AULAS DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
Em Portugal está a decorrer uma
polemica que envolve uma disciplina escolar obrigatória entre o 2º e 3º ciclo
do ensino básico que é a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que mais
não é do que uma disciplina desnecessária que foi criada salvo erro no governo
de Passos Coelho e que na escola do meu filho não é mais do que a aula em que a
diretora de ano tem a possibilidade de ficar a conhecer a turma em questão,
sendo que a professora que leciona essa disciplina que acabei de dizer
completamente desnecessária e sem qualquer importância, não é uma professora
afeta a essa disciplina em particular, ou seja essa disciplina que ressalvo
conta para nota e pode influenciar e de que maneira a media geral de um aluno
não tem uma matéria em especifico apenas aborda assuntos numa maneira abstrata
e completamente tendenciosas, sem que sejam objetivas como as outras
disciplinas no geral em que cada disciplina aborda uma matéria da sua especialidade,
no caso de Cidadania e Desenvolvimento, aborda temas fraturantes como igualdade
de género, ambientalismo e reciclagem, bem como temos mais consensuais como
regras de transito e afins, ou seja é uma disciplina que na pratica não serve
para nada mas que conta para nota e tem essa importância como qualquer outra de
estudo.
O problema é que salvo erro
pais de 2 alunos, se insurgiram contra estas aulas e proibiram os seus filhos
de as frequentarem alegando objeção de consciência e mesmo discordando, relativamente
á grande parte dos assuntos abordados nesta disciplina, o problema é que estes
alunos que segundo foi divulgado são alunos excelentes ao nível de quadro de
honra da escola terem que chumbarem por faltas por causa de não frequentarem
esta disciplina, bem na realidade e como disse esta disciplina apesar de ser
completamente desnecessária está no horário e como qualquer outra passível de
se puder chumbar por faltas obviamente, eu compreendo o que alegam os pais destes
alunos, esta disciplina não deveria existir neste moldes, ou no mínimo a
existir que fosse uma disciplina em que não fosse atribuída uma nota final, mas
que fosse obrigatória a sua frequência, dado que os assuntos abordados, nem sempre
serem os mais corretos e reais na realidade, aliás muitos dos assuntos
abordados por esta disciplina eu pessoalmente discordo de praticamente todos
eles, no entanto nunca proibi o meu
filho de as frequentar, como os pais desses alunos fizeram… e aí é que está o
erro da situação, os pais desses alunos de facto no fundo têm razão no que
alegam, muitos dos assuntos abordados nesta disciplina estão truncados ou são perigosamente
tendenciosos, no entanto eles como pais não têm o direito de limitar os seus
filhos ou mesmo proibi-los de frequentar uma disciplina que eles em plena consciência
discordem… aí é que está o erro destes pais, eles quiseram levar uma guerra de consciência
pessoal ás ultimas instancias colocando os filhos no cerne da questão e olho do
“furacão”, ou seja os filhos arriscam perderem anos escolares á conta do capricho
moral dos pais.
Como disse de inicio concordo
com quase tudo o que alegam estes pais, eu próprio sou o primeiro a dizer que
estas disciplina é desnecessária e tendenciosa, mas afinal porque deixei e deixo
o meu filho frequentar esta disciplina ao contrario destes pais que os
proibiram e ainda agora têm processos em tribunal para resolver esta questão, e
até já mesmo veio a motivar uma espécie de manifesto assinado por altas individualidades
do mundo politico para que se acabe com esta disciplina? Simples, porque fiz o
papel de pai, ou seja apesar de discordar de quase todos os temas abordados
tive o cuidado de ensinar ao meu filho que aquilo que ele ouvia nas aulas e que
deveria replicar da mesma forma em qualquer forma de avaliação a trabalhos exigidos
pela disciplina, eram apenas pontos de vista distorcidos ou tendenciosos do que
a minha opinião achava, e sempre tive o cuidado de mostrar o outro lado a tudo
o que lhe era ensinado nesta disciplina… sim porque nós pais acima de tudo
temos que ensinar os nossos filhos do que achamos ser o melhor para eles, não
os proibir de frequentar seja o que seja, devemos isso sim permitir que eles
tenham acesso a um tipo de informação e se discordarmos darmos-lhes a ver a
nossa versão dos factos até para que eles pensem nas diversas realidades e lhes
permita que tenham eles próprios a sua própria opinião, é que se formos por aí
há imensas disciplinas que então se fossemos como esses pais desses alunos também
os proibíamos de frequentar essas disciplinas… historia, ciências e biologia seriam
um must, meus caros podemos ter uma opinião formada sobre um assunto mas
proibir um filho de frequentar seja o que for porque discordamos com os
assuntos abordados é um crime! Devemos isso sim permitir que tenham acesso a toda
a informação possível e se discordarmos devemos como pais que somos mostrar o
que sabemos sobre o assunto, para que eles também tenham um sentido critico
acerca do assunto, não podemos impor a nossa opinião sobre tudo e todos pois aí
estaremos a ser iguais ou piores do que os que lecionam esta disciplina e sobre
os temas abordados pela mesma.
NAKED
MAN
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