SALÃO AUTOMOVEL NA FIL 2017
Não sou por norma saudosista, não
costumo por habito dizer que antigamente é que era bom ou algo similar, mas a nível
de salões automóveis acho que terei que ser obrigado a ir por esse caminho, o
salão automóvel que desde que a FIL (Feira Internacional de Lisboa) mudou para
o parque das nações, passou a ser de 2 em 2 anos, e devo confessar que
aguardava com alguma espectativa a sua realização dado que queria visitar o
mesmo de modo a ver as principais ofertas das mais variadas marcas presentes em
Portugal e no meu caso iria numa perspetiva de “sondar” o mercado dos elétricos
em Portugal, e gostaria de ver as diferentes propostas e esclarecer duvidas.
Há 2 anos fui ao mesmo salão com uma
ideia um pouco diferente, pois estava na duvida de comprar ou não carro novo,
ia com ideias de modelos no caso de uma marca a Dácia, que o salão desfez as
minhas duvidas, se ia com uma ideia de um determinado modelo e motorização, vim
de lá com uma ideia completamente diferente e acabei por comprar o modelo que
vi e experimentei no salão, ou seja fui ao salão com a ideia do Dácia Logan 3
volumes com motorização a gasóleo, vim de lá com a ideia da Dácia Logan MCV a
gasolina e veio a provar que era de facto a opção mais acertada quase 2 anos
depois de a ter adquirido, se não tivesse ido ao salão ver as diferentes
versões e compara-las provavelmente teria errado na opção, isto apenas para
exemplificar a importância que um salão pode ter para um visitante.
Este ano não estava numa de
comprador, mas sim de ver as propostas de carros elétricos e esclarecer duvidas
dado que daqui a uns anos devo optar por este tipo de motorização para
substituir o Smart da minha mulher, e estava muito expectante relativo ao
salão, sabendo que estes últimos salões são uma sombra do que eram os salões automóveis
na antiga FIL, e o mais caricato maus caros e o que me custa mais é ver hoje
andarem com desculpas que a baixa qualidade dos salões são fruto da crise económica
do país bem como a pouca expressão que o mercado português tem para com as
marcas, eu tenho que discordar com tudo o que rondar este tipo de ideias, pois
sou frequentador de salões automóveis desde quase criança, e os salões em
tempos de muito menos recursos económicos em que ter-se carro era um luxo… nos
dias de hoje mesmo apesar da crise 2 ou mais veículos automóveis é a
normalidade em qualquer casa, na antiga FIL realizavam-se salões automóveis em
que praticamente todas mas todas marcas presentes em Portugal aderiam,
lembro-me de ver marcas como a LADA e a YUGO terem um stand, nesses tempos, bem
como não se resumia apenas a carros para venda como existiam protótipos e
carros de competição presentes que para mim eram a coisa mais importante do
salão na altura estar ao lado de formulas 1, carros de rali ou sport protótipos,
era uma alegria, não estou a inventar, se quem ler estas minhas palavras e
tenha visitado esses salões na antiga FIL irá decerto recordar-se do que estou
a dizer e muito mais, dizer que os salões automóveis evoluíram em Portugal é
ficção cientifica, regrediram e muito, hoje os salões automóveis são meros
stands em que se paga entrada, já tinha visto isso há 2 anos e não me tinha
agradado muito, em que visitei alguns stands em que eram meros concessionários a
vender carros, mal viam que apenas querias ver eras pura e simplesmente
ignorado, ao contrario de antigamente que eram os próprios representantes das
marcas que estavam presentes no certame, e tratavam-te igual fosses cliente ou
não, e não diferenciavam ninguém, eu enquanto criança aguardava cada salão com
uma espectativa sempre alta.
Desde que o salão mudou para
o parque das nações não sei que tipo de politica foi seguida desde então ou
será que os preços praticados pelo espaço é tão elevado que leva muitas marcas
a nem sequer irem, há 2 anos carros de competição eram raros, e como já disse
eram meros stands a venderem carros, este ano já não esperava grandes
melhorias, mas pelo menos esperava que o esquema se mantivesse, mesmo sem espaço
para todas as marcas presentes no mercado nacional pelo menos, esperava que as
principais estivessem presentes, e era mesmo com essa espectativa que estava a
contar, e não é que 2 dias de ir fui ver os horários e o preço dos bilhetes e
por um mero acaso fui ver o “mapa” dos stands que devo confessar ter-me-ia
passado despercebido á partida, não fosse olhar para a legenda e ver “seminovos”
fiquei meio estupefacto, depois de olhar bem para a área desses seminovos vejo
que era mais de metade de um pavilhão, fiquei surpreso, mas afinal já nem salão
automóvel de carros novos, agora já comporta a venda de carros em 2ª mão? E é
quando vejo as marcas presentes em que fico em choque, mais de metade dos
principais construtores automóveis em Portugal não estavam presentes, mascas
como Mercedes/Smart, Renault, BMW, Opel, Ford não estavam presentes pura e
simplesmente, já para não falar da Ferrari, Porsche, Tesla entre as Premium, ou
seja o salão que na publicidade dizia-se ter presente as mais importantes
marcas automóveis em Portugal resumia-se as presenças do grupo VW, grupo Fiat e
Grupo Psa, com mais uma meia dúzia de marcas, este tipo de publicidade alem de
uma mentira era uma fraude, pois obrigava o incauto a pagar um bilhete de 5
euros para entrar num stand automóvel para ter acesso a poucas ou nenhumas
marcas, de borla visito a feira de São Pedro em Torres Vedras e tenho presentes
muito mais marcas e concessionários, que estavam presentes neste certame, o que
é grave, mesmo muito grave, no meu caso iria gastar 10 euros para ver… NADA!
Obviamente que não fui, e
pensarei muito bem em futuras exposições do género, para ver isto vale mais
ficar em casa e poupa-se uns trocos, para se permitir este tipo de fraude valia
mais deixar de se realizar este tipo de eventos, ou baixar e muito os preços de
acesso ao espaço às marcas, não percebo como há 30 anos com muito menos potenciais
clientes as marcas investiam muito mais neste tipo de certames e hoje é o
descalabro total… uma verdadeira vergonha.
NAKED
MAN
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