O CONTAMINANTE ESTRANHO

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segunda-feira, 20 de junho de 2022

DACIA SPRING A OPINIÃO HONESTA DE UM PROPRIETARIO

DACIA SPRING A OPINIÃO HONESTA DE UM PROPRIETARIO

 

            Quem vos escreve este texto é possuidor de um dos carros mais raros no momento no mercado automóvel nacional quando perante o produto em causa deveria ser completamente o oposto, ou seja uma venda massiva deste veículos, na realidade o carro que possuo é um sucesso de vendas um pouco por toda a europa menos em Portugal… não que os portugueses nem estejam interessados (e já percebi que há muito interesse e curiosidade com o carro por parte de muita gente seja por olharem á passagem do carro seja por já diversas vezes ter sido abordado para saberem mais sobre o carro) no veiculo em causa, mas porque estes carros para o mercado nacional praticamente não estão disponíveis os poucos que por aí se vão vendo estão encomendados hã mais de um ano como foi o meu caso e quem se desloca a um stand para o adquirir o tempo de espera é de um ano a ano e meio… sem garantias de preço ou seja no dia em que o sinalize não é garantido que o preço que vai pagar no dia em que o receber seja o que acordou, só o preço fica definido no dia em que seja atribuído o chassi que no meu caso foram mais de 8 meses… embora eu como fui um dos primeiros em Portugal a reservar o carro o preço final foi o que me era pedido no dia em que o sinalizei… hoje a realidade é bem diferente e com todas as crises entretanto surgidas não irá melhorar de certeza no aspeto seja pelo lado da espera seja pelo lado do preço.

             Poucos em Portugal se podem dar ao luxo de perceberem tanto acerca do carro que possuem como eu, pois durante o tempo de espera vi milhares de artigos e vídeos sobre o carro, cheguei ao ridículo de perceber mais pormenores sobre o carro do que o próprio vendedor que me vendeu o carro, pois durante o tempo de espera todos e mais alguns pormenores acerca do carro fui obtendo, vi tudo o que estava disponível do Youtube acerca do carro, e se fiquei chocado com o desprezo e certa arrogância dos primeiros contactos com o carro de muitos e muitos que publicaram vídeos e artigos acerca do Dácia Spring, ridicularizando o carro elétrico que se dizia (e é) o mais barato do mercado, querendo-o comparar com outros carros similares como Teslas e afins, ao longo do tempo as pessoas passaram a olhar para o carro como na realidade ele é… ou seja um citadino que por casualidade é o mais barato do mercado.

               Já levo mais de 2500 kms com o carro nas minhas mãos e só o recebi há cerca de um mês, por isso já vos posso falar honestamente acerca da minha opinião, falar dos pontos fortes (se é que os há) e dos pontos fracos, posso já dar o meu ponto de vista relativamente para aqueles que de inicio ridicularizaram o carro em questão e que aos poucos foram-se rendendo ás evidencias e aceitaram o facto de que o carro foi concebido para um uso diário e intensivo dentro dos seus limites, e que para um cidadão comum sem grandes recursos económicos é o carro ideal para usar face ao aumento brutal dos combustíveis, impostos de toda a espécie e manutenções que um carro a combustíveis líquidos nos custa anualmente, posso afirmar sem sombra de duvidas de que se houvesse destes carros á venda livremente nos stands seria um sucesso de vendas imediato, pena é que este meu desejo não se adequa á realidade e a sensação que tenho cada vez que me cruzo com alguém a olhar para o meu carro é um misto de inveja e pena em não ter um igual, esse mesmo sentimento também sofri ao cruzar-me com um ou dois exemplares antes de o receber.

               Bem falemos do carro, acima de tudo para um proprietário de um Dácia Spring a primeira coisa que descobre com este carro é… ECONOMIA, não só estou a falar do preço inicial da compra que se situa ao nível de um carro de segmento B a combustão nos dias de hoje chave na mão situa-se á volta dos 22 mil euros, a economia a que me refiro é mesmo no consumo de combustível… no caso a eletricidade obviamente, a Dácia a par de todos os outros construtores automóveis decidiu “mentir” acerca da real autonomia do carro… mas ao contrario do que os outros fazem em que prometem 400 ou mais kms e que de pois vai-se a ver só fazem na realidade 200kms a Dácia só promete 230kms no Spring ou vá lá 300kms em cidade, o que a ouvir todos os outros já imaginava o carro fazer 150kms ou 200kms no modo económico, o que daria na boa para o dia a dia de trabalho e umas voltinhas para as compras mas viagens e afins seria ficção cientifica… nada disso! O carro dá na boa para 230kms (em que o calculo é para um consumo de 12 KWh/100kms), mas na realidade o carro faz bem mais do que isso, o meu ultimo passeio fiz 210kms com 3 pessoas dentro do carro e no final ainda tinha 30% de bateria (na teoria daria para mais 100kms) isto num percurso de subidas e descidas acentuadas em que a media de consumo foi de 9 KWh/100kms, já cheguei a fazer consumos mesmo com o carro carregado seja de pessoas e bagagens em torno de 8kwh/100kms mas em terrenos mais planos e sem ar condicionado ligado, ou seja já percebi que na boa enquanto novo o meu carro faz 270kms sem recurso a modos económicos nem artifícios de condução… em modo económico tenho a certeza que supero os 300kms de autonomia sem stresses fora de cidade, ou seja o carro é de facto económico em toda a linha.

               A nível de habitabilidade e conforto diria que já tive carros de segmento B piores principalmente nos bancos traseiros, a diferença é que esses transportavam 5 pessoas e o Spring só leva 4, mas vão todos confortáveis… para pequenos percursos, pois os que vão no banco traseiro queixam-se de desconforto na posição após alguns bons kms ou seja fazer viagens longas sim mas com 2 passageiros (os da frente)… mas para um carro que é um puro citadino é confortável e espaçoso… a mala é outra surpresa das maiores que já tive dentro de carros similares, dá para ir ás compras do mês a qualquer supermercado sem aventuras e jogos de Tetris para arrumar as mesmas na mala como acontecia das poucas vezes que ia á compras de Smart… ou seja em termos e habitabilidade fiquei a ganhar com a troca passei de um carro de 2 lugares e uma mala inexistente para um carro de 4 lugares com uma mala enorme para o segmento que se insere e lembrem-se estamos a falar de um carro de segmento A… o Spring é um carro citadino de segmento A não um Familiar ou um Grande Turismo (GT) como muitos queriam comparar no inicio do lançamento do carro, em termos de conforto de rolamento é bom ou mesmo extremamente confortável se o quisesse comparar ao meu anterior Smart For Two.

              Em termos de qualidade de construção, é Dácia puro, não sei sinceramente qual é a pancada de tanta gente com os plásticos dos Dácia… é verdade que dá um ar meio pobre, mas os plásticos são resistentes e acima de tudo bem montados, não há ruídos parasitas e pela minha experiencia do meu carro já com mais de 6 anos e 100 mil kms ainda hoje entro no carro com ose ele estivesse novo, sem macula nem ruídos parasitas… muitos se queixam da ausência de tecidos nos forros das portas e painel central… sim fica mais bonito, mas quem não puder trocar de carro e o mantiver mais de 10 anos vai assistir a um fenómeno que é o desses tecidos começarem a descolar e a desforrar… para concertar tem que se levar os mesmos a um estofador, com custos acrescidos… a par de plástico puro que não degrada… portanto é apenas plástico seja ele novo seja o carro do 10 ou 15 anos o aspeto vai ser o mesmo sem surpresas, mas falemos do Spring, os plásticos dão o ar Dácia ao carro mas são bem montados os bancos até de cero modo são confortáveis pena apenas haver a única opção do uso de pele sintética para o topo de gama… pela minha parte dispensava pois como suo bastante estes bancos são um stress para mim mesmo com ar condicionado ligado quando saio do carro as minhas costas estão ensopadas em suor… uns bancos em tecido como opção não seria má ideia, mas pronto.

              Falemos da condução e potencia do motor, pois esse foi sempre a minha grande duvida quando optei por comprar este carro e um (a meu ver) dos grandes defeitos do mesmo afinal 44cv é coisa já não vista no panorama automóvel atual, é verdade que sei que 44cv elétricos não é o mesmo que a mesma potencia num motor a combustão no entanto é uma potencia parca para uma viatura atual, no Brasil por exemplo este modelo vai ser comercializado mas com uma evolução que lhe permite ter 64cv valor esse já mais condizente com a atualidade, no entanto na realidade e para o dia a dia os valores em questão nem são assim tão complicados, e essa duvida dissipou-se depois de ensaiar o carro de facto o binário de um carro elétrico logo desde o zero faz toda a diferença no arranque do carro e só mesmo em subidas muito pronunciadas e em modo eco se nota a falta de potencia, no entanto nesse modo de condução a potencia já de si escassa é limitada em 30cv logo não se espere milagres não é, mas o que quero dizer se espera comprar o Dácia Spring para fazer drag race esqueça, agora se quiser um veiculo para andar no dia a dia em plena normalidade e sem pressas nem arriscar a carta nos radares, este carro cumpre o que se destina, tem força nos arranques nos semáforos… e os primeiros metros são nossos… depois esqueçam o carro de facto não é de corridas é apenas para o dia a dia.

                Pontos positivos definitivamente é a economia, a habitabilidade em que acomoda facilmente 4 adultos dentro para trajetos relativamente curtos senão o rabo começa a ficar desconfortável após muitos kms para os passageiros do banco traseiro principalmente o direito, a manobridade do carro é excelente praticamente nada ficando a dever ao meu antigo Smart apesar deste ter mais 1 metro e pouco que o Smart, a mala do carro é muito boa, e a qualidade de construção não é má… é Dácia, quem gosta, gosta quem não gosta paciência…, pontos negativos por mais incrível que pareça são pormenores surreais na sua maioria das vezes, falta de luz na mala, chave do carro estar numa posição baixa e virada para baixo no canhão no volante batendo-se facilmente com o joelho na mesma, falta de tomadas corrente para o banco traseiro, falta de regulação do volante e banco do condutor em altura no entanto sem esses artefactos a posição de condução até é aceitável apesar de tudo para todas as estaturas, os passageiros dos bancos traseiros ficarem trancados só podendo abrir as portas ou se um passageiro da frente o fizer primeiro ou que alguém os destranque no botão que existe na consola central (surreal este pormenor) costumo brincar com todos que este pormenor é excelente para quem quiser raptar alguém… fica a dica portanto… a iluminação dos faróis é fraca com as lâmpadas de origem, não sendo um carro muito confortável de conduzir em estradas desconhecidas e sem iluminação de noite portanto, entre outros pormenores que de tão ridículos que são nem serve de argumento existirem ou não existirem porque encarecem o carro, são pormenores ridículos que poderiam ser evitados sem quais queres custos exorbitantes e melhorava e de que forma a experiencia com o carro.

               Portanto para finalizar apenas digo que estou extremamente satisfeito com o carro, economicamente é barato de comprar e manter, o consumo é excelente e permite muito mais do que publicita em termos de autonomia, e com a existência deste carro cai por terra todos aqueles que dizem que um carro elétrico é caro e após alguns anos uma provável troca de baterias deixa o carro praticamente sem valor pois o custo inerente é impossível de suportar… talvez para outras marcas o pack de baterias seja mais caro que o próprio Spring custa… mas pelo que sei nos dias de hoje um pack de baterias para o Spring não passaria os 5000 euros com tudo incluído… ora contando que se tiver um pack de baterias novo o carro está novo na mesma pois o motor elétrico é praticamente vitalício se calhar muitos vão pensar duas vezes quando falarem mal ou escarnecerem acerca dos carros elétricos… ah  mais uma coisa não optei  por um carro elétrico devido á ecologia ou ambiente, optei porque nos dias de hoje possuir um carro a combustão está tão caro que depois deste mês de experiencia num elétrico já nem penso no preço do combustível, pois o meu carro apenas vai servir para viagens grandes e para eu ir para o emprego pois o Spring foi comprado para a minha mulher se deslocar no dia a dia, pois de resto desde que tenho o elétrico deixei praticamente de andar no meu carro a combustão e acreditem agora não paro em casa.

 

NAKED MAN

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