CARROS A GASOLEO VS CARROS A GASOLINA
Este assunto só em si é
polemico, há os defensores da gasolina e os defensores do gasóleo, e claro
haverá perante o mesmo assunto milhares senão milhões de pontos de vista
diferentes, apenas e só irei apresentar o meu, mas irei fundamentar o melhor
que sei a minha opinião apresentando para isso as provas ou teorias acerca do
tema, que basicamente é a diferença entre os motores de combustão a gasóleo e a
gasolina, quais os melhores e mais eficazes bem como todos os lobbies em volta
das diversas escolhas e opiniões.
Nos dias que correm os
motores a gasóleo não estão bem vistos ou seja em tempos idolatrados e
praticamente considerados o futuro da locomoção no mundo, hoje caíram em desgraça
devido ao cair da mascara em torno dos componentes poluentes provenientes deste
tipo de motorização, em tempos não muito longe havia os defensores dos motores
a gasóleo que diziam que era o motor do futuro, que tinha uma maior
durabilidade, rendimento e consumo do que os motores a gasolina… durante anos “venderam”
esta teoria como se não houvesse amanhã, rapidamente aderida em Portugal como
se uma doutrina religiosa se tratasse de que os motores a gasóleo eram a melhor
escolha em termos de motorizações, cheguei mesmo ao cumulo de ouvir dizer que
os motores a gasóleo eram mais amigos do ambiente do que os motores a gasolina,
inclusive cheguei a ouvir ambientalistas defenderem as motorizações a gasóleo como
as certas pois emitiam muito menos Co2 do que as congéneres a gasolina… bem
como tinham também um menor consumo (obvio se consumiam menos debitavam menos Co2)
… apesar de todos sabermos que os carros a gasóleo deitavam muito mais fumo
muitas vezes irrespirável (então para quem anda de moto isso é por demais
evidente) do que os carros a gasolina, mas que os entendidos nos diziam de que
isso não interessava nada pois o que fazia mal ao ambiente era o Co2 e o resto
nada era comparado ao Co2… aos poucos foram dando a mão á palmatoria e para
calarem o povo decidiram equipar os carros com filtros de partículas e catalisadores
(como os carros a gasolina também tinham) de modo a calar os que diziam que os
carros a gasóleo eram piores do que os a gasolina em termos ambientais.
Com o passar do tempo os
carros a gasóleo deixaram de ser caros para serem mais baratos pois á conta dos
turbos conseguiam-se potencias cada vez maiores á conta de cilindradas cada vez
menores e claro muito menos consumo e menos emissões de Co2, e assim foi
crescendo a historia da carochinha em torno da melhor escolha dos motores a gasóleo
em vez dos de gasolina em que com o passar dos anos foram muito menos
desenvolvidos em comparação aos congéneres a gasóleo, obviamente, mas toda a
fantasia foi colocada em causa quando se descobriu o obvio e claro caiu a
mascara que durante anos nos mostraram de que as motorizações a gasóleo eram
muito melhores do que as de gasolina, isto apesar de muitos saberem que era uma
mentira enorme, e essa fantasia caiu por terra no momento em que um construtor automóvel
no caso a VW foi apanhada nos Estados Unidos da América a faralhar as
centralinas de programação de motor de modo a “aparentar” uns níveis de
poluição em contraste com a realidade, isto tudo num país em que a gasolina
sempre foi eleita como o meio de combustível mais eficiente, ora a ganancia tem
disto, e claro o principio do fim das motorizações a gasóleo começou nesse
preciso momento, todas as fantasias criadas em torno deste tipo de motorização foi
caindo que nem um castelo de cartas, até porque atrás da VW outros construtores
também conceituados caíram na rede das alterações de centralinas ou filtros de partículas
em que a realidade não passava de pura ficção para estes construtores em que
nos vendiam uns resultados que na realidade eram completamente o seu contrario.
Com meio mundo em estado de
choque e países como Portugal, completamente rendidos ao combustível a diesel,
os construtores á falta de melhores soluções no imediato, e de modo a estancar
as regras entretanto exigidas por alguns países não tiveram outra alternativa
do que desenvolver os motores a gasolina a um ritmo que hoje encontramos
motores a gasolina com uma tecnologia e potencias que há poucos anos eram
ficção cientifica, bem como os construtores alem de abandonarem as motorizações
a diesel de mais baixa cilindrada como os motores de 1.1 cc ou 1.4 cc e
passarem a desenvolver motorizações a gasolina de 1.0 cc ou de cilindrada
inferior, bem como uma aposta maciça em híbridos no imediato bem como uma
aposta cada vez maior em automóveis completamente elétricos, ou seja a breve trecho
os motores a gasolina e híbridos serão os lideres de vendas, as motorizações a gasóleo
tenderão a desaparecer e a grande aposta no futuro é mesmo na motorização elétrica
ou mesmo em células de combustível como o hidrogénio por exemplo.
A minha opinião pessoal é de
que os construtores durante anos venderam-nos a ideia do diesel como a mais
eficiente porque lhes interessava mais, para isso criaram uma fantasia e
convenceram a maioria dos ignorantes de que de facto o diesel era o futuro na
humanidade para isso até contaram na altura com a colaboração de ambientalistas
e tudo, a gasolina sempre foi o “filho de um deus menos” para os construtores
porque os motores a gasolina como são de combustão mais limpa e construídos de
uma forma mais simples sempre foram mais baratos de manter… e claro isso dava
menos dinheiro no serviço pós venda às marcas, e na minha opinião é que o
diesel foi massificado porque no pós venda era sempre um negocio seguro pois as
manutenções alem de mais caras os componentes de um motor diesel eram sempre
mais caros e claro de mão-de-obra mais cara, enquanto os motores a gasolina era
trocar as velas e aquilo queimava na mesma… claro que tudo é um negocio e ainda
para mais em Portugal em que o gasóleo é muito mais barato que a gasolina
durante anos se criou a ilusão de que com gasóleo mais barato e carros de
cilindradas menores e claro com preços menores de venda ao publico os carros a
diesel eram o futuro da humanidade e claro a defesa do ambiente, e a economia
das famílias, praticamente não havia há dois anos família portuguesa que não
ambicionasse ou não possuísse um carro a gasóleo… eu por acaso nunca me inseri
nessa classe, não porque seja do contra mas porque no momento da compra os
vendedores sempre me aconselharam bem para as minhas necessidades, até no
momento em que comprei o Smart em que a diferença de preço entre as versões a
gasolina e gasóleo era de apenas 1000 euros o vendedor aconselhou-me a compra
do modelo a gasolina pois apenas era previsto fazer cerca de 15000 kms por ano,
ou seja sempre tive carros a gasolina… e nunca me arrependi, hoje depois de se
provar de que a fantasia criada em torno dos motores a gasóleo mais me convenço
de que sempre tive do lado certo da historia, e que mais dia, menos dia ter um
carro a gasóleo será cada vez mais difícil, primeiro porque o combustível deixará
de ser assim tão barato depois de se criarem alternativas, depois de que muitos
construtores estão a postar em massa na criação e desenvolvimento de veículos elétricos
mesmo sendo pesados, muitos dizem mesmo que deixarão de produzir motores a
combustão (diga-se a gasolina) depois de 2040… e não pensem que ainda falta
muito… num passinho chegaremos lá acreditem, o que é certo é que num espaço de
ano e meio, os construtores deixaram de desenvolver e promover o motor a diesel
para apostar em desenvolver motores a gasolina e preferencialmente automóveis híbridos,
sendo que já uma Grande franja dos construtores esteja a desenvolver
motorizações totalmente elétricas e respetivas baterias, nunca como agora se
está a promover tanto o automóvel elétrico… portanto meus amigos o diesel já
era, não há volta a dar.
Por este motivo é que digo que
o desenvolvimento do diesel foi apenas possível porque as marcas viam no
serviço pós venda uma mina de ouro para os seus negócios pois a manutenção de
um veiculo a diesel sempre foi mais dispendiosa do que um similar a gasolina, e
claro muitos construtores aproveitaram-se da ilusão do Co2 para criarem a ideia
genial de que com menos Co2 seriam carros muito mais limpos do que os congéneres
a gasolina… esqueceram-se foi de referir é que enquanto uma carro a gasolina
tirando o Co2 todos os restantes gases nocivos eram eliminados pelo catalisador…
num carro a gasóleo nem o catalisador nem o filtro de partículas entretanto
criado eram suficientes para eliminar a quantidade de substancias nocivas que
emitiam… ao ponto de terem que faralhar as centralinas eletrónicas de modo a
iludir as autoridades mais exigentes em termos ambientais… mas costuma-se dizer
que 2apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo” e neste caso foi bem
verdade.
NAKED
MAN
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