O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

CLASSES DE PORTAGEM


CLASSES DE PORTAGEM

 

         Como em tudo na vida nada é certo, por vezes basta um pequeno pormenor para que tudo mude, ou que um interesse superior se sobreponha por exemplo para que uma medida seja alterada “á medida” desse mesmo interesse, as classes de portagem é bem disso um exemplo, no inicio da entrada no mercado de trabalho fui colaborador da Brisa e fui portageiro, e só aí percebi a razão das classes de portagem, se as classes 3 e 4 eram bem fáceis de explicar dado que é sobre a quantidade de eixos que um veiculo possui, e claro quantos mais eixos mais desgaste que os mesmos provocam no caso a classe 3 são de veículos de classe 2 com 3 eixos e a classe 4 para veículos de classe 2 com 4 ou mais eixos, e digo de classe 2 pois posso estar a ser confuso mas para quem não sabe todos os veículos de classe 1 são sempre classe 1 independentemente dos eixos que tenham ou reboque que utilizem, a mudança de classe é sempre sobre a classe 2.

          Mas o que me deixou surpreso na altura foi a forma em como era calculada a diferença da classe 1 para a classe 2 que basicamente era todo e qualquer veiculo que tivesse uma medida ente o eixo da frente e o capô até 1,10 metros, ou seja abaixo disso era classe 1 acima disso classe 2, ora na altura fiquei estupefacto com a forma de calculo, sempre tinha imaginado que a diferença de classes era a diferença entre veiculo ligeiro vs. pesado ou seja todos os veículos até 3,500 kg eram classe 1 acima disso classe 2… pura ilusão, e uma enorme injustiça, em que ao desempenhar a função de portageiro presenciei das enormes injustiças que eram praticadas, por vezes o mesmo modelo havia diferenças de classes… apenas por ter um respirador de intercooler no capô, existia isso no modelo Pajero da Mitsubishi, em que o modelo sem intercooler pagava classe 1 e o modelo com o intercooler pagava classe 2… sendo exatamente iguais em tudo exceto na entrada de ar sobre o capô que fazia passar da medida do 1,10 metros, ora este tipo de injustiças são aberrantes, e ao longo dos tempos em vez de assistirmos a mudanças reais na tentativa de se corrigir o modo de calculo das classes de uma forma justa, nunca se fez nada… apenas uma ligeira correção nuns modelos específicos que após se venderem a alguns anos, e por serem fabricados em Portugal… lá se veio com a ideia que afinal esses modelos eram classe 1, estou a falar dos monovolumes produzidos em Portugal pela VW e Ford… mas essa mudança era apenas para quem tivesse Via Verde… verdadeiramente fantástico, alem de arbitrário pois na realidade era apenas uma medida para tapar os olhos de todos e fazer crer que se estava a corrigir uma injustiça apenas fez com que o fosso das injustiças ficasse maior, não só o modelo em questão era classe 1 como distinguia os proprietários do modelo entre os que tinham Via Verde e os que não tinham… já para não falar da discriminação que provocava nas outras marcas com modelos similares mas que não eram produzidos em Portugal…

                Mas como o modelo do monovolume entretanto foi descontinuado o assunto foi caindo no esquecimento, até que mais ultimamente os modelos no geral estão a ficar mais altos e veículos que na normalidade seriam classe 1 sem a mínima duvida passaram para classe 2, apenas por uma questão de cm, o que estava a colocar no mercado automóvel uma enorme pressão, ou se criavam modelos exclusivos para Portugal ou os modelos em questão passaria de recordistas de vendas na europa para vendas marginais em Portugal devido á classe de portagem, quase todos os SUVs estavam a ser colocados na classe 2 e alguns automóveis de passageiros também… até que chegou a vez dos veículos comerciais, e basicamente num modelo que tinha sido atribuído a Portugal para ser fabricado estou a falar do grupo PSA que iria produzir um comercial ligeiro em Portugal que tinha uma altura de capô superior ao 1,10 mt logo caia-se na situação caricata de o modelo ser produzido no país que não o iria comprar pois o modelo apesar de ligeiro e normalíssimo… passaria a ser classe 2 enquanto todos os concorrentes são classe 1… e pior este modelo será a grande arma da Peugeot, Citroen e Opel para a classe de trabalho e que irá substituir os modelos Partner, Berlingo e Combo, claro que depois de umas quantas ameaças ao governo de que inclusive estes modelos passariam a ser produzidos noutro país se nada fosse alterado, lá o governo veio mais uma vez criar uma lei á medida desta situação e claro provocando mais umas quantas discriminações, primeiro as classes irão mudar mas só para alguns, os veículos terão que ter um peso bruto até 2.300 kgs, não terem mais de 1,30 mts de capô e cumprirem as leis ambientais euro 6… ah e apenas para quem tem Via Verde… fantástico não é?

              Como podem ver estas leis á medida e discriminatórias violam tudo desde a lei da concorrência, á liberdade de escolha, em vez de se criarem leis ou regras transparentes e justas , não procede-se arbitrariamente e de uma forma tendenciosa e arrogante, fico estupefacto em que um país como Portugal que se compara com a europa em tudo e mais alguma coisa, que modifica as suas leis internas á medida das leis europeias nas classes de portagem divergem e de que forma das medidas europeias, e a forma que arranjam para resolver essas mesmas discrepâncias é criando medidas injustas, arbitrarias e discriminatórias… é tão giro não é?

 

NAKED MAN

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