O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO VS RANKINGS


             Passou mais um ano e por esta altura são revelados os rankings das escolas relativos aos resultados dos exames nacionais, este ano com a particularidade de incluir exames desde o 6º ano a juntar aos habituais exames do 9º e 12º ano, este ano também se inovou na interpretação da tabela com a inclusão de dados relativos á origem dos alunos ou seja se viviam em zonas mais abastadas ou mais débeis a níveis de recursos socioeconómicos, ou seja verificou-se o obvio que os alunos pertencentes a zonas com mais poder económico suplantavam os alunos residentes em zonas com menos poder económico ou oriundos de bairros problemáticos.
               Mas o que depois passei a ler na interpretação destes resultados pelos especialistas é que fiquei furioso, percebo que se deve dar oportunidades a todos os alunos de progredir, mas continua-se a bater na tecla de facilitar a vida aos mais deficitário ou seja premeia-se a incompetência em contra ciclo com o esforço, um aluno que se esforça ao longo do ano tem a sensação de que de nada vale o esforço pois quem se esteve a marimbar para a escola, alem de ter sido extremamente mais ajudado passa a vida a ser desculpabilizado constantemente pelos psicólogos pois coitado ou vem de bairros problemáticos ou tem poucas condições económicas, nunca é apontado como imprestável.
                É que há uma coisa que me intriga será que nos bairros problemáticos só há bestas? Tenho a certeza que muitos que hoje são alguém vieram de alguma forma de famílias com poucos recursos ou de bairros problemáticos, muitos que subiram na vida a pulso e a esforço vieram de famílias carenciadas então porquê insiste-se em premiar a incompetência com a desculpabilização?
                Porque se insiste em camuflar a incompetência se na vida adulta a competição é a sério? Ou seja estes jovens constantemente desculpabilizados ao longo do seu percurso escolar quando entrar no mercado de trabalho ou compete de igual forma com quem é competente ou envereda pelo mais obvio ou seja por uma vida de crime, é que na vida real não há desculpas e só quem tem cunhas consegue triunfar contra quem é competente, e mesmo com cunhas nos tempos que correm ou se mostra competência ou á porta da empresa estão mais de 50 a querer o lugar a verdade é esta não vale de nada tentar tapar o sol com a peneira.
                 Li um psicólogo a comentar que se uma escola tinha maus resultados era porque não conseguia transmitir a mensagem aos alunos como se a culpa por os maus resultados seja única e exclusivamente das escolas e dos professores e não porque os alunos eram umas verdadeiras abroteas ou umas grandes bestas, ou que a avaliação de um professor é dependente do nível de sucesso/insucesso que os alunos obtêm… assim definitivamente não vamos lá… é que depois admiram-se de sermos governados por incompetentes? Tenham olhos de ver e percebam em como a educação se está a tornar, não restará muito, mesmo os que em princípio seriam esforçados passam para o lados dos baldas ao verem que de nada vale haver esforço pois constantemente se beneficia a incompetência e incapacidade.
                  Tirar como conclusão que as 20 primeiras escolas são privadas e oriundas de meios socioeconómicos mais favorecidos, não é surpresa, primeiro ter meios financeiros mais vantajosos são uma mais valia, mas não é só por isso, é principalmente por o corpo docente nas escolas privadas por norma não mudar de um ano para o outro ou seja os quadros das escolas privadas mantêm-se havendo por isso um melhor acompanhamento dos alunos ao longo do seu percurso escolar e havendo também uma maior estabilidade a todos os níveis entre os corpos docentes e não com a confusão que se passam em todos os anos nas escolas publicas com os escandalosos concursos de professores, e disso alguém vem explicar? Obviamente que não porque não interessa, é que nos concursos alem de não haver um acompanhamento de um professor aos alunos ao longo dos anos escolares que os mesmo tenham pois nos concursos um ano pode estar numa escola como no ano a seguir pode estar noutra completamente diferente, a nível profissional também a qualidade de ensino não pode ser muita pois muitos professores não têm estabilidade pessoal daí haver notórias diferenças na qualidade de ensino publico/privado, não é só a vertente do dinheiro a estabilidade profissional do corpo docente é importantíssima mas disso não há psicólogo que se pronuncie sobre este assunto.
                  Os psicólogos e esta é a minha opinião são o verdadeiro cancro que está a tomar conta do quotidiano desde que os psicólogos passam a vida a tentar entender e explicar tudo que a vulgaridade passou a tomar conta de tudo hoje um incompetente não é uma besta é apenas alguém incompreendido e com traumas de infância, ou que um imprestável é alguém com um trauma ou com défice de personalidade… ou seja tudo tem uma desculpa, por mim todos os psicólogos iam para o desemprego, mas claro eu sou um contra uma sociedade que se está a marimbar para o que eu estou a pensar.
                  Não me cabe na cabeça que num ano escolar todas as turmas sejam compostas por alunos estúpidos, e se um professor que tem 3 turmas de um ano ter em 2 delas bons resultados e numa ter os piores resultados seja colocada em causa o seu profissionalismo porque não soube ensinar quem não faz o mínimo esforço para isso, é estúpido isto, se não se quer aprender não vale de nada obrigar a estupidez está embrenhada não vale de nada tentar alterar o destino, por muito que facilite passam de jovens estúpidos, incompetentes e incultos para adultos estúpidos, incompetentes e incultos é genético caramba!!! Nunca ninguém se apercebeu disso?
                  Também fico abismado com alguns comentários maioritariamente de psicólogos de que se deviam abolir os “chumbos” ou seja as transições de ano, porque não é um método eficiente reter um aluno de ano devia-se dar oportunidade de transitar como se faz em alguns países nórdicos, mas isso é puro facilitismo, os países nórdicos têm excelência de muitos valores que pura e simplesmente são inexistentes nos países ditos mediterrânicos, há uma cultura e um método completamente diferente, e veja-se esses países não passam pelas dificuldades que os do sul estão hoje a passar pois são governados por bons políticos e bem formados, mas isso é pura educação lá não se premeia a vulgaridade desde a infância, cá o incompetente é rei desde que nasce, quem se esforça é pura e simplesmente sempre colocado para trás e vulgarizado, daí nunca conseguirmos sair de um buraco cavado pela incompetência de muitos que foram passando ao longo dos tempos pelas redes da vida.
                    Devia-se mais reflectir acerca de tudo isto e devia-se acima de tudo repensar que o nosso futuro depende de gerações que hoje nascem e são educadas por nós, e somos responsáveis pelos resultados que essa mesma geração faz, e cada vez vejo a incompetência e desleixo a acontecer, a minha geração poderá ser o coveiro civilizacional ou seja deixaremos de ter os melhores entre nós e é salve-se quem puder, e esta crise que hoje vivemos é apenas o principio…

NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário