AUMENTO DE VITIMAS MORTAIS ENTRE OS UTILIZADORES DE
MOTOS
Já estava para falar deste tipo
de assunto mas numa perspetiva completamente diferente, ou seja estava para
falar em como desde que ando de mota tive que reaprender a conduzir, ou seja de
mota vejo imensa falta de civismo por parte dos condutores dos outros tipos de veículos,
de carros a camiões de tudo um pouco ocorre de modo a termos que deixar de
conduzir defensivamente a conduzir previsivelmente (foi agora inventado por
mim) resumindo, a condução defensiva em mota é completamente uma utopia… se
formos a defender seja o que seja acabamos colhidos por um veiculo pela retaguarda...
Já nem me lembro dos sustos que apanhei ao travar (numa passadeira por exemplo)
e ouvir na minha traseira uma enorme travagem de um carro e “rezar” para que
não me atinja… mas adiante, desde que ando de mota passei a ter que prever o
futuro em vez de remediar, ou seja tenho que ir com o dobro da atenção que
disponho enquanto condutor de carro de modo a prevenir ou prever a manobra do
condutor ou peão que está prestes a cruzar-se comigo… se têm duvidas do que
falo, há um motovlogger no youtube que apenas edita situações no transito se
quiserem visitar cliquem https://www.youtube.com/npcanal
, é certo que o rapaz em algumas situações podia ter evitado algum frisson com
algumas das pessoas com que se cruza mas na generalidade a vida de um
motociclista está ali bem patente, visitem e depois digam-me se é fácil andar
de mota ou que os motociclistas são apenas uns malucos que se matam… por vezes
querem-nos é matar, a verdade é mais essa… e como sabem num acidente entre um
mota e um carro por exemplo toda a gente perceberá quem ficará em melhor estado…
não irão reparar decerto de quem foi a culpa… apenas quem ficou pior.
Mas se estava para escrever do
que falei no paragrafo anterior, recentemente vi uma noticia em que me deixou a
pensar, não só no teor da noticia bem como nas consequências que querem que a
mesma tenha, e a noticia era simples o coordenador da Prevenção Rodoviária Portuguesa
(PRP) José Miguel Trigoso, vinha alertar que entre janeiro e julho morreram 76
motociclistas em Portugal… mais do que o dobro em relação ao ano anterior e que
muita coisa teria que ser pensada de modo a evitar-se este tipo de tragedias,
desde os sistemas de segurança até mesmo na obtenção da licença para se
conduzirem motociclos, e se no caso dos sistemas de segurança sou todo ouvidos
em termos de sugestões de modo a minorar ou evitar mortes… no segundo aspeto
que é o facto de virem com a situação das licenças e obtenção de licenças para
se conduzirem motociclos, como o próprio veio dizer que hoje em dia muitos vão
para a estrada com motociclos sem terem a devida formação (o que diga-se está a
referir-se aos condutores de carta de categoria B como é o meu caso) é ir para
caminhos pantanosos, e claro preocupantes.
Não quero defender a minha “dama”
como se costuma dizer, sou interessado na matéria, mas se um dia decidirem que
devo ter que tirar carta de mota para poder conduzir uma, é uma coisa que terei
que respeitar, outra bem diferente é virem com estas noticias e tentarem vender
um “peixe” que já está “estragado” á partida, é verdade que a PRP não deveria
defender posições externas como as escolas de condução mas a verdade é que este
tipo de ilações fazem todo o sentido na defesa de interesses externos ao principio
da noticia, ou seja a noticia das mortes é omissa em como e em que principio
esses mesmos acidentes ocorreram, essas mortes todas foram culpa do
motociclista? Ou a culpa foi de um carro? Que tipo de mota esteve envolvida? Até
125cc ou de cilindrada superior? É que se a maioria dos acidentes mortais foi
com motas de cilindrada superior não faz sentido vir afirmar-se que se deve
rever bem a forma de obtenção de licenças dando a entender que os condutores de
carta de condução B são os culpados da enorme sinistralidade em duas rodas… a
noticia fala de números mas não especifica nada o que é dessa forma que mais me
preocupa é virem noticias tendenciosas de modo a levar a juízos de valor mas
que sejam difusas.
Todas as mortes são de lamentar, mas acima de
tudo deve-se pensar bem antes de reagir á noticia em si, e aquela noticia e
tudo o que ali está exposto é tendencioso do primeiro ao ultimo paragrafo… a
verdade é que querem dar a ideia de que os condutores que conduzem carros e
nunca andaram de mota são um perigo na estrada… a verdade é que estive nessa
situação e até hoje nunca tive um acidente felizmente já tenho mais de 13000
kms de mota e já fui a todo o lado desde cidade a campo… não faz de mim um
inconsciente na estrada como o presidente da PRP quer dar a entender… mas meu
caro se tiver que tirar a carta que tenha já tenho experiencia suficiente para
nem necessitar de aulas de condução, e mais talvez tenha mais experiencia do
que alguns encartados com 18 anos que vão para a estrada com motas muito mais
potentes do que a conduzo, é que posso ter só 13000 kms de mota mas tenho mais
de 600000 kms de carro, e essa minha experiencia de carro foi-me muito útil quando
decidi adquirir a mota, principalmente a calma de conduzir em determinadas
situações que não teria se tivesse tirado a carta de mota aos 18 anos
(provavelmente já teria morrido), ou seja quem tem permissão de conduzir
motociclos de até 125cc só o faz perante algumas condicionantes, como por
exemplo ter mais de 25 anos e a mota não ter mais de 15cv ou seja só mesmo um ignorante
vai acreditar no objetivo da noticia, em que faz entender que os acidentes só
acontecem devido á falta de preparação dos motociclistas…
Mas voltando às escolas de
condução, esses lóbis de interesse que sempre ficaram com a espinha na garganta
com a lei que permitia os condutores de categoria B conduzirem motas, e viram
nisso uma perda de receitas que em abono da verdade até nem é assim tão verdade
dado que muitos que aderiram á condução de motas com categoria B acabaram por
tirar carta de categoria A, mas voltando a esse assunto as escolas de condução
que sempre foram um cartel e força de bloqueio em determinados temas em volta
da circulação automóvel, parecido com os lóbis das farmácias em torno dos
medicamentos, ao longo dos tempos têm perdido receitas veja-se os preços de
hoje para obtenção de carta de condução são inferiores ao que foi no meu tempo
para obter a minha por exemplo, a perda de receitas em torno da “lei das 125”,
sempre foi uma espinha na garganta como já aqui disse destas organizações e
sempre lutaram para que a lei viesse ser alterada, e claro os dados relativos a
este ano caíram que nem ginjas para esses interesses, fico impressionado é que
seja pela voz do coordenador da PRP que queria-se independente que se tente
levantar a polemica… mas é tudo estranho como é possível que só depois de mais
de 5 anos depois da famosa lei só agora os motociclistas decidam-se matar como
não houvesse amanhã? Se o grande boom das 125 já passou há anos, hoje em dia
são poucos os que vão adquirir uma 125 apenas com carta de carro, ou já tiraram
antes essa licença ou tiraram carta de mota… os que aderiram em massa á lei das
125 já terão por esta hora alguma experiencia na condução das mesmas… não faz
sentido… depois há que pensar no seguinte e volto a ressalvar para visitarem o
canal do motovlogger e reparem na quantidade de erros de condução que os
variados condutores de veículos de 4 rodas fazem para se perguntar se o que
está em causa é o facto de ser perigoso conduzir sem uma licença real para a
categoria em que se insere o veiculo ou na qualidade de ensino nos dias de hoje
que é praticada pelas escolas de condução… é que a realidade é bem diferente á
que nos querem fazer supor, e nesse caso leva-me a pensar que a qualidade de
ensino na escola de condução era e é muito deficitária… lembro-me que a minha
experiencia quando me deram um carro depois de obter a carta era ínfima e muito
mais reduzida do que mesmo sem ter andado de mota me meti numa e fui para a
estrada… a realidade é essa, por isso reflitam se esta noticia não é em si tendenciosa
em todos os aspetos.
NAKED MAN
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