AUMENTO DE NOTÍCIAS ENVOLVENDO AVIÕES AIRBUS
Não sei se tem alguma coincidência
a ver ou não, mas é que depois da verdadeira crise na Boeing com o seu novíssimo
avião 737 Max, passamos a ter conhecimento de noticias envolvendo aeronaves da
companhia concorrente ou seja a Airbus em que meros incidentes são noticiados
com uma projeção digamos alarmante, mas este tipo de noticias são de facto
graves pois como irei explicar nada aparece por acaso e a Boeing é conhecidíssima
pelo efeito Lóbi na aviação ou seja tenta dizimar tudo á sua volta quando se
sente ameaçada, e o que se passou com o seu projeto 737 Max foi de facto
imensamente grave e espero sinceramente que tudo a partir deste momento passe a
ser escrutinado ao máximo e que projetos lançados tipo vão de escada sem
qualquer critério de fiabilidade possam surgir pensados exclusivamente
atendendo ao lucro da empresa fabricante e depois vir-se a verificar que os mesmos
possuem deficiências graves de conceção causando acidentes com mortos.
Resumidamente a Boeing com o seu
projeto 737 Max o que fez foi basicamente um crime, em vez de criar um projeto
de raiz para rivalizar com a sua grande concorrente europeia Airbus com um
avião de projeto muito mais recente no caso os aviões da família A320, decidiu
adaptar um projeto com a idade da minha avó com a agravante de alterar estruturalmente
o avião radicalmente de modo a poder colocar uns motores iguais aos da Airbus,
mas que no projeto original do 737 isso não seria possível, obviamente que
todos chegarão á conclusão que isso só poderia dar merda, imaginem meter um
motor de um formula 1 num Ford Fiesta… pois é foi mais ou menos isso que a Boeing
fez com o 737 Max, com a ligeira diferença de que os carros andam na terra… e
os aviões voam… e também caem quando as coisas não correm bem, e foi
infelizmente isso que aconteceu, os aviões que foram muito publicitados como
uma enorme evolução ao primeiro acidente provavelmente os únicos que perceberam
a merda que tinham feito foi a própria Boeing, pois pelo que pude ver tudo
tentou culpar a empresa de aviação por uma deficiente manutenção por não ter substituído
uma peça que tinha dado erro e tal, ou seja morreram mais de 150 pessoas quase
em vão sem grande importância, mesmo apesar de algumas vozes se terem insurgido
contra o famoso programa de controlo de estabilidade do avião MCAS que teria
sido o possível responsável pela queda do aparelho, de facto havia um sensor
que tinha dado problemas e não teria sido substituído, mas alguns vieram a
publico dizer que o avião devido á geometria dos novos motores tem tendência a
subir muito o nariz do avião e esse programa fazia eletronicamente o oposto ou
seja baixava-o, o certo é que tudo continuou sem stresses e a Boeing apesar de
ter talvez percebido que tinha feito merda não se ralou muito continuou a
vender e a produzir o 737 Max como se não houvesse amanhã, até que meses depois
um outro acidente em tudo idêntico ao primeiro ocorreu exatamente com o mesmo
modelo e as causas eram em tudo idênticas… aí alguns reguladores de aviação
internacionais decidiram uniteralmente proibir o avião em causa de voar sob o
seu espaço aéreo… menos curiosamente o regulador americano (FAA) o mesmo que
regulou e aceitou o projeto sem qualquer problema o que na minha perspetiva é gravíssimo
e mostra bem o poder que a Boeing tem nos diversos reguladores em que aprovam
um avião alterado estruturalmente e bem diferente do projeto inicial como se
fosse uma mera evolução do avião original sem qualquer tipo de restrições ou exigências
de testes como se tratasse de uma nova aeronave, só por aí talvez percebam na
gravidade da situação.
Mas se a Boeing fez MERDA e da
grossa, os meios de comunicação social em geral não sei se por mera coincidência
ou por outro motivo mais nebuloso, decidiu quase todos os dias reportar
problemas quase exclusivamente com aviões da companhia produtora concorrente
europeia ou seja a Airbus, ora de um momento para o outro os aviões da Airbus
passaram a ter problemas diariamente que nas noticias dão erradamente a ideia
de serem graves, mas que não passam de meros problemas sem gravidade nenhuma e
que ocorrem todos os dias, desde motores que sofrem panes, a colisões com aves,
até a cheiros “estranhos” no avião de tudo é noticiado com um destaque muito
acentuado, como se de um momento para o outro a Boeing “coitadinha” não
sofresse de problemas nenhuns em nenhum avião a não ser no azarado 737 Max, mas
isto tudo é uma enorme mentira todos os dias existem incidentes mecânicos ou
não envolvendo as aeronaves das mais variadas marcas de fabricantes, quem tiver
o Flightradar então se tiver as notificações de incidentes, todos os dias
recebe inúmeras notificações de problemas em todo o mundo envolvendo aviões da
Airbus e também da Boeing, ou seja todo este alarmismo divulgados pelos meios
de comunicação social é basicamente o normal de um dia normal, mas a pergunta
que me faço é sempre a mesma porque dão tanto destaque á noticias envolvendo os
aviões da Airbus e ignoram os mesmos problemas nas aeronaves da Boeing? Estranho
não? Mas há uma coisa a reter pelas noticias que são difundidas apesar de todos
os problemas da Airbus felizmente nenhum avião caiu, a não ser aquele avião na Rússia
em que depois de aves terem parado os 2 únicos motores que possuía o mesmo
aterrou num campo de milho não morrendo ninguém, ou seja não foi uma deficiência
de construção mas um facto muito usual na aviação de que é aves entrarem nos
motores, mas mais raro é entrarem nos 2 motores ao mesmo tempo, mas resumindo a
Airbus não teve problemas de maior e é tão noticiada, a Boeing que praticamente
é ignorada pelos meios de comunicação social acerca dos incidentes já teve 2
acidentes com o mesmo modelo de avião que está ainda hoje proibido de voar em
todo o mundo e que matou mais de 300 pessoas sem que a companhia construtora se
tivesse ralado muito com isso e pior é que depois da proibição de voar alguns
reguladores principalmente o europeu detetou inúmeros problemas de conceção do
avião desde estruturais, ao famoso MCAS e piloto automático que mais dia menos
dia iriam dar problemas idênticos aos dos acidentes, ou seja quanto mais tempo
passa mais problemas vão aparecendo, e noticias acerca disso quase não existem
parece que um evento nunca visto pela sua proporção em termos de aeronaves em
terra proibidas de voar, os meios de comunicação social não explorem muito o
assunto preferindo dar noticias alarmistas sem qualquer fundamente acerca da
empresa concorrente, meus amigos para quem não perceba a Boeing não vai conseguir
fazer com a Airbus o que fez com o concorde em que praticamente anulou de raiz
um projeto inovador de modo a implementar o seu novíssimo avião no caso o Boeing
747 facto esse que desde que tive conhecimento passei a odiar a Boeing como
nunca dado que qualquer amante da aviação ver um concorde no ar era uma
sensação indescritível e eu pude ver o mesmo 2 vezes, e sobre isso já escrevi
aqui no blogue um texto a explicar isso mesmo.
Ou seja a Boeing pode ter
um imenso poder de lóbi mas desta vez não se vai sair tão bem como se pensa, as
pessoas estão informadas um pouco melhor, e por mais que queiram o modelo 737
Max está condenado pela opinião publica e mesmo que lhe mudem de nome as
pessoas vão perceber e temer voar num qualquer avião sob outra designação mas
todos sabendo o que ele é de facto, depois se o avião passar a ser fiável e os
reguladores passarem a certificar o mesmo para poder voar, o que se está a
figurar difícil pois se o regulador americano muito pressionado pelo facto da
Boeing ser americana, está numa de a breve trecho autorizar o seu regresso ao
ativo… mas ao que parece o regulador europeu o tal que detetou muitos mais
problemas na aeronave do que inicialmente se julgava, não vai certificar a
mesma ao mesmo tempo do que o regulador americano e teme-se inclusive que seja muitíssimo
mais rigoroso na certificação da mesma que será o regulador americano e mais
ainda já se teme uma guerra comercial com os Estados Unidos da América por
causa deste incidente, mas que deve acontecer, certificar o avião porque está a
dar prejuízo á construtora do mesmo sem qualquer prova de que a mesma é fiável e
segura é que não mesmo que isso implique a falência da Boeing, o que digamos
será quase impossível que isso aconteça, mas que a Boeing perderá o estatuto
que até agora tinha na opinião publica e será difícil de recuperar da mesma lá
isso é uma realidade, o que deveriam evitar é que para conseguirem alguma
credibilidade “forcem” a desprestigiar a empresa concorrente como estão a fazer
á descarada, sendo ainda mais grave pensar-se que a Airbus nunca se tentou aproveitar
das incompetências por parte da Boeing em torno deste caso grave que foi o
Boeing 737 Max e em tudo em sua volta.
NAKED
MAN
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