O FIASCO DA OPERAÇÃO NATAL 2018 NAS ESTRADAS
PORTUGUESAS
No momento em que estou a
escrever já decorre a operação ano novo e com 2 dias de duração já vai em 5
mortos, mas concentremo-nos para já na já passada operação Natal de 2018 da GNR,
em que resultou em 15 mortos mais do dobro do ano anterior, e em mais acidentes,
mas estatísticas são cegas por vezes como bem prova no ano passado com os
acidentes de moto em que culpava-se tudo e mais alguma coisa, acima de tudo os
condutores sem carta de moto, sem se perceber bem como e em que tipo de veículos
ocorriam a maioria dos acidentes, a estatística é cega, mas normalmente as
conclusões a que se chega é sempre a mesma desde o álcool, á carta ou não no
caso das motas e acima de tudo á velocidade… essa é sempre a grande desculpa,
mas o que me fez escrever desta vez foi exatamente a explicação das autoridades
depois de verem os resultados da operação natal de 2018… nada disto veio á
tona, aliás as autoridades estavam atonitas com os resultados e com as estatísticas…
a velocidade desta vez não vinha á cabeça, aliás os acidentes este ano
ocorreram em zonas de menor transito, normalmente á entrada de localidades e
com condutores sozinhos nos veículos, ou seja os acidentes ocorrem na mesma
esteja a estrada cheia de radares ou não.
Não sei se a mudança de
paradigma das autoridades foi feita a quente e ainda chocados com o volume de
acidentes e vitimas e sem saberem o que dizer disseram a verdade, ou se as
autoridades de uma vez por todas vêm a publico admitir que a culpa dos
acidentes não é devido a velocidade e aos chavões do costume e sim a muitos
fatores que não basta legislar sempre contra os mesmos ou seja os condutores
que os acidentes deixarão de ocorrer, quem anda na estrada sabe que a
velocidade é uma excelente fonte de receita… só por si não causa acidentes, os
carros de hoje suportam e estão preparados para velocidades 3 vezes superiores
ás de um veiculo de há 40 anos com toda a segurança… e o limite de velocidade
não evoluiu, os carros de hoje estão mais apetrechados do que nunca em termos
de segurança ativa e passiva e os acidentes continuam a ocorrer, ou seja entre
o condutor e a estrada se há algo que evoluiu foi exatamente o que está entre
eles ou seja os veículos automóveis, então porque ocorrem tantos despistes e
tantos acidentes? Velocidade excessiva? Ah sim se bateu é porque ia em excesso de
velocidade…, mas isso é apenas um argumento de merda para esconder a verdadeira
razão… e isso está ou do lado dos condutores ou do lado das vias de circulação…
não dos carros em si.
Como não fica de bom tom dizer
que todo e qualquer condutor é um assassino em potencia, pois na realidade não é
e continuo a acreditar que por mais idiota e imprudente que um condutor seja a
conduzir não o faz com o sentido de ter um acidente propositadamente, dentro dos
condutores alem da velocidade excessiva temos que contar com o pior dos atos de
condução que são as manobras perigosas, ignorar sinalização vertical e horizontal,
respeito pelos peões bem como acima de tudo que os peões tenham respeito pelos
condutores que é um fator que nunca é abordado a cada atropelamento a culpa
normalmente recai sempre sobre o condutor e ignora-se o peão, mas quem conduz
sabe que os peões ignoram completamente a velocidade do veiculo que se aproxima…
uma passadeira e é angulo reto na hora… claro que vai dar atropelamento, a
ideia de olhar para um lado e para o outro isso é para se ignorar, mas culpar sempre
os condutores é o mais fácil para as autoridades mas isso é um chavão cada vez
mais gasto, pois por mais radares e ações de fiscalização que ocorram os
acidentes ocorrem na mesma.
E porque não falar de na minha
opinião ser o verdadeiro culpado na equação? O estado rodoviário em Portugal? Porque
não admitir que a rede viária é mal projetada, mal feita e com maus materiais…
mal sinalizada, e com sinalização contradizente por vezes, autoestradas todas
portajadas, e itinerários principais que não passam de estradas rurais em
alguns países da europa… porque não admitir o obvio que enquanto se continuar a
ignorar as verdadeiras causas dos acidentes e culpando sempre os mesmos de
sempre nunca se mudará uma virgula á realidade… um ano pode ser bom com menos
mortos e no seguinte ser uma catástrofe… é que por mais que se repreenda e tire
pontos nas cartas dos condutores, que se continue a dizer que a velocidade é
culpada por todos os acidentes… qualquer um que se aventure nas estradas em Portugal
arrisca-se ao acidente na mesma pois anda nas estradas em mau estado, mal
sinalizadas e sabe-se lá quem foi o responsável pela sinalização, continuando a
portajar tudo e todas as autoestradas não permitindo alternativas… em Espanha
há as autovias… que são as nossas autoestradas mas sem portagens e as autopistas
muitas vezes paralelas ás primeiras mas portajadas… em Portugal é normal não se
permitir concorrência ás concessionarias… nem se faz percursos alternativos ás autoestradas
nem se deixam de portajar os itinerários principais em formato autoestrada em Portugal
as que haviam passaram a ser portajadas são as famosas SCUTS, depois o governo
vem dizer que se preocupa com a sinistralidade? É para rir… pelo menos desta
vez tive a surpresa das próprias autoridades virem assumir o obvio… não é só os
chavões de sempre os verdadeiros responsáveis pelos acidentes… até mesmo as
autoridades já se rendem ao obvio, tem que haver mais alem dos condutores e dos
veículos… talvez as estradas não acham?
NAKED
MAN
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