A TOTAL INUTILIDADE DA LINHA SAUDE24
Provavelmente não é a primeira
vez que abordo o tema aqui no blogue e tenha a clara noção de que se alguma vez
abordei o assunto não foi para dizer bem, neste texto apenas vou reforçar se a
minha ideia já era má até porque a única vez que recorri ao serviço foi de uma
inutilidade sem comentários, neste momento em que vivemos com picos de casos de
covid19 da nova variante em com junto com as demais doenças que sempre existiram
o serviço em si é completamente inútil e de certa forma desnecessário… é
verdade que muitos dos procedimentos estão limitados por falta de meios disponíveis
ou seja apesar de já ser tempo de os responsáveis pela saúde darem mais valências
aos operadores desta linha como passarem documentos oficiais de modo a agilizar
o serviço desde que o mesmo estivesse articulado com os serviços locais como
unidades de saúde ou hospitais, nada disto ocorre, uma pessoa liga para a linha
e quando não está seculos á espera, o mais certo é que lhes respondam para se
dirigirem ao centro de saúde para tratar de inúmeros assuntos burocráticos…
muitas vezes estando todo o agregado familiar em isolamento ou infetado… o que
quero dizer é que quem quer que ligue para esta linha muito raramente fica com
todos os seus assuntos burocráticos resolvidos pois administrativamente os
operadores ainda hoje não podem agir, duplicando os recursos e entupindo todo o
sistema de saúde.
Mas se administrativamente
estaria a ser imensamente injusto perante os operadores desta linha dado que os
mesmos estão limitados aos recursos disponíveis, já o mesmo não podemos falar de
atender o utente e resolvendo a sua situação com eficácia, pois muitos dos
utentes acabam ter como solução ao seu problema a deslocação ao centro de saúde,
para assuntos muitas vezes que nem nos centros de saúde há informação disponível
para muitos assuntos enviados pelos operadores desta linha, colocando o utente
numa situação de total desnorte pois não consegue resolver a sua situação nem
sequer obtém uma alternativa tornando a sua tentativa de contacto totalmente inútil,
já para não falar como me aconteceu a mim ser enviado para um local e serviço
que não existia ou em muitos casos não há vagas disponíveis pois os recursos na
saúde são limitados e cada ano que passa mais limitados ainda, seja por falta
de profissionais de saúde ou pelo excesso de procura dos serviços… já não
falando de que este serviço é pago e não está no plafond normalmente das
operadoras como uma chamada normal para uma rede fixa.
Então se quase tudo o que
enumerei acima já era uma triste realidade antes da epidemia, então de lá para
cá tem sido um caos, com o serviço nunca respondendo ás solicitações de maior
procura, tenho o governo e responsáveis a grande culpa disto pois não asseguram
capacidade antes dos picos de procura, e o que verificamos é que para as
pessoas que contraem covid19 passam a viver uma verdadeira epopeia em torno da experiencia
de contacto com esta linha que á partida deveria ser de apoio e não o que na
realidade presta á comunidade.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário