O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

INOVAÇÃO VERSUS EVOLUÇÃO



                    Há geralmente uma enorme confusão entre estas duas palavras em relação a tudo que de uma forma básica chega até nós, ou devido a técnicas de marketing publicitário ou seja devido a outro factor, há sempre uma enorme confusão acerca do que de facto é uma coisa inovadora e uma coisa evolutiva de outra já existente.
                       O conceito é básico, uma inovação é a criação de um produto ou uma técnica nunca antes vista ou usado, a evolução é o aperfeiçoamento de algo, no entanto insistem em “vender-nos” constantemente a ideia que um produto é inovador quando de facto não passa de pura e simplesmente de uma evolução, podemos falar de exemplos claros da diferença entre estes dois termos.
                       Normalmente quando aparece um produto ou serviço no mercado é uma inovação, o primeiro telemóvel por exemplo, a motorola apresentou de facto um produto inovador, todos os outros que se lhe seguiram são meras evoluções desde o primeiro telemóvel até hoje tem-se assistido a uma constante evolução do conceito, se no inicio os telemóveis eram enormes e inestéticos em comparação com os de hoje não faz deles uma inovação, mas evoluções do conceito, é que ambos fazem exactamente o mesmo a que são propostos, CHAMADAS TELEFONICAS, no entanto o marketing de algumas empresas que nos “vendem” a ideia que determinado produto por si produzido ou comercializado é um produto inovador não passando no entanto de uma mera evolução, mesmo os smartphones tão em voga actualmente não passam de uma fusão entre uma palmtop e um telemóvel, no entanto pode-se dizer que o primeiro produto no mercado pode ser considerado um produto inovador pois conseguiu juntar dois produtos complementares num só, mas o produto mais famoso ou seja o iphone da apple, não é mais do que uma mera evolução pois quando foi lançado já havia smartphones no mercado e até muito mais evoluídos a nível de software e a metade do preço no entanto o marketing realizado pela apple levou a que o produto por eles produzido e comercializado passasse para um ícone do mercado…
                       Por falar em apple eles já anteriormente já tinham tido um sucesso estrondoso com um produto dito como inovador o ipod não passando de um simples mp3 mas com uma particularidade, os downloads tinham que ser feitos através da sua loja virtual de musica… adeus pirataria, e o resultado? Um enorme sucesso de vendas mas meus caros os leitores convencionais de mp3 já existiam no mercado no entanto este espectáculo de marketing montado em redor da marca e o sinonimo de inovação e exclusividade criado em seu redor fez com que um produto teoricamente condenado ao fracasso devido ao preço elevado e ao facto dos downloads terem que ser pagos com uma pitada de marketing publicitário e a imagem do líder da empresa fizeram um verdadeiro milagre… mas mais uma vez houve a confusão entre uma evolução e uma inovação, o ipod não veio trazer nada de novo ao mercado mas veio mexer imenso com o mesmo o ipad a mesma coisa já havia tablets no mercado e até palmtops com funções similares mas o ipad apareceu aos olhos do mundo como uma inovação tecnológica e toda a gente acreditou como uma verdade absoluta e hoje é mais um sucesso de vendas.
                      Com os carros por exemplo há sempre enormes confusões com os conceitos, por mais que se invente o carro é sempre evolução, a roda pode-se considerar uma inovação, um objecto perfeito, um carro é sempre um carro por mais que se invente um carro é sempre uma evolução do primeiro carro feito, seja ele feito com 4 ou 3 rodas, motor a combustão, eléctrico ou a hidrogénio não passa de um carro, ao longo do ultimo século qualquer destas evoluções foram testadas e não tenham ilusões para um veiculo passar á produção já o conceito está massificado, não é uma inovação em lado nenhum do mundo.
                          Qualquer produto que nos chegue como inovador temos que ter em mente se é mesmo inovador, é que não nos vale de nada estarmos a pagar por um produto que tem massificação de conceito no mercado e compramo-lo como sendo inovador quando não passa por fazer exactamente o mesmo do que outro similar, mas muitas vezes a metade do preço, a verdade é que a imagem é tudo, no entanto há muita gente a ser enganada por apenas ser ignorante, devia comparar primeiro o que quer afinal antes de comprar.
                         É como já cheguei a dizer para quê muita gente usa telemóveis topo de gama quando apenas não sabem mais do que fazer chamadas e ler mensagens escritas? É pura ignorância e até certo nível de inteligência, pagou uma fortuna por um produto que nem faz ideia como utilizar mas gostou da publicidade, no entanto no mercado há produtos muito bons ou melhores inclusive do ícone que usa mas ignora por completo a sua existência, ou nem sequer sabe afinal o que realmente precisa.
                         Há que ter cuidado que nem tudo o que nos é apresentado como inovador é de facto inovador, uma coisa inovadora é uma coisa que nunca antes estava ao dispor e não meramente uma evolução ou concorrência ao que já é comercializado em massa, mas muita gente deixa-se enganar pela publicidade, uma roda é um produto inovador tão inovador que depois de tantos séculos nunca ninguém conseguiu apresentar outro produto para o mesmo fim… maquina de lavar roupa apenas funciona como isso, fogão tem a sua própria função, microondas foi inovador no entanto até hoje por mais modelos que apareçam não passam de evoluções tudo o resto não passam de mitos publicitários.


NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário