O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

segunda-feira, 12 de março de 2018

CARTA POR PONTOS AFINAL NÃO CONSEGUIU REDUZIR A SINISTRALIDADE


CARTA POR PONTOS AFINAL NÃO CONSEGUIU REDUZIR A SINISTRALIDADE

 

                 Vai fazer este ano 2 anos que a famosa e polemica carta por pontos apareceu com imensas promessas de com esta medida ir reduzir as transgressões e acidentes pois o seu efeito dissuador bem como uma limitação de pontos a abater a cada transgressão classificando-a de uma forma especifica, em alguns casos bastando 2 transgressões para ficar com os pontos a zero classificando os 12 pontos iniciais, como tudo respeitante a segurança rodoviária as boas ideias no papel não se reproduzem na vida real… e a carta por pontos de facto tem tido imenso sucesso… para os cofres do estado, pois para evitar acidentes esse facto é mais complicado, a medida só não piorou como 1 ano depois deste sistema ter sido implementado o numero de acidentes só não aumentou como o numero de vitimas mortais bem como a junção destas com feridos graves e muito graves aumentou como há anos não se via, ou seja o problema não se resolve com aplicações de penalizações cada vez mais pesadas, apenas é benéfico para os cofres do estado que nesse aspeto a teoria de dissuasão ter corrido mal e terem aumentado a transgressões… os cofres agradecem.

                Ora afinal o que está mal nisto tudo? Básico, posso dizer que enquanto condutor tudo está mal… e não estou a ser um português tipo que diz mal de tudo apenas porque sim… quem conduz como eu deve partilhar a mesma opinião que eu tenho, primeiro começa logo no ensino de condução que mais não é do que um negocio que todos têm de passar de modo a obter a carta de condução, aulas de código ok ainda posso dizer que talvez se aprenda alguma coisa, nas aulas praticas de condução é uma palhaçada total em que todos os alunos saem para a estrada encartados sem qualquer experiencia de condução, que acabam por adquirir através da tentativa/erro do dia-a-dia, claro que a falta de experiencia acaba por resultar em acidentes evitáveis se o ensino fosse algo digno desse nome, poucos ou nenhuns saem encartados a dominar um carro corretamente em chuva, nem nunca lhes é ensinado manobras defensivas em terrenos escorregadios, se o aluno tirar a carta na primavera/verão acaba encartado sem nunca conduzir um carro em piso molhado por exemplo… chamam isso ensino de condução?

                Depois temos as estradas e os pisos dessas mesmas estradas, quem nunca se deparou com sinalização deficiente seja vertical ou horizontal bem como essa mesma sinalização ser contraditória… ou seja uma zona em que a sinalização vertical proíbe a ultrapassagem e na horizontal temos traço descontinuo, passadeiras de peões nas zonas mais inóspitas bem como nos locais mais despropositados como paragens de autocarro em que a mesma ou é feita logo á frente do autocarro parado como atrás do mesmo não dando visibilidade nem ao peão nem ao condutor de se verem mutuamente e o que dizer das mais variadas formas de se construírem passadeiras de peões? Algumas feitas em calçada (ótimas para travagens em piso molhado então com carros com ABS é fantástico), outras que são mais altas do que podiuns dos carros de ralis ficando o carro totalmente em cima da passadeira fazendo inveja aos jipes em todo o terreno, o piso então nem se fala, ou é esburacado que mais aprece uma pista de obstáculos ou com um piso bom mas que em molhado tem uma aderência idêntica a manteiga no verão… aliada á falta de preparação de muitos condutores é um autentico manar de acidentes… os mais experientes também caem nestas ratoeiras.

                   E o que falar dos limites de velocidade? Uma ótima ferramenta de fazer dinheiro, para as autoridades bem como para o estado, e não é por acaso que um dos maiores investimentos do governo para as autoridades rodoviárias foi de criar uma rede de radares fixos e moveis, para apanhar os incautos, tudo numa época em que os carros cada vez estão mais seguros e fiáveis, continua-se a usar velocidades dos meados do seculo passado, limites de velocidade nas autoestradas são mais do que obsoletos… e limitar velocidades em 50 km/h em vias que mais parecem autoestradas mas que se situam dentro das cidades é uma anedota nacional… até mesmo o limite de velocidade dentro das localidades ser 50 km/h é obsoleto… é que deveria-se definir localidade de zona habitacional que é bem diferente… é que andar a 30 km/h numa zona habitacional é caricato… só se for a empurrar o carro.

                  Impor os atuais limites de velocidade é tão idêntico a vermos a aviação reger-se pelas leis dos anos 20 do seculo passado, no mundo automóvel cada dia se criam veículos cada vez mais tecnológicos e seguros… mas são obrigados a andar a velocidades obsoletas para as vias construídas, e regerem-se por código de transito que apenas penaliza quem conduz, o peão é o rei e senhor da estrada sem qualquer penalização… aliás nem um curso de civismo sequer é obrigado a frequentar… um peão pode sempre alegar desconhecimento das regras de transito pois o mesmo não tem formação nessa matéria.

                  E com isto tudo ainda há quem se surpreenda em que o sistema de carta por pontos fracassou? É que se com os exemplos que enumerei ainda se surpreenderem (e há mais exemplos uns que não vou escrever pois iria escrever durante horas e outros que nem sequer me lembro) é porque são muito ingénuos ou então pertencem á policia ou ao governo, pois exemplos de más praticas não faltam… e no meio disto nem falei do próprio condutor, que alguns parecem que deveriam praticar desporto automóvel, é que a ideia de transformar a estrada numa pista é de si uma atrasadisse mental… já para não falar daqueles que preparam os carros do dia-a-dia e investem mais dinheiro nele para o transformar num Ferrari em carroceria de Fiat do que se tivessem comprado um carro puro de competição, mas isso felizmente não representa a maioria dos condutores nem a maioria dos que todos os dias veem ficar a sua carta com menos pontos, e continuo a acreditar que todo o condutor que se senta ao volante a ultima coisa que pensa é que vai matar alguém ou morrer ao volante, ou seja ninguém o faz propositadamente portanto antes de andar-se á caça do condutor muita coisa deve mudar… a começar pelo ensino da condução.

 

NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário