O CONCORDE
Este foi o nome que foi batizado
para mim o mais espetacular avião comercial de todos os tempos, muitos como eu
nunca puderam voar num, o preço dos bilhetes era exorbitante para uma pessoa de
classe media, mas era uma experiencia que adoraria fazer, este avião era tão
avançado para a época que nunca passados tantos anos a industria se atreveu a
encontrar uma alternativa, uma copia ou mesmo algo similar, na época um projeto
europeu inovador apenas copiado pela Rússia, na época comunista sem os mesmos
resultados, como tudo na vida a copia era reles, e aí é que tivemos os problema
maior, os Estados Unidos da América, que na altura estava a promover o Boeing
747 ou Jumbo, ao ver-se perante o projeto europeu tudo fez para o deitar
abaixo, primeiro estagnou as encomendas que ficaram-se pelas únicas companhias
de bandeira dos países do consorcio, no caso a França e Inglaterra depois com
isso em vez de se banalizarem as viagens sónicas intercontinentais
transformou-se essas mesmas viagens para uma pequena elite, dado que o Boeing era
enorme e claro as pressões para banalizar-se o conceito foram muito maiores, os
preços que ambos os aparelhos permitiam era abissais, e claro aproveitou-se
tudo para tentar deitar abaixo um projeto impar.
Apesar de nunca ter viajado num
contactei por 2 vezes com o aparelho ao vivo, e da primeira vez foi indescritível
pois foi um misto de surpresa e emoção, tinha aí por volta dos meus 18 anos e
estava sentado em frente do centro comercial das Amoreiras em Lisboa, e ouço um
enorme som vindo do céu similar na época a de um avião a levantar voo, que na época
era ensurdecedor, sabendo eu que ali ao lado não levantavam aviões e o
aeroporto de Lisboa ainda era relativamente longe, fiquei a olhar para o deu na
espectativa do que era aquilo que estava a ouvir, alem de que a linha de voo
que passava por cima do centro comercial era de pouso e portanto o som dos
mesmos aviões ser relativamente menor, mas estou eu a olhar para cima quando
vejo passar por cima de mim aquela asa delta com um som ao rolantim mais alto
que qualquer avião comercial normal em máxima potencia no ato de levantar voo…
fiquei estarrecido, com o que tinha acabado de ver, aquilo era majestoso, só
mesmo presenciando ao vivo aquela aeronave se pode ter a noção da maquina em si,
da outra vez que vi este avião a voar foi a cerca de 40 kms de Lisboa estava na
rua e ouvi um som brutal vindo do céu, olhei para cima e ver um concorde a
subir bem alto, mas o som esse era bastante característico, um dos grandes
defeitos do avião ao que parece, os 4 motores Rolls Royce eram de facto
extremamente barulhentos, mas também de uma potencia brutal, uma verdadeira
obra de arte.
Foi exatamente um desses
motores que ao ser atingido por um fragmento de uma peça de outro avião ao
descolar de um aeroporto de Paris, que provocou a única queda de um aparelho
deste género e que ditou definitivamente o seu fim enquanto avião comercial,
acho que a humanidade retrocedeu nesse mesmo momento, todos os que tentaram
deitar abaixo este projeto vieram logo ao de cima para denegrir e acabar com um
avião fora de serie, uma verdadeira evolução em termos de transporte aéreo, nunca
mais nada foi como dantes o Concorde era de facto um avião singular, tantos Boeings
que caíram e caem todos os anos entre outros construtores, mas na única queda
de um avião Concorde ditou o seu fim comercial, nunca mais houve avião similar
nos céus a não serem militares, e a humanidade enquanto inovadora retrocedeu á
conta dos interesses obscuros de alguns setores da aviação, afinal todos
perdemos, como eu gostava de continuar a ser surpreendido por um avião do género,
hoje nada é como antes as companhias low-cost com pequenos aviões dominam os céus,
em detrimento dos enormes aviões que apenas se mantêm nos voos
intercontinentais… mas a demorar seculos em relação a uma viagem normal de
Concorde… a Boeing, teve sucesso comercial com o 747 e tantos outros… hoje não
domina o mercado o seu medo inicial com o projeto Concorde e que tanto combateu,
deu resultados… mas acabou por surgir uma outra empresa construtora europeia a
Airbus com aviões mais fiáveis do que os americanos e mais inovadores… mas nada
que se parecesse com o Concorde.
NAKED
MAN
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