidade com a tecnologia disponível nos dias de hoje seria obviamente espectável… no entanto o melhor que conseguiríamos arranjar era jogar no nosso avançado smartphone mas na realidade isso não é possível, a realidade é que nos meios de transporte ainda estamos na idade da pedra isto apesar de nos dias de hoje ser possível ter acesso a uma tecnologia inimaginável, a realidade é que ainda circulamos em carros que usam rodas (uma invenção com seculos) e voamos quase no mesmo conceito de avião projetado há décadas, é de estranhar que de cada vez que se fala de aviação apenas em termos de inovação tudo se centre nos anos 60, 70 e 80 do seculo passado… daí para cá tem sido um vazio enorme, falar que um avião nos dias de hoje consome muito menos que há 20 não serve de muito em termos de inovação comparativamente com o que se realizou nessas décadas… e como todos devem imaginar os conhecimentos e recursos tecnológicos da época eram limitadíssimos… como isso é possível?

                 Na realidade não foi só um vírus que nos colocou no exato ponto em que estamos ou seja deixarmos de nos considerarmos importantes e imprescindíveis e percebermos que não passamos de uns meros peões no jogo como todos os outros… em termos de aviação estamos completamente estagnados há anos sem qualquer evolução digna de nota… a ideia da NASA só não é interessante como é imprescindível para a evolução humana, muitas vezes não é o facto de se ir… mas poder ir, percebo que aviabilidade económica de um voo supersónico é obviamente cara e difícil de manter, mas acima de tudo com as capacidades tecnológicas dos dias de hoje é incompreensível que isso não seja possível por apenas causas económicas, a estratégia da Boeing com o seu 747 resultou mas acima de tudo fez a espécie humana regredir na sua evolução natural, podem as companhias aéreas ter lucrado mais sem duvida mas evolutivamente para todos nós apostar num avião convencional em detrimento de uma inovação foi um claro passo atrás na evolução aérea para todos nós, e talvez por isso hoje a NASA perceba que a estratégia da Boeing foi mais prejudicial para a evolução aérea do que benéfica, e tentem por isso emendar a mão… mas por mais que agora executem… os europeus e até os russos foram melhores que eles pois conseguiram fazer tudo com muitos menos recursos.

                   Fico estupefacto num mundo em que está em completa mudança relativamente a novas formas de locomoção e tecnologia para implementar conceitos viáveis e muitíssimo mais económicos para obter o mesmo rendimento de outrora, ou seja recurso a motores híbridos ou mesmo melhores rendimentos nos motores convencionais de modo a se poder criar um avião que seja um passo em frente na forma de se viajar, é verdade que hoje em dia não há a necessidade de outrora para que as reuniões de trabalho tenham que contar com todos os elementos presentes, nos dias de hoje numa mera sala pode ter pessoas de todo o mundo numa reunião através de videoconferência… mas é impensável que em pleno seculo XXI ainda sejam necessárias mais de 7 horas para ir da europa para os EUA… mas a realidade é o que nos dias de hoje nos encontramos, e acreditem que se ninguém mexer uma palha para sairmos do lugar daqui a um seculo ainda estaremos na mesma… pelo meio ainda se descobre antes uma forma de nos teletransportarmos em vez de inovar na aviação… olhem que já esteve mais longe.

NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário