ROBOTS DE COZINHA
Comprei recentemente uma maquina
deste tipo, e que confesso que por minha iniciativa, já a teria comprado há
muito tempo, se não o fiz foi devido á relutância da minha mulher, mas também graças
a ela comprei agora a maquina por um preço invariavelmente inferior ao que
teria despendido se a tivesse comprado logo na altura em que lhe falei de uma
maquina de cozinha que fazia quase tudo e que um colega meu me tinha falado
pois tinha uma e eu próprio tinha ido pesquisar na internet acerca da mesma,
estou a obviamente a falar da famosa BIMBY.
A verdade é que acho que a máquina
em questão é útil, e tive conhecimento da mesma há mais de 10 anos suponho que
esse meu colega foi mesmo um dos primeiros clientes a comprar a máquina em Portugal,
mas a forma como ele me descrevia a máquina era como quase estarmos a assistir
a um milagre, a máquina fazia tudo bastava colocar os ingredientes lá dentro e
pimba o comer aparecia tal e qual aqueles programas de televisão em que o
cozinheiro tira o tabuleiro da comida pronta 30 segundos depois de ter colocado
lá o tabuleiro para cozinhar… quem nunca teve esta sensação depois de ouvir um
cliente da máquina Bimby? Mas a verdade é que depois de umas perguntas e
pesquisar na internet fiquei a saber que de facto a maquina até é muito boa mas
não é milagrosa e que requer obviamente utilização e pratica para confecionar
todos os pratos.
Mas como disse a minha mulher
sempre vetou todas as tentativas de compra pela minha parte da Bimby e assim
foi passando o tempo, até que recentemente aconteceu o boom deste tipo de
maquinas algumas mesmo a preços low cost estou a falar da yammi que se vende
nos hipermercados Continente/Worten, a Mycook etc. etc., umas de marca outras
nem tanto umas com preços 1/3 ou mesmo metade em relação á Bimby, mas já de
tudo apareceu no mercado, e a verdade é que desde que a Yammi saiu para o
mercado é verdade que no Natal passado a Vorwerk (marca detentora da Bimby)
veio a publico declarar que mesmo com a concorrência teve vendas record, não é
menos verdade que as marcas da concorrência vieram mexer e de que maneira no
mercado, tendo vendas para lá do limite.
Mas a verdade é que toda a concorrência veio mexer com a Vorwerk, e se é
verdade que os mesmos alegam ter um produto acima de qualquer suspeita, de uma
qualidade imbatível e fiável, alegando que muitos produtos da concorrência são
de qualidade sofrível e “made in China”, a verdade é que não ficaram a dormir á
sombra da bananeira e decidiram inovar, devo admitir que foi uma estratégia correta,
e lançaram recentemente acho que em 5 de setembro a Bimby 5ª geração, uma
maquina muito mais inovadora do que a que veio substituir, e obviamente muito
mais evoluída do qualquer outra no mercado, chegando mesmo em alguns casos a fazer
aquilo a que alguns clientes mais paranoicos diziam da Bimby da geração
anterior ou seja em alguns casos basta colocar todos os ingredientes de uma só
vez que a maquina faz tudo sozinha sem precisar de intervenção alguma, ou seja
a nova Bimby é quase um computador cozinheiro.
E quem tem uma Bimby? Ui então
esses falam da maquina como se fosse uma coisa nunca antes vista, isto apesar
de a maquina se vender há mais de 11 anos, tudo é uma maravilha, não sei se
pelo facto de se conseguirem arranjar possíveis interessados possam beneficiar
de benefícios coisa muito usual em vendas diretas deste tipo ou se acham que ao
possuir este tipo de maquina têm algo de um poder quase absoluto a verdade é
que isso tudo é pura ilusão, e de uma ingenuidade imensa, não estou a falar
assim porque tenha qualquer tipo de inveja ou ciúme, estou a falar assim porque
há muito que percebi que temos que acima de tudo ser inteligentes, e que nem
sempre comprar um produto caríssimo é o melhor caminho, está a escrever alguém que
deu 2000 euros por um aspirador da marca Rainbow e que na altura (15 anos) era
um aparelho verdadeiramente inovador e sem paralelo no mercado tal e qual a
Bimby o era há 11 anos, mas que hoje nunca pagaria nem 1/3 por um aspirador do género,
a verdade é que o aspirador em questão é de uma qualidade muito boa e de facto
é uma maquina fiável e acima de qualquer suspeita, mas nem faz milagres como me
queriam fazer crer na demonstrações nem agora daria 2000 euros por um produto
se encontro o mesmo á venda no supermercado similar por 700/800 euros, já para
não dizer que encontra-se aspiradores de deposito de agua (a verdadeira
inovação deste aparelho) á venda no mercado por preços á volta dos 150 euros…
portanto pagar 2000 euros por um produto similar mesmo que de uma qualidade muitíssimo
superior estaria hoje fora de questão, tal como há 10 anos teria comprado a
Bimby sem hesitar hoje obviamente é um exagero comprar uma maquina de 1000
euros quando podemos comprar outras a preços reduzidos similares… ah e com 2
anos de garantia ou seja por muito más que sejam durante 2 anos se avariarem
vão a arranjar… se demorar mais de 30 dias sem solução dão outra nova… é caso
para pensar não é?
Ah a propósito comprei a
Yammi, qualquer dia escreverei a falar dela seja boa ou má irei falar acerca da
minha experiencia, mas antes de mais devo dizer que a comprei quase que por
impulso e desta vez sem esperar pelo aval da minha mulher a maquina que custa
habitualmente 349 euros na altura de comemorar o 1º aniversario passou a custar
279.20 euros (o pormenor dos 20 cêntimos achei delicioso), ou seja se a maquina
já de si tinha um preço atrativo então passou a ser “pegar ou largar”, e
conheço até algumas pessoas que têm uma e já me falaram bem da mesma decidi
comprar logo a maquina, e depois de abrir a caixa ainda tive mais uma surpresa,
se registarmos a maquina no site da marca ainda recebemos mais 10 euros em
cartão Continente para comprarmos o que quisermos, ou seja a maquina ainda me
custou um pouco menos do que imaginava, onde a Bimby pode render mais do que
isto? Peço desculpa por não ser um paranoico da marca nem ser um seguidor da
mesma apesar de reconhecer a qualidade da mesma, mas nos dias que correm é uma
estupidez pagar mais por um produto se há similar no mercado, e pior a marca em
questão nunca baixará o preço da mesma pois a sua estratégia de marketing é exatamente
essa a de dar uma ideia de exclusividade, mas o cliente não percebe que muita
da margem do preço dessa mesma maquina está assente num esquema de comissões
entre vendedores e maquina? Sim eu percebi isso na altura em que comprei o
Rainbow, mas na altura era atenuado por o produto ser mesmo inovador e a concorrência
que havia era vendida pela mesma via ou seja através da venda direta por
demonstração e a diferença de qualidade era abissal e a nível de preço a
diferença não era assim tanto para dar a ideia o concorrente da Rainbow que na
altura vi era de uma qualidade sofrível e o preço era 600 euros mais barato, ou
seja estávamos a falar de um produto que custava 1400 euros… por mais 600
comprei um produto muito melhor, mas percebi que em tanto um produto como outro
a margem de lucro para a marca bem como para o vendedor era muito grande ou não
fosse o caso de muita gente que está ligado a esse tipo de negócios não faz
outra coisa que não vender maquinas, e se em vez de pensarem nos elevados
lucros com comissões pensassem antes no cliente? A verdade é que nas marcas de
supermercado a margem de lucro é invariavelmente inferior e a qualidade também mas
o cliente beneficia de um preço em que pode pensar se vale ou não a pena
investir e se avariar sempre há a ideia de em 2 anos não se preocupar com o
problema.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário