O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

AULAS DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

AULAS DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

 

             Em Portugal está a decorrer uma polemica que envolve uma disciplina escolar obrigatória entre o 2º e 3º ciclo do ensino básico que é a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que mais não é do que uma disciplina desnecessária que foi criada salvo erro no governo de Passos Coelho e que na escola do meu filho não é mais do que a aula em que a diretora de ano tem a possibilidade de ficar a conhecer a turma em questão, sendo que a professora que leciona essa disciplina que acabei de dizer completamente desnecessária e sem qualquer importância, não é uma professora afeta a essa disciplina em particular, ou seja essa disciplina que ressalvo conta para nota e pode influenciar e de que maneira a media geral de um aluno não tem uma matéria em especifico apenas aborda assuntos numa maneira abstrata e completamente tendenciosas, sem que sejam objetivas como as outras disciplinas no geral em que cada disciplina aborda uma matéria da sua especialidade, no caso de Cidadania e Desenvolvimento, aborda temas fraturantes como igualdade de género, ambientalismo e reciclagem, bem como temos mais consensuais como regras de transito e afins, ou seja é uma disciplina que na pratica não serve para nada mas que conta para nota e tem essa importância como qualquer outra de estudo.

                O problema é que salvo erro pais de 2 alunos, se insurgiram contra estas aulas e proibiram os seus filhos de as frequentarem alegando objeção de consciência e mesmo discordando, relativamente á grande parte dos assuntos abordados nesta disciplina, o problema é que estes alunos que segundo foi divulgado são alunos excelentes ao nível de quadro de honra da escola terem que chumbarem por faltas por causa de não frequentarem esta disciplina, bem na realidade e como disse esta disciplina apesar de ser completamente desnecessária está no horário e como qualquer outra passível de se puder chumbar por faltas obviamente, eu compreendo o que alegam os pais destes alunos, esta disciplina não deveria existir neste moldes, ou no mínimo a existir que fosse uma disciplina em que não fosse atribuída uma nota final, mas que fosse obrigatória a sua frequência, dado que os assuntos abordados, nem sempre serem os mais corretos e reais na realidade, aliás muitos dos assuntos abordados por esta disciplina eu pessoalmente discordo de praticamente todos eles, no entanto nunca proibi  o meu filho de as frequentar, como os pais desses alunos fizeram… e aí é que está o erro da situação, os pais desses alunos de facto no fundo têm razão no que alegam, muitos dos assuntos abordados nesta disciplina estão truncados ou são perigosamente tendenciosos, no entanto eles como pais não têm o direito de limitar os seus filhos ou mesmo proibi-los de frequentar uma disciplina que eles em plena consciência discordem… aí é que está o erro destes pais, eles quiseram levar uma guerra de consciência pessoal ás ultimas instancias colocando os filhos no cerne da questão e olho do “furacão”, ou seja os filhos arriscam perderem anos escolares á conta do capricho moral dos pais.

                 Como disse de inicio concordo com quase tudo o que alegam estes pais, eu próprio sou o primeiro a dizer que estas disciplina é desnecessária e tendenciosa, mas afinal porque deixei e deixo o meu filho frequentar esta disciplina ao contrario destes pais que os proibiram e ainda agora têm processos em tribunal para resolver esta questão, e até já mesmo veio a motivar uma espécie de manifesto assinado por altas individualidades do mundo politico para que se acabe com esta disciplina? Simples, porque fiz o papel de pai, ou seja apesar de discordar de quase todos os temas abordados tive o cuidado de ensinar ao meu filho que aquilo que ele ouvia nas aulas e que deveria replicar da mesma forma em qualquer forma de avaliação a trabalhos exigidos pela disciplina, eram apenas pontos de vista distorcidos ou tendenciosos do que a minha opinião achava, e sempre tive o cuidado de mostrar o outro lado a tudo o que lhe era ensinado nesta disciplina… sim porque nós pais acima de tudo temos que ensinar os nossos filhos do que achamos ser o melhor para eles, não os proibir de frequentar seja o que seja, devemos isso sim permitir que eles tenham acesso a um tipo de informação e se discordarmos darmos-lhes a ver a nossa versão dos factos até para que eles pensem nas diversas realidades e lhes permita que tenham eles próprios a sua própria opinião, é que se formos por aí há imensas disciplinas que então se fossemos como esses pais desses alunos também os proibíamos de frequentar essas disciplinas… historia, ciências e biologia seriam um must, meus caros podemos ter uma opinião formada sobre um assunto mas proibir um filho de frequentar seja o que for porque discordamos com os assuntos abordados é um crime! Devemos isso sim permitir que tenham acesso a toda a informação possível e se discordarmos devemos como pais que somos mostrar o que sabemos sobre o assunto, para que eles também tenham um sentido critico acerca do assunto, não podemos impor a nossa opinião sobre tudo e todos pois aí estaremos a ser iguais ou piores do que os que lecionam esta disciplina e sobre os temas abordados pela mesma.

 

NAKED MAN

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