TRIBUNAL DE CONTAS ARRASA TGV
Há noticias que tardam mas mais
dia, menos dia vê-se onde estava a razão, quando o governo liderado por José Sócrates
apelava a uma obra gigantesca em volta do comboio de alta velocidade (TGV),
muitos vieram defender esta ideia como uma necessidade de ligar Portugal á
europa através de comboios de alta velocidade como se não bastasse para um pais
enorme como é Portugal a ligação não só compreendia Portugal – Espanha, como a
ligação entre Lisboa – Porto… e com paragens em Coimbra e salvo erro Aveiro,
moral da historia o que o país mais necessitava para se desenvolver era de uma
obra deste calibre, até porque os bilhetes de avião em regime low cost até
custam metade do que o preço estimado da ligação iria custar via TGV, mas
pronto esta foi uma bandeira eleitoral em 2009 e mesmo em 2011 nas eleições
pelo partido socialista e posteriormente anulado pelo governo PSD de Passos
Coelho.
Ora agora em 2015 o tribunal de contas vem
dizer que apesar de terem sido gastos 153 milhões de euros em estudos e mesmo
no inicio de algumas obras, o projeto seria inviável em termos financeiros,
este foi o resultado de uma auditoria realizada por este tribunal, mas esta
conclusão apesar de tardia, imaginemos que teria sido autorizada a obra e hoje
em dia termos um TGV completamente ruinoso em termos financeiros e que tinha
sido construído porque sim sem ter em conta todos os pormenores financeiros,
que estava á vista até para um iletrado como eu, não percebo como mais ninguém de
direito chegou a esta conclusão mais cedo, até porque era mais que obvio que
seria uma obra ruinosa e sem sentido até porque o atual ALFA PENDULAR, para o
país que temos é mais do que suficiente em termos de rapidez/preço para o país,
em termos internacionais qualquer companhia aérea low cost tanto em termos de
preços como em termos de rapidez bate aos pontos qualquer alternativa terrestre
em termos de transporte.
Mas este exemplo deveria servir antes
de mais para precaver obras deste género futuramente, e responsabilizar
criminalmente todos os responsáveis por obras futuras é que os 153 milhões de
euros foram pagos pelos contribuintes para um projeto de nada e quanto seria
gasto para construir uma obra sem viabilidade financeira, até porque o que o
país precisa de facto é de uma linha em bitola europeia para fazer transporte
de mercadorias para a europa, e fazer uso dos portos que temos para desta forma
aproveitar os ganhos com taxas portuárias e pelo transporte das mercadorias em
vez de desperdiçarmos isto tudo a favor de Espanha ou outros países europeus,
mas disto não valia a pena defender pois com mercadorias não se ganham eleições…
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário