AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA PREVENÇÃO RODOVIARIA
PORTUGUESA NA REAÇÃO AO AUMENTO DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS PORTUGUESAS
No inicio deste ano tive
conhecimento de uma entrevista com o presidente da prevenção rodoviária portuguesa
José Manuel Trigoso salvo erro na Antena1 em que na reação ás péssimas operações
Natal e Ano Novo, vinha refletir no que afinal está a falhar, entre muitas
coisas que ouvi, uma ficou-me na memoria, de que nas localidades apesar de o
limite de velocidade ser de 50 km/h as pessoas passam lá a 70 km/h, e que as
coisas tinham de mudar.
Bem já aqui refleti neste assunto
bem recentemente e verifiquei que há um ligeiro mudar de paradigma em relação
ao que de facto está a provocar cada vez mais acidentes em vez de se diminuir
estando nós num tempo que os carros cada vez mais seguros e com cada vez mais
equipamentos de segurança não se consegue diminuir os acidentes bem como há
mesmo um aumentar de vitimas… em anos anteriores a velocidade excessiva era a
causa principal… mas as autoridades desta vez refletiam noutros aspetos… um
dado positivo… que também vi refletida nalgumas declarações do presidente da Segurança
Rodoviária Portuguesa (PRP), mas para variar este mesmo assim não se conteve em
voltar a falar do menos obvio, a velocidade… sim de facto o que ele disse tem
razão de facto as pessoas nos locais de 50 km/h circulam a 70 ou mesmo mais… é impossível
andar-se a velocidades menores de 50 km/h em algumas vias só porque se está num
meio citadino, colocar radares em cima de radares não evita os acidentes apenas
engordam os cofres do estado, uma das medidas era mesmo aumentar as velocidades
em algumas zonas em vez de se diminuir… a realidade é que ninguém cumpre os
limites porque eles são completamente idiotas… então em algumas vias em que
parecem auto estradas circular a 50 km/h é de loucos, mas a verdade é que o que
se fala é mesmo descer de 50 para 30 a velocidade máxima em muitos locais
citadinos… e pode chegar a 20 em zonas habitacionais… claro que ninguém vai cumprir…
para muitos carros nem em 1ª velocidade isso é possível sem se ir abaixo.
Mas se em termos das velocidades os responsáveis
ainda estão completamente noutro mundo e este presidente da PRP não fica atrás,
temos também pontos de vista que de facto estão a ser corretos, como o uso dos telemóveis,
manobras perigosas, e deveria ser mesmo aí que se deveria intensificar toda a
fiscalização, de nada vale diminuir a velocidade máxima se num cruzamento uma
pessoa se nos atravessar á frente… de nada vale conduzir a 20 km/h e a escrever
uma SMS no telemóvel, de nada vale construir carros cada vez mais eficazes se
depois as vias de circulação têm pisos dignos de todo o terreno trial,
sinalizações deficientes e até mesmo erradas…
Em relação aos acidentes há um facto
que me preocupa… afinal porque motivo que na circulação na via publica apenas é
exigida formação aos condutores de veículos motorizados? Se todos andam na via
publica? Talvez possa ser a explicação de tantos e tantos atropelamentos…
porque afinal um condutor é exigido formação e a um peão não? Será que um peão
tem noção das regras de transito? E um ciclista? Porque não lhe é exigido
seguro por exemplo andando na via publica? Porque sempre por defeito é o
condutor do veículo motorizado é que fica com toda a responsabilidade teórica num
acidente ou pelo menos é logo o que nos vem á cabeça aquando um acidente
envolvendo ciclistas e peões? A verdade é que os acidentes nunca deixarão de
existir… nem que coloquem a velocidade máxima nos 0 km/h… haverá sempre alguém quem
se jogue para cima de um carro disso não tenho dúvida.
E que tal começar-se a
refletir de facto no problema e definir estratégias dignas desse nome? As declarações
do presidente da PRP não foram erradas de todo, o que tenho a dizer é que
deveriam pensar de facto no problema como um todo custe a quem custar e
deixarem-se de culpar os mesmos de sempre que sabem logo á partida não serem os
únicos culpados… pensem nisso.
NAKED
MAN
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