DACIA É VERDADEIRAMENTE O CARRO DO POVO
Demorei um pouco para escrever
este texto, mas queria ser o mais exato e imparcial possível, pensei escreve-lo
mal acabasse a garantia do meu carro, mas o tempo foi passando e agora quase com
5 anos depois da compra, venho-vos falar da compra que realizei, o Dácia
definitivamente é o carro do povo, um carro extremamente barato a nível da compra,
extremamente fiável devido á tecnologia “antiga” que possui (normalmente com um
desfasamento de 8 anos), e pela qualidade de construção demasiadamente banal
praticamente só constituída por plásticos duros, mas acima de tudo um carro
extremamente económico em termos de consumo e manutenção, vou contar
detalhadamente a minha experiencia e opinião acerca da marca que desde já
alerto, quem queira um carro inovador e com todos os luxos a Dácia não é marca
para ele… mas para quem queira um veiculo fiável, económico, espaçoso, seguro
então este carro é o ideal para toda a gente ter um carro novo muito mais
barato do que muitos usados premium a cair de velhos que por aí circulam.
Bem com quase 5 anos não tenho
tido um único problema mecânico com o carro, de longe até agora foi o carro
mais fiável que tive, neste tempo tirando a revisões normais com mudança de óleo
e filtros, posso dizer que mecanicamente a única coisa de relevante que troquei
foram as pastilhas de travão e velas aos 60000 kms… coisa que em nenhum carro
anterior me tinha acontecido, normalmente aos 30000, e a única coisa que já lhe
tive que trocar foi as duas escovas limpa vidro frontais aos 3 anos… a traseira
ainda por lá anda em bom estado, por isso fiabilidade e manutenção estamos
conversados, ah e tenho que dizer que todas as revisões que até agora fiz foi
no concessionário oficial ou seja não estou a falar em revisões da treta, estou
a falar de que se não me trocaram nada mais é porque nunca foi preciso, é que
tirando a ultima manutenção que disse que foram trocadas as velas e pastilhas
de travão que teve um custo total em volta dos 400 euros até lá nunca tinha
pago mais do que 200 euros… só em termos de comparação cerca de 400 euros foi o
que paguei pela revisão há 25 anos do meu Fiat Ponto na Fiat nos 15000 kms
depois disso foi sempre a bombar, mas sobre isso um dia ainda escreverei um
texto a contar essa minha experiencia.
Bem se em termos de custos e
manutenção podem ficar elucidados, falemos agora dos consumos, para carro a
gasolina estamos a falar de consumos em volta dos 4.5 litros reais de combustível
coisa que em relação ao meu anterior Ford Fiesta são um escândalo… nunca
consegui baixar dos 6 litros os consumos desse carro… hoje o Dácia consome
menos cerca de 1 litro de gasolina do que o meu Smart, para verem as coisas,
agora vejam um Smart For Two… e um Dácia Logan MCV… estamos a falar de carros completamente
diferentes em tamanho e peso o Dácia pesa mais 300 a 400 kgs do que o Smart de
caras, mesmo carregado tem consumos que nem chegam ao que era os recordes mínimos
do Fiesta para terem uma noção da economia do carro.
Falemos
agora da construção do carro, e ao contrario do maior mito que se cria em volta
da qualidade da construção destes carros em que é usado plástico duro em tudo o
que esteja á vista o que é verdade confirmo, mas estranhamente tudo é bem
montado, ou seja o meu carro neste momento tem 66000 kms e NÃO tem um único ruido
parasita, se desligar o radio não ouço nada, até o motor de 3 cilindros por
dentro não se nota… e eu sei o barulho que este tipo de motores fazem, tenho um
Smart lembram-se? Ou seja a insonorização é espetacular, lembro-me que no meu
Fiat, 6 meses depois de o ter adquirido tudo em volta do painel de instrumentos
parecia uma orquestra desafinada de plásticos a ranger só o radio em alto som
abafava os ruídos parasitas… no Fiesta havia poucos ruídos parasitas mas havia
alguns… pronto o Smart até hoje não os tem mas comparemos o preço dos carros e
da origem dos mesmos o Smart tem uma outra qualidade e pertence a um segmento
que se pode considerar premium, o Dácia esse é tudo plástico mas tudo bem
montado e sem ruídos, os bancos e estofos são de qualidade para o uso comum nem
apresentam desgaste e são confortáveis, já fiz viagens de 600 kms seguidos sem
o mínimo de problemas em termos de conforto, o carro sem duvida dá uma noção a
quem viaja nele estarmos perante um veiculo de um segmento muito superior do
que na realidade ele se insere, esquecendo-nos na realidade estarmos perante um
carro tão barato e de um segmento baixo.
Para terminar apenas dizer que
tudo o que o meu carro dispõe em termos de equipamento é logico e necessário,
ou seja praticamente comprei o carro com todos os extras disponíveis que são de
uso comum, ao contrario de muitos outros modelos mais caros que têm tanta coisa
que a grande maioria dos condutores não o usa por completo desconhecimento de
como os usar, o meu carro tem cruise control, limitador de velocidade (extremamente
útil em viagens por localidades e dentro da cidade), controlo de tração e
estabilidade, para um carro que me custou 12000 euros o que posso pedir mais? Pena
é a Renault não ver na Dácia o verdadeiro carro do povo pois se apostasse a
serio nesta marca muita coisa em termos de conceito de mobilidade mudaria, as
pessoas com muito pouco têm muito, talvez por isso estou a ponderar seriamente
adquirir o futuro Dácia Spring o primeiro elétrico da marca para substituir
pelo meu Smart que com 15 anos e 140000 kms já atingiu o limite da utilização
(isto é sem gastar muito com o carro), estou expectante pela apresentação do
mesmo e perceber se é mesmo isso que preciso para 2º carro, tenho que ter em
conta e a isso vos aconselho, só comprem Dácia se necessitarem de um carro para
a vida… se quiserem fazer negocio com esta marca é perder dinheiro pois o carro
desvaloriza muito rapidamente, é barato a comprar mas também ninguém vai ganhar
dinheiro com a sua transação, mas se precisarem de um veiculo robusto, económico
e espaçoso para usar e abusar durante muitos anos… é o carro ideal um
verdadeiro ovo de Colombo.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário