O PRINCIPIO DO FIM DO AUTOSPORT PORTUGUES
Na semana de 17 de Janeiro de 2012 saiu o ultimo número semanal do jornal entretanto transformado em revista “AUTOSPORT” versão portuguesa, sendo o processo editorial mudado para mensal em formato de revista, em versão on-line paga e versão site com certeza apenas com tópicos das noticias.
Antes de dissecar a verdadeira razão para esta muda de estratégia, está acima de tudo o factor crise, decerto o nível de vendas actualmente não estão em valores sustentáveis para se poder ter essa periodicidade ou seja a nível semanal, a crise em si não explica tudo, no meu entender e eu que sempre fui um seguidor acérrimo do desporto automóvel e durante muitos anos comprador e leitor do referido semanário, vejo que acima de tudo está a falta de estratégia no desporto automóvel que este meu país pratica desde á mais de década e meia.
Portugal foi um país que aos poucos foi desconsiderando o desporto automóvel em prol do desporto considerado rei o futebol, para o futebol construiu-se 10 estádios de futebol que muito amargamente hoje estamos a pagar e com juros, em contrariedade de termos perdido o campeonato de formula 1 devido á falta de verbas para se fazerem obras no autódromo do Estoril … já depois de confirmada a perda do campeonato é que se procederam ás referidas obras com os resultados já vistos até hoje ou seja nunca mais a formula 1 nos visitou e das poucas vezes que cá aparecem é para treinos esporádicos, preferindo Espanha a Portugal para treinarem, entretanto fazem mais um autódromo desta vez no Algarve mas formula 1 nem vê-la, isto é, foi um desbaratar de verbas para no fundo ficarmos como estamos ou seja no fundo… é verdade que a Portugal vêem provas de prestigio internacional, como campeonatos de motociclismo e turismos alem de campeonatos de GT’s, mas para os amantes do futebol me entenderem é como se de um momento para o outro apenas tivessem acesso ao campeonato da 2ª divisão nacional, é futebol na mesma mas a primeira divisão é a primeira divisão não é verdade? E a formula 1 é a primeira divisão do desporto automóvel, os ralis foi uma novela idêntica por sorte voltamos a ter o campeonato em Portugal mas feito em moldes bem piores do que antes, fazer o rali de Portugal no Algarve é matar categoricamente um rali já anteriormente considerado o melhor do mundo… e nem estou a falar nos moldes organizativos esses sim de excelente qualidade, mas as paisagens de Fafe são insubstituíveis a zona centro do país tinha classificativas únicas isso também vende o país a nível do turismo, mas preferiram colocar na zona mais turística de Portugal o Algarve, mas o espírito do rali morreu com isso.
Se a aposta do país a nível do desporto automóvel já é o que é e claro de um modo ou de outro faz com que o publico se afaste, e da crise que também se abateu neste desporto devido á escassez de patrocinadores ainda tiveram a ideia de praticamente relegar o desporto automóvel para canais de cabo pagos ou seja na sport tv, isso sim a principal razão para o descalabro do desporto automóvel no meu país o fim da sua divulgação em canal aberto.
Sou do tempo que havia um programa semanal na RTP 2 “ROTAÇÕES” do qual apesar de passar a altas horas da madrugada era visto por muitos milhares de espectadores, e que a par com as transmissões do campeonato de formula1 e ralis entre outros desportos motorizados, faziam com que muita gente aderisse a um desporto que também desperta paixões, e com isso muita publicação do ramo vendia que nem pãezinhos quentes, havendo varias publicações semanais dedicadas especificamente ao desporto aos pouco foram acabando, nesta semana foi a queda do ultimo reduto e o mais importante titulo a esse nível, a verdadeira razão alem da crise é a falta de projecção que este desporto tem em Portugal, apenas relegado a uma elite que tenha dinheiro para pagar a mensalidade do canal em questão os restantes têm que se ir contentando em ver na Internet ou reportagens ou no youtube os resumos, mais uma vez este país tem uma enorme equidade para com os seus cidadãos, dando tudo a um desporto em detrimento de todos os outros, é verdade que o futebol é quem mais gente arrasta mas dadas as condições de projecção que este desporto beneficia, até acho que é um enorme flop pois se nos jogos das equipas de topo há muita gente nos estádios, gostaria que observassem as bancadas nos jogos de 2ª linha isto em plena primeira divisão… no desporto automóvel quando a competição é publicitada há sempre uma enorme afluência de gente que com todas as politicas decidias desde os últimos 15 anos foi-se afastando do desporto devido mais á falta de informação e acompanhamento do que por falta de gosto, sem a projecção a nível de televisão, mata-se um desporto aos poucos e com isso tudo que a ele esteja ligado.
Portanto esta mudança editorial do “AUTOSPORT” é apenas uma consequência de um todo e com isso é o fim de um resistente, é certo que continua no mercado mas o espírito não será nunca mais o mesmo, eu lembro-me que mal podia esperar para comprar na 2ª feira o autosport para saber da reportagem da corrida de formula 1 que tinha dado ao domingo, ou de um rali ou de uma qualquer outra prova que me interessasse, depois passou para a 3ª feira e agora é mensalmente… não precisando ser visionário para perceber que um dia poderá ser o adeus… se tudo continuar como está.
Devíamos ter em conta que o desporto não é só futebol.
NAKED MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário