O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

CARROS A GASOLEO VS CARROS A GASOLINA


CARROS A GASOLEO VS CARROS A GASOLINA

 

                  Este assunto só em si é polemico, há os defensores da gasolina e os defensores do gasóleo, e claro haverá perante o mesmo assunto milhares senão milhões de pontos de vista diferentes, apenas e só irei apresentar o meu, mas irei fundamentar o melhor que sei a minha opinião apresentando para isso as provas ou teorias acerca do tema, que basicamente é a diferença entre os motores de combustão a gasóleo e a gasolina, quais os melhores e mais eficazes bem como todos os lobbies em volta das diversas escolhas e opiniões.

                   Nos dias que correm os motores a gasóleo não estão bem vistos ou seja em tempos idolatrados e praticamente considerados o futuro da locomoção no mundo, hoje caíram em desgraça devido ao cair da mascara em torno dos componentes poluentes provenientes deste tipo de motorização, em tempos não muito longe havia os defensores dos motores a gasóleo que diziam que era o motor do futuro, que tinha uma maior durabilidade, rendimento e consumo do que os motores a gasolina… durante anos “venderam” esta teoria como se não houvesse amanhã, rapidamente aderida em Portugal como se uma doutrina religiosa se tratasse de que os motores a gasóleo eram a melhor escolha em termos de motorizações, cheguei mesmo ao cumulo de ouvir dizer que os motores a gasóleo eram mais amigos do ambiente do que os motores a gasolina, inclusive cheguei a ouvir ambientalistas defenderem as motorizações a gasóleo como as certas pois emitiam muito menos Co2 do que as congéneres a gasolina… bem como tinham também um menor consumo (obvio se consumiam menos debitavam menos Co2) … apesar de todos sabermos que os carros a gasóleo deitavam muito mais fumo muitas vezes irrespirável (então para quem anda de moto isso é por demais evidente) do que os carros a gasolina, mas que os entendidos nos diziam de que isso não interessava nada pois o que fazia mal ao ambiente era o Co2 e o resto nada era comparado ao Co2… aos poucos foram dando a mão á palmatoria e para calarem o povo decidiram equipar os carros com filtros de partículas e catalisadores (como os carros a gasolina também tinham) de modo a calar os que diziam que os carros a gasóleo eram piores do que os a gasolina em termos ambientais.

                  Com o passar do tempo os carros a gasóleo deixaram de ser caros para serem mais baratos pois á conta dos turbos conseguiam-se potencias cada vez maiores á conta de cilindradas cada vez menores e claro muito menos consumo e menos emissões de Co2, e assim foi crescendo a historia da carochinha em torno da melhor escolha dos motores a gasóleo em vez dos de gasolina em que com o passar dos anos foram muito menos desenvolvidos em comparação aos congéneres a gasóleo, obviamente, mas toda a fantasia foi colocada em causa quando se descobriu o obvio e claro caiu a mascara que durante anos nos mostraram de que as motorizações a gasóleo eram muito melhores do que as de gasolina, isto apesar de muitos saberem que era uma mentira enorme, e essa fantasia caiu por terra no momento em que um construtor automóvel no caso a VW foi apanhada nos Estados Unidos da América a faralhar as centralinas de programação de motor de modo a “aparentar” uns níveis de poluição em contraste com a realidade, isto tudo num país em que a gasolina sempre foi eleita como o meio de combustível mais eficiente, ora a ganancia tem disto, e claro o principio do fim das motorizações a gasóleo começou nesse preciso momento, todas as fantasias criadas em torno deste tipo de motorização foi caindo que nem um castelo de cartas, até porque atrás da VW outros construtores também conceituados caíram na rede das alterações de centralinas ou filtros de partículas em que a realidade não passava de pura ficção para estes construtores em que nos vendiam uns resultados que na realidade eram completamente o seu contrario.

                  Com meio mundo em estado de choque e países como Portugal, completamente rendidos ao combustível a diesel, os construtores á falta de melhores soluções no imediato, e de modo a estancar as regras entretanto exigidas por alguns países não tiveram outra alternativa do que desenvolver os motores a gasolina a um ritmo que hoje encontramos motores a gasolina com uma tecnologia e potencias que há poucos anos eram ficção cientifica, bem como os construtores alem de abandonarem as motorizações a diesel de mais baixa cilindrada como os motores de 1.1 cc ou 1.4 cc e passarem a desenvolver motorizações a gasolina de 1.0 cc ou de cilindrada inferior, bem como uma aposta maciça em híbridos no imediato bem como uma aposta cada vez maior em automóveis completamente elétricos, ou seja a breve trecho os motores a gasolina e híbridos serão os lideres de vendas, as motorizações a gasóleo tenderão a desaparecer e a grande aposta no futuro é mesmo na motorização elétrica ou mesmo em células de combustível como o hidrogénio por exemplo.

                  A minha opinião pessoal é de que os construtores durante anos venderam-nos a ideia do diesel como a mais eficiente porque lhes interessava mais, para isso criaram uma fantasia e convenceram a maioria dos ignorantes de que de facto o diesel era o futuro na humanidade para isso até contaram na altura com a colaboração de ambientalistas e tudo, a gasolina sempre foi o “filho de um deus menos” para os construtores porque os motores a gasolina como são de combustão mais limpa e construídos de uma forma mais simples sempre foram mais baratos de manter… e claro isso dava menos dinheiro no serviço pós venda às marcas, e na minha opinião é que o diesel foi massificado porque no pós venda era sempre um negocio seguro pois as manutenções alem de mais caras os componentes de um motor diesel eram sempre mais caros e claro de mão-de-obra mais cara, enquanto os motores a gasolina era trocar as velas e aquilo queimava na mesma… claro que tudo é um negocio e ainda para mais em Portugal em que o gasóleo é muito mais barato que a gasolina durante anos se criou a ilusão de que com gasóleo mais barato e carros de cilindradas menores e claro com preços menores de venda ao publico os carros a diesel eram o futuro da humanidade e claro a defesa do ambiente, e a economia das famílias, praticamente não havia há dois anos família portuguesa que não ambicionasse ou não possuísse um carro a gasóleo… eu por acaso nunca me inseri nessa classe, não porque seja do contra mas porque no momento da compra os vendedores sempre me aconselharam bem para as minhas necessidades, até no momento em que comprei o Smart em que a diferença de preço entre as versões a gasolina e gasóleo era de apenas 1000 euros o vendedor aconselhou-me a compra do modelo a gasolina pois apenas era previsto fazer cerca de 15000 kms por ano, ou seja sempre tive carros a gasolina… e nunca me arrependi, hoje depois de se provar de que a fantasia criada em torno dos motores a gasóleo mais me convenço de que sempre tive do lado certo da historia, e que mais dia, menos dia ter um carro a gasóleo será cada vez mais difícil, primeiro porque o combustível deixará de ser assim tão barato depois de se criarem alternativas, depois de que muitos construtores estão a postar em massa na criação e desenvolvimento de veículos elétricos mesmo sendo pesados, muitos dizem mesmo que deixarão de produzir motores a combustão (diga-se a gasolina) depois de 2040… e não pensem que ainda falta muito… num passinho chegaremos lá acreditem, o que é certo é que num espaço de ano e meio, os construtores deixaram de desenvolver e promover o motor a diesel para apostar em desenvolver motores a gasolina e preferencialmente automóveis híbridos, sendo que já uma Grande franja dos construtores esteja a desenvolver motorizações totalmente elétricas e respetivas baterias, nunca como agora se está a promover tanto o automóvel elétrico… portanto meus amigos o diesel já era, não há volta a dar.

                 Por este motivo é que digo que o desenvolvimento do diesel foi apenas possível porque as marcas viam no serviço pós venda uma mina de ouro para os seus negócios pois a manutenção de um veiculo a diesel sempre foi mais dispendiosa do que um similar a gasolina, e claro muitos construtores aproveitaram-se da ilusão do Co2 para criarem a ideia genial de que com menos Co2 seriam carros muito mais limpos do que os congéneres a gasolina… esqueceram-se foi de referir é que enquanto uma carro a gasolina tirando o Co2 todos os restantes gases nocivos eram eliminados pelo catalisador… num carro a gasóleo nem o catalisador nem o filtro de partículas entretanto criado eram suficientes para eliminar a quantidade de substancias nocivas que emitiam… ao ponto de terem que faralhar as centralinas eletrónicas de modo a iludir as autoridades mais exigentes em termos ambientais… mas costuma-se dizer que 2apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo” e neste caso foi bem verdade.

 

NAKED MAN

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