VENDAS DE PRODUTOS POR DEMONSTRAÇÃO
Como aqui já escrevi
comprei um robot de cozinha da concorrência em vez do original conhecido como a
Bimby, que a forma de venda é através deste método ou seja da demonstração e
faz com que cada potencial cliente seja também um “vendedor” pois obtém ganhos
com outros potenciais clientes e assim sucessivamente, é um esquema tipo pirâmide,
o que muitas vezes façam extrapolar a qualidade do produto em causa para níveis
estratosféricos, eu conheço alguns clientes da Bimby que parecem que são todos
formatados para um discurso que está ao nível das testemunhas de jeová, e nem
estou a dizer isto por inveja nem ciúmes pois não comprei a Bimby porque não
quis e por hoje achar que não vale a pena despender uma tão elevada quantia de
dinheiro para obter um produto que no mercado encontra-se similar e que muito
do preço do produto é embutido em comissões desde a marca principal ao vendedor
passando mesmo pelo cliente que ao fornecer novos potenciais clientes podem ter
acesso a livros de receitas ou workshops de culinária grátis, mas acima de tudo
estou a escrever este texto não para falar basicamente disto pois sobre isso
escrevi no texto da compra da Yammi, mas pelo conceito deste tipo de vendas
pois eu próprio também já comprei através deste método e depois de ver uns fóruns
acerca da Bimby e concorrentes dei de caras com clientes defraudados com o
facto de terem comprado a maquina do modelo anterior e descobrirem semanas
depois que a marca tinha lançado o modelo novo e não tinham sido informados
disso.
Bem compreendo a revolta dos
mesmos mas este esquema de vendas a isso proporciona, primeiro o nível de transparência
é muito discutível, pois não é um produto lançado em mercado aberto, nem ter concorrência
de venda pois o mercado está confinado aos vendedores e logo se tiverem ordens
de escoar o produto antigo a todo o custo obviamente que o farão, pois é óbvio
que perante um produto novo mesmo mais caro o cliente tem sempre preferência ao
invés do descontinuado, e obviamente muitas máquinas ficariam por escoar com
uma estratégia transparente, é básico meus caros, um mercado fechado a isso
proporciona.
Eu pessoalmente detesto
este estilo de vendas só aderi uma vez dado que o produto era único nem havia
no mercado similar, a concorrência era basicamente com o mesmo método de venda
e o que na altura me fez comprar o aspirador Rainbow era o facto de ser um
aparelho de aspiração sem necessidade de usar saco e com o reservatório de agua
logo o poder de limpeza era muito eficaz, a concorrência apesar de ser mais
barata os produtos eram de inferior qualidade e o método de venda era igual, o
meu problema não era dinheiro e comprei o produto em pronto pagamento já para
não me chatear com o problema de ter que “levar” com o vendedor volta e meia a
pedir-me nomes para “ganhar” novas peças para a maquina, peças essas que se eu
quisesse comprar custavam uma enormidade de dinheiro em comparação com o
produto completo, lembro-me de pedir uma peça que serviria para aspirar
colchoes e assentos do carro mecanizada e que me disseram que desse 10 nomes
para a obter gratuitamente, perante a minha recusa e estar disponível para a
comprar pedem-me quase 800 euros (?????) pois bem para isso comprava novo
aspirador, mas que me elucidou bem do modus operandi deste tipo de vendas e me
fez pensar em novas aquisições através deste tipo de método, a Bimby seria
outra que estive para comprar mas a minha mulher nunca achou a compra necessária,
se agora tenho um robot desses foi devido ao baixo preço portanto se não
prestar também não me irei chorar pelo dinheiro e se o produto for interessante
e a qualidade for pouca comprarei outro melhor mas tipo Moulinex ou Tauros a
metade do preço da Bimby, alem de serem vendidas em mercado aberto ou seja em
qualquer loja de eletrodomésticos e não através deste tipo de vendas, mas como
disse a minha experiencia foi a de que ou colaboramos no esquema de pirâmide nas
vendas do produto e ganhamos também algo com isso ou se uma pessoa for do meu
tipo de espirito está desgraçado paga e bem e será que é melhor servido?
Na minha experiencia com a
Rinbow não diria isso, é assim paguei a pronto pagamento, e com a condição de
não me chatearem com nomes nem outro tipo de situação do género mesmo assim
volta e meia ligavam-me a perguntar se tinha alguém interessado até que um dia
disse que se me voltassem a contactar a perguntar nomes eu passaria a dizer mal
da marca, no que respeita a transparência que agora os compradores de Bimby se
queixam descobri também de uma outra forma no caso da Rainbow ou seja eles
disseram-me na compra que tinha 4 anos de garantia e teria direito a 4 revisões
da maquina gratuitas dentro dessa data ou seja uma por ano, como comprei a
maquina antes de me casar talvez por aí 2 anos e meio antes até me esqueci
desse facto pois não usava o aparelho, mas depois de passar a garantia,
ligaram-me (curioso o facto) a dizerem que a maquina deveria ter uma revisão
pois já tinha passado 4 anos, achei viável o argumento, qual não é o meu
espanto que a dita revisão era paga afinal a garantia já tinha cessado (muito
interessante terem-me ligado depois da garantia acabar e nunca durante o prazo
da garantia), mas paguei aceitando o argumento e até nem foi muito caro paguei
cerca de 40euros.
Passado um ano voltaram-me a
ligar para nova revisão, não me opus pois se fosse pelo preço da outra até era viável
e sempre a maquina seria revista, o curioso é se durante a garantia a maquina
nunca precisou de revisões depois eram anuais, mas desta vez a maquina precisava
de uma peça que normalmente avaria por volta dos 5 anos, aceitei e quando a maquina voltou pedem-me
150 euros, fiquei a pensar mas caramba pago isto e nem a peça usada me entregam
e alem disso se o aspirador é assim tão bom avaria peças com prazo de validade?
Prometi a mim próprio que seria a ultima revisão e que para o ano seguinte
iriam levar comigo, e bem dito bem certo no ano seguinte pela mesma altura novo
telefonema, e com o argumento que a maquina precisava de levar novas escovas no
motor pois avariam aos 6 anos de uso… foi a gota de agua, disse das boas ao
tipo que me ligou primeiro se durante a garantia não souberam que precisava de
revisão e só me viram depois de acabar a garantia e depois que tipo era ele
para adivinhar o uso que dou á maquina se a uso diariamente, ininterruptamente
ou se o uso apenas anualmente e que não precisava da revisão nem agora nem em
futuras datas, e que se precisasse de assistência técnica eu mesmo os
contactava pois a minha politica em relação a eles tinha mudado, o mesmo
mostrou-se incomodado com a minha reação mas que remedio teve que deixar.
Pensava eu que o
meu discurso tinha sido claro no meu discurso quando meses depois volto a ser
contactado pela empresa dos aspiradores a tentarem agendar uma revisão, bem
estão a ver a minha reação, mas os mesmos pediram-me muitas desculpas pois eu
tinha sido vitima de um ex. técnico deles que já não trabalhava para a empresa
mas que fazia-se passar por técnico oficial e que muita gente tinha sido lesada
mas que eles eram alheios, num aspeto comecei a pensar que talvez tivesse
logica pois daí as adivinhas com a necessidade das peças, mas o meu discurso
foi o mesmo, que se precisasse de assistência técnica eu próprio o solicitava,
mas para meu espanto durante mais 2 anos voltei a ser contactado pela empresa
para agendar revisões já há para aí 5 anos que me deixaram de contactar o que é
certo é que uso regularmente o aparelho e nunca avariou, de facto a qualidade
do aparelho é muito boa mas se hoje o tivesse de comprar compraria sem hesitar
um á venda nos supermercados por metade do preço deste e sem as constantes
chatices de ter de dar nomes e as revisões, fiquei farto deste esquema de
vendas e não aconselho a ninguém.
Provavelmente a minha
aversão á Bimby acima de tudo vai mesmo mais pelo esquema de vendas do que pelo
produto alem de que cada vez me aperceba mais e o que me revolta confesso que o
enorme preço que cobram é para pagar comissões a vendedores o produto teria um
preço real por volta do 700/800 euros e não os 1000 que custa e quem paga ainda
passa a vendedor para obter alguns benefícios com a compra alem de tentar
justificar o elevado preço da maquina pelo facto dela ser milagrosa, bem mas
isso é mentira o meu aspirador é um bom produto mas não faz milagres na altura
que o comprei era inovador é verdade mas hoje há muitos iguais á venda muito
mais baratos, mas se para quem tem os aspiradores a paranoia em falar deles até
nem é muito elevada quem tem a Bimby parece um bando de testemunhas de Jeová,
todos argumentam de uma forma muito idêntica, quando o nível de argumentação é
muito reduzido, é verdade a maquina é boa, mas não é maravilhosa como fazem
crer, muitas vezes dando a ideia de basta colocar lá tudo cru dentro da maquina
e sai a comidinha toda feita e temperada sem qualquer trabalho, bem com o meu
jeito para a cozinha se isso fosse possível comprava já uma hoje, mas ainda
falta muito para isso acontecer e não é com uma maquina destas… embora meus
caros a nova Bimby 5ª geração já faça algumas receitas fáceis(tipo sopas) sem
qualquer intervenção do utilizador, mas isso também as outras fazem com um
pouco mais de trabalho para o utilizador… mas o meu ponto de vista é que para
se obter o produto não se precisa de tanta coisa, gosto mais de ir á loja e ter
opção de escolha e motivo de comparação, ninguém é detentor da verdade suprema,
nem a Rainbow nem a Bimby.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário