O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

segunda-feira, 8 de julho de 2019

A DEPENDENCIA DE PORTUGAL PELO DIESEL É ESCANDALOSA


A DEPENDENCIA DE PORTUGAL PELO DIESEL É ESCANDALOSA

 

             Se havia duvidas acerca da dependência dos portugueses pelo gasóleo, tudo ficou provado na recente greve dos motoristas de matérias perigosas que em 2 dias de paralisação praticamente deixou haver gasóleo disponível nas bombas… mas continuava a haver gasolina na grande maioria dos postos de combustíveis, o que devemos refletir acerca deste assunto é que Portugal consome em grandes quantidades um combustível muito poluente, e que o parque automóvel português está pejado de veículos que consomem esse combustível.

              Não estou aqui a dar lições acerca do ambiente apenas a constatar factos, e a dizer que não me venham com qualidade do ar num país que constantemente fecha os olhos ao parque automóvel mas apregoa aos 4 ventos ser um pais inovador na defesa do meio ambiente, a verdade é que o gasóleo é mais poluente do que a gasolina e a verdade é que os portugueses sempre foram uns dependentes crónicos de carros a diesel, muitos inclusive são acérrimos defensores deste tipo de combustível extremamente poluente e nefasto para a saúde, sei que ao aplicar estes termos muitos destes defensores já me devem estar a chamar todos os nomes a começar por idiota ignorante, mas a esses paranoicos chamemos-lhe assim convidava qualquer um desses a andar de mota atrás deste tipo de carros que dizem ser pouco poluentes, principalmente de carros com 5 ou mais anos que como todos sabemos é o que existe mais em Portugal, eu nem preciso de nenhum tipo de analise para afirmar categoricamente que vou a sufocar atrás de qualquer carro movido a gasóleo que deite um pouco mais de fumo do que deveria ser suposto e como toda a gente sabe por vezes os carros movidos a gasóleo são autenticas chaminés fumegantes.

                Posso concordar que para o português comum a ideia do diesel e dos carros a gasóleo até pode ser defendida por ser um combustível subsidiado naturalmente pelo estado português desde sempre pois se o combustível tivesse uma carga fiscal igual á da gasolina seria claramente mais caro do que a gasolina, como os carros a gasóleo são mais caros e a sua manutenção também mais cara passaria a serem carros pouco ou nada vendidos no nosso país pois um dos mitos da fiabilidade que os carros a gasóleo têm sobre a gasolina é puramente um mito, sempre tive veículos a gasolina e todos fazem imensos kms e nunca tive qualquer problemas de fiabilidade em comparação aos dos carros a diesel, ah pois vêm-me já dizer então porque afinal as grandes empresas só usam veículos a gasóleo para fazerem grande quantidade de kms? Simples porque o gasóleo é de facto um combustível ainda muito barato em Portugal em comparação aos outros combustíveis… ah já sei que me podem já “atacar” com o efeito GPL mas esse não é um argumento viável pois como todos sabemos muitas dessas empresas usam cartões de frota e claro os ramais abastecedores por vezes não acompanham as necessidades ou são mesmo inexistentes, e como podem ver o uso de veículos a gasolina não é viável devido ao elevado preço do combustível e nada a ver com os níveis de fiabilidade dos veículos a gasolina.

              É caricato que um país que tanto se diz inovador e defensor das tecnologias “amigas” do ambiente seja dos mais poluidores a nível de parque automóvel do mundo no rácio população/parque automóvel, e tudo com uma base de assobiar para o lado e mesmo como cheguei a ler defenderem o gasóleo como um combustível muito menos poluidor do que a gasolina pois os carros a gasóleo poluíam muito menos em comparação com os de gasolina no que respeita a Co2 pois consumiam menos… o que se esqueceram de dizer é que os componentes libertados pela combustão dos carros a gasóleo poluem milhares de vezes mais do que os carros a gasolina a começar logo pelos ultimamente gases NoX, que se não fossem os americanos terem embirrado e feito testes que os europeus sempre varreram para “debaixo do tapete” e toda a fabula dos carros a gasóleo serem “amigos” do ambiente ainda prevalecia até aos dias de hoje, o certo é que depois da polemica com as manipulações dos motores a gasóleo detetada pelos americanos os carros a gasóleo de um dia para o outro passaram de carros “amigos” do ambiente para o que na realidade são, carros inimigos do ambiente, extremamente poluentes e nocivos para a saúde, se têm duvidas andem de mota atrás de carros a gasóleo e vão ver o bem que vos faz, e se conseguem respirar fundo… talvez um fumador inale menos fumos tóxicos do que um motard atrás de um carro a gasóleo.

             Eu sei que os idiotas dos defensores do diesel virão com argumentos de merda como que os motores a gasóleo recentes têm todos e mais alguns filtros e que obviamente todos os problemas que estou a dizer atrás são meros exageros… sim na virtualidade até poderia ser verdade… mas a realidade coloca tudo em questão, todos sabemos que mesmo com filtros e mais filtros catalisadores e o diabo a sete os motores a diesel continuam a ser poluentes embora menos… e também todos sabemos que a grade maioria dos possuidores desse tipo de carros tiram esses mesmos filtros e mexem nos motores de modo a este ser mais  preformante e com menos consumo, não sejamos hipócritas, não é á toa que muitas cidades ponderam proibir a entrada de carros a diesel bem como acabar a breve trecho mesmo com os motores a combustão, seja eles a diesel como mesmo a gasolina inclusive, tudo isto irá deprimir o português tipo que sempre viu o gasóleo como única forma de locomoção… será os portugueses a ressacar com carros elétricos ou então vão andar a pé nas cidades, será cómico de ver.

              Por isso deixemo-nos de hipocrisias, afirmar-se um defensor do ambiente e depois andar de carro a gasóleo é de uma incoerência atroz, e nem mesmo as polemicas em torno de carros a gasóleo demoveu os portugueses a pensar duas vezes e continuam a comprar carros a gasóleo como se não houvesse amanhã, embora um pouco menos pois as alternativas a gasolina já são muito interessantes bem como a oferta elétrica está um pouco mais diversificada com preços mais em conta, mas na generalidade o combustível de eleição em Portugal continua a ser o gasóleo, portanto esqueçam a ideia de que somos ambientalistas quando andamos a poluir á força toda com os nossos carros do dia a dia!

 

NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário