SINISTRALIDADE AUTOMOVEL EM 2017 E A FORMA DE A
DIMINUIR
Antes de falar deste assunto vou fazer
uma analogia sobre a forma que os nossos governantes encontram cada vez que
tentam tratar dos dados da sinistralidade rodoviária que por vezes tem anos
maus, há muitos anos salvo erro num programa de apanhados de origem italiana
(acho) feito já lá vão uns anos, em que havia uma situação em que colocavam um semáforo
no meio do campo numa reta sem qualquer movimento em seu redor (mesmo no meio
do nada)… e claro o semáforo estava vermelho, ao que o veiculo da suposta “vitima”
a ser apanhada parava… e claro o semáforo continuava vermelho por largos
minutos até que o condutor a apanhar se fartava e lá arrancava, passando o semáforo
vermelho… qual o espanto do mesmo que logo após a passagem em transgressão era
como que emboscado por policias de forças especiais que provinham dos mais
diversos lugares escondidos prontos para o multarem e punirem… o apanhado era
muito bem executado e ia mais ao extremo mas isto é apenas para tentar exemplificar
que perante estatísticas más os nossos governantes respondem com ideias de
merda… ou seja se á partida é mau a resolução é ainda pior.
O ano de 2017 foi mau para a sinistralidade automóvel,
desde acidentes com veículos automóveis principalmente os de duas rodas que já
tive oportunidade de vir escrever sobre esse assunto recentemente neste blogue,
aos atropelamentos de peões, que tiveram um aumento exponencial este ano que
passou, e claro é sempre mau uma morte que seja quanto mais as varias que se
registaram, e tal como já tinha escrito num outro texto neste blogue claro que
os governantes teriam uma oportunidade de ouro a reboque dos vários lóbis do
sector vir com medidas de merda para tentar “travar” a mortandade na estrada, e
claro recentemente o Ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita que a
maioria dos portugueses deve desconhecer dado a enorme presença que o mesmo tem
neste governo bem como a sua reconhecida utilidade para o mesmo, lá viu uma
forma de “aparecer” e dar conta de si para os portugueses, numa entrevista admitiu
que a sinistralidade automóvel este ano tinha aumentado relativamente ao ano
anterior e que teriam que se tomar medidas, medidas essas que deveriam passar
acima de tudo a ter em conta as maiores disparidades e claro que as mortes com veículos
de duas rodas e os atropelamentos vinham á cabeça.
Então que medidas que o ministro
veio dizer? Pois claro ideias de merda e as mesmas de sempre… a velocidade…
então uma excelente ideia de reduzir a velocidade em alguns pontos (que
desconfio serem depois muitos) de 50 km/h (estonteante velocidade) para 30 km/h…
é giro esta ideia vir de alguém que nem tem que se preocupar com isso dado que
anda sempre com motorista… no banco de trás normalmente não se tem noção o que
é velocidade e acima de tudo este senhor está mais habituado em circular em
faixas BUS e muitas vezes com batedores que obviamente passam por cima das
regras de transito, não é bem ser do contra mas a ideia da velocidade é um
bicho papão que é um mito… hoje ainda circulamos com regras de transito dos
anos 70 do seculo passado e a sinistralidade ano após ano não acaba… morre
sempre alguém… a industria automóvel evoluiu ao ponto de hoje os carros praticamente
se conduzirem sozinhos e continua-se a bater na tecla da velocidade na hipócrita
ideia de ser apenas esse o único fator responsável quando qualquer idiota percebe
que num acidente há imensos fatores a ter em conta, a velocidade de 50 km/h é
já de si baixa e caímos todos os dias na hipocrisia e cinismo de não o
cumprirmos (a não ser que nos apercebemos de um radar), NINGUEM leram bem! Ninguém
cumpre os limites de velocidade nas localidades… a velocidade em si é baixa
para os carros atuais e param facilmente a essa velocidade… fazer baixar o
limite de velocidade apenas se cai num cinismo e hipocrisia ainda maior no que
respeita a cumprir… apenas se justifica na caça á multa porque a sinistralidade
vai continuar como sempre esteve nestes anos todos medida após medida… nunca
acabou com a sinistralidade nem nunca irá acabar PONTO!
Outro ponto em que o ministro
veio falar foi dos acidentes com veículos de 2 rodas que esse aspeto veio
mostrar a todos os lóbis que despoletam neste país que é o dos centros de inspeções
e o das escolas de condução, em que o ministro veio dizer que as inspeções vão
mesmo avançar para o meio do ano medida que acredito que vá mesmo avançar, dado
que esta lei já vem desde 2012 mas que á boa maneira portuguesa foi sendo
adiada até hoje… diria que é mais uma medida para vir ao bolso dos mesmos de
sempre, dado que qualquer idiota perceberá que os veículos a que se destinam
essas mesmas inspeções (acima de 250 cc) são veículos que tirando algumas
alterações (que passarão a proibidas com as inspeções) apenas são introduzidas
para aumentar a segurança e desempenho do veiculo… imaginem um veiculo veloz e
potente como as motas acima dos 250 cc não possuírem as condições de segurança necessárias?
Sim é queda na certa, e nem faz muitos kms para perceber a coisa… o grande
cancro claro está nos veículos 50 cc que por aí abundam sem quaisquer condições
de segurança…, mas esses estão isentos das inspeções claro está, é um
contrassenso, não é? Outro ponto abordado foi a da falta de licença para os veículos
até 125 cc , um dos pontos que aqui já
abordei neste blogue e claro o grande lóbi das escolas de condução que assim lá
vão amealhando uns euritos com cartas de condução de mota para quem ainda hoje pode
conduzir as mesmas com carta de carro ou seja de categoria B, eu até posso
concordar que seja necessária uma licença ou algo barato que distinga quem sabe
ou não conduzir uma mota (mesmo que em toda a europa e mesmo em Portugal desde
2009 a sinistralidade não tenha sido uma mortandade á conta da medida das
cartas B poderem conduzir motociclos até 125 cc), mas agora fazer toda a gente
ter que tirar carta de mota apenas porque este ano aumentou muito as mortes com
motas é idiota senão mesmo completamente estupido… então que tipo de motas
foram as mais sinistradas é que se foram acima de 125 cc lá cai por terra a falta
de preparação dos condutores… olhar para as estatísticas apenas da maneira que
mais lhes convém é que é um pouco complicado e sinistro, mas já que falamos em
formação necessária porque não se tomam medidas para se formarem os peões e
quem trata da sinalização das nossas estradas também? Porque os peões se
circulam na estrada não são obrigados por lei a conhecerem o código da estrada?
Porque quando algo corre mal os suspeitos do costume sejam sempre os mesmos? Porque
todos os dias assistimos os mais diversos atentados sejam praticados por peões
seja pela constante sinalização inexistente ou incorreta sem que nada nem ninguém
seja responsabilizado? Quantos acidentes não seriam evitados por a sinalização
ser a correta? Quantos atropelamentos seriam evitados se os peões fossem
responsabilizados pelas suas atitudes?
Mas se as palavras do ministro
já de si eram de merda então fiquei estupefacto com umas declarações do
secretario de estado da proteção civil José Artur Neves, em que o mesmo admitia
que os helicópteros da proteção civil estariam disponíveis para ajudarem no
controlo de velocidade bem como drones para catarem os aceleras… agora percebem
a minha analogia aos apanhados italianos do semáforo vermelho no meio do nada? Estou
a imaginar uma verdadeira caça ao “pato” em termos da velocidade, se os radares
em Portugal sejam fixos sejam moveis já de si são uma importante fatia no
orçamento todos os anos, ainda usarem helicópteros (imaginem o custo por hora
de voo) e drones (estes mais baratos e bem mais eficazes), não é uma
preocupação com as vitimas mas acima de tudo uma enorme preocupação em arrecadar
dinheiro… as vidas humanas são completamente colocadas para trás… ora vejamos
se a verdadeira preocupação fossem as vidas humanas que tal fazer tudo o que
estão a pensar em termos de catar os aceleras… mas não lhes cobrar um cêntimo de
multas? Em vez de 3 pontos na carta tirassem 5 a cada prevaricador? Teriam coragem
para fazer isso os nossos governantes? Claro que não o que constantemente
assistimos é a palhaçada da caça á multa travestida de “combate á sinistralidade”,
é que a verdade é que todos os anos o estado arrecada milhares á conta das multas
e a realidade é que após quase ano e meio da entrada em vigor da carta por
pontos que todos tinham medo a realidade é que nem uma dúzia de condutores
ficaram sem a carta, ou seja, a velocidade de cobrança das multas está muito
acima da tirada de pontos da carta ou então estou a ser muito mauzinho… o que não estou a ser de facto a realidade é
essa, CAÇA á multa pura e dura e depois vêm com ideias de merda a tapar os
olhos aos portugueses? E os portugueses ficam impávidos e serenos é porque são estúpidos,
pensem pela vossa cabeça e chegarão a uma conclusão é que por mais medidas que
todos os anos são tomadas sempre contra os mesmos de sempre nunca pararam um
ano que fosse com a sinistralidade porque será?
NAKED
MAN
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