COMPANHIAS AEREAS LOW COST NA FALENCIA
Já aqui escrevi acerca de um
assunto similar que foi acerca do cancelamento de voos da companhia aérea low
cost Ryanair e em como isso me preocupava, dado que ultimamente tinha viajado
em ferias por essa companhia e claro que uma situação idêntica acontecer comigo
seria um problema complicado como decerto foi para os muitos milhares de
passageiros afetados pelos cancelamentos, que ainda hoje persistem (o que me
leva a crer que não é uma mera coincidência ou um problema casual os anteriores
cancelamentos), o que ainda mais me leva a ficar preocupado em futuras reservas
nesta companhia dado que sou constantemente “bombardeado” com promoções e mais
promoções para reservar voos nesta companhia… que depois vai cancelando uns
voos por outros, a minha preocupação é obvia, de que me vale aderir a essas
promoções se depois estarei involuntariamente a “jogar á loteria” dado que a
companhia pode cancelar o voo dias ou horas antes de embarcar, como aconteceu
com muitos milhares de passageiros no fim deste verão.
Mas se os cancelamentos da
companhia Ryanair já de si é preocupante para qualquer um e o pode fazer pensar
muito bem em escolher uma companhia de “bandeira” por mais uns euros em vez de
arriscar um voo na Ryanair, recentemente outro problema ainda mais grave
aconteceu a outros milhares de passageiros desta vez da companhia aérea Monarch
que de um dia para o outro abriu falência e deixou literalmente todos mas todos
os passageiros “agarrados” fosse os que ainda iriam embarcar como os que
estavam em transito o que ainda foi mais grave do que o exemplo da Ryanair que
apenas atrasou ou perturbou as viagens dos passageiros, os da Monarch ficaram
pura e simplesmente sem dinheiro das viagens e sem as viagens, já para não
falar da empresa aérea Air Berlin que também já abriu falência, mas neste caso
sem prejuízo dos clientes pois foi uma falência negociada e as viagens transferidas
para outras companhias.
O problema é que já se fala de
outras companhias aéreas low cost estarem também com problemas financeiros,
pois fazem uma politica de custos muito controlados, e claro por vezes caem no
problema de fazer um ou mais voos em prejuízo, sei que o calculo do preço dos
bilhetes depende de imensos fatores, que o lucro da companhia não é apenas e só
na venda de bilhetes, também passa pelo negocio dos alugueres de viaturas nas
viagens, hotéis e parqueamentos, bem como nas vendas a bordo seja de produtos
tax free seja nas famosas raspadinhas, bem como muitas destas companhias aéreas
são comparticipadas pelos governos de determinados países para que essas
companhias voem para esses destinos e claro ficam todos a ganhar seja os países
com o acréscimo de turismo seja as companhias com retornos financeiros ou
custas de aeroporto muito vantajosas.
Mas a minha opinião é que de agora
em diante passarei a ter muito em conta entre viajar numa companhia low cost ou
numa de “bandeira”, pois muitas vezes as diferenças de preços não vão alem dos
30 a 50 euros num bilhete, mas entre arriscar numa loteria de embarcar ou ficar
em terra ou pior como aconteceu com os clientes da Monarch que ficaram sem o
dinheiro nem as viagens, os dinheiro que pagarei a mais numa companhia de “bandeira”
não será assim tão elevado como á primeira vista pode parecer, e com algumas
mordomias alem das que poderei beneficiar numa companhia low cost que apenas o
que tenho direito é a viagem e apenas só a viagem tudo o resto é extra… com os últimos
acontecimentos devemos refletir muito bem antes de adquirir qualquer serviço
numa companhia aérea, seja low cost ou não, pelo lado destas empresas que cada
vez mais vêm mais a lume noticias de abusos laborais para com os trabalhadores
no ponto de vista do cliente é mais um fator de preocupação a ter em conta e
foi um dos casos de maior importância com a Ryanair, dado que foi uma “fuga” maciça
de pilotos para outra companhia low cost que motivou de um dia apara o outro o
cancelamento de voos nesta companhia, mas fala-se também de assedio laboral a
assistentes de voo e outros trabalhadores desta companhia, o que de si é um
problema mais dia, menos dia para o passageiro.
A magia inicial das companhias aéreas
low cost está a começar a ficar manchada com cada vez mais casos seja de
cancelamentos ou falências de companhias aéreas, as empresas deverão pensar
muito bem na estratégia empresarial para o futuro, do meu ponto de vista
prefiro pagar mais 5 euros num bilhete do que jogar numa loteria de ter ou não
voo ou a companhia aérea ainda laborará na altura da minha viagem, quem diz 5
euros diz 10 ou 20 euros estou apenas a dizer que as companhias devem bem-fazer
os cálculos pois há despesas fixas e bem onerosas, fazer promoções bombásticas para
depois cancelar por falta de condições é uma estratégia muito complicada para
mim enquanto cliente, detesto que me falhem dado que não falho enquanto cliente
pagante, e não gosto de ver a minha vida virada do avesso por falhas de estratégias
empresariais por parte das companhias aéreas.
NAKED
MAN
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