O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

AUMENTO DE VITIMAS MORTAIS ENTRE OS UTILIZADORES DE MOTOS


AUMENTO DE VITIMAS MORTAIS ENTRE OS UTILIZADORES DE MOTOS

 

              Já estava para falar deste tipo de assunto mas numa perspetiva completamente diferente, ou seja estava para falar em como desde que ando de mota tive que reaprender a conduzir, ou seja de mota vejo imensa falta de civismo por parte dos condutores dos outros tipos de veículos, de carros a camiões de tudo um pouco ocorre de modo a termos que deixar de conduzir defensivamente a conduzir previsivelmente (foi agora inventado por mim) resumindo, a condução defensiva em mota é completamente uma utopia… se formos a defender seja o que seja acabamos colhidos por um veiculo pela retaguarda... Já nem me lembro dos sustos que apanhei ao travar (numa passadeira por exemplo) e ouvir na minha traseira uma enorme travagem de um carro e “rezar” para que não me atinja… mas adiante, desde que ando de mota passei a ter que prever o futuro em vez de remediar, ou seja tenho que ir com o dobro da atenção que disponho enquanto condutor de carro de modo a prevenir ou prever a manobra do condutor ou peão que está prestes a cruzar-se comigo… se têm duvidas do que falo, há um motovlogger no youtube que apenas edita situações no transito se quiserem visitar cliquem https://www.youtube.com/npcanal , é certo que o rapaz em algumas situações podia ter evitado algum frisson com algumas das pessoas com que se cruza mas na generalidade a vida de um motociclista está ali bem patente, visitem e depois digam-me se é fácil andar de mota ou que os motociclistas são apenas uns malucos que se matam… por vezes querem-nos é matar, a verdade é mais essa… e como sabem num acidente entre um mota e um carro por exemplo toda a gente perceberá quem ficará em melhor estado… não irão reparar decerto de quem foi a culpa… apenas quem ficou pior.

              Mas se estava para escrever do que falei no paragrafo anterior, recentemente vi uma noticia em que me deixou a pensar, não só no teor da noticia bem como nas consequências que querem que a mesma tenha, e a noticia era simples o coordenador da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) José Miguel Trigoso, vinha alertar que entre janeiro e julho morreram 76 motociclistas em Portugal… mais do que o dobro em relação ao ano anterior e que muita coisa teria que ser pensada de modo a evitar-se este tipo de tragedias, desde os sistemas de segurança até mesmo na obtenção da licença para se conduzirem motociclos, e se no caso dos sistemas de segurança sou todo ouvidos em termos de sugestões de modo a minorar ou evitar mortes… no segundo aspeto que é o facto de virem com a situação das licenças e obtenção de licenças para se conduzirem motociclos, como o próprio veio dizer que hoje em dia muitos vão para a estrada com motociclos sem terem a devida formação (o que diga-se está a referir-se aos condutores de carta de categoria B como é o meu caso) é ir para caminhos pantanosos, e claro preocupantes.

                  Não quero defender a minha “dama” como se costuma dizer, sou interessado na matéria, mas se um dia decidirem que devo ter que tirar carta de mota para poder conduzir uma, é uma coisa que terei que respeitar, outra bem diferente é virem com estas noticias e tentarem vender um “peixe” que já está “estragado” á partida, é verdade que a PRP não deveria defender posições externas como as escolas de condução mas a verdade é que este tipo de ilações fazem todo o sentido na defesa de interesses externos ao principio da noticia, ou seja a noticia das mortes é omissa em como e em que principio esses mesmos acidentes ocorreram, essas mortes todas foram culpa do motociclista? Ou a culpa foi de um carro? Que tipo de mota esteve envolvida? Até 125cc ou de cilindrada superior? É que se a maioria dos acidentes mortais foi com motas de cilindrada superior não faz sentido vir afirmar-se que se deve rever bem a forma de obtenção de licenças dando a entender que os condutores de carta de condução B são os culpados da enorme sinistralidade em duas rodas… a noticia fala de números mas não especifica nada o que é dessa forma que mais me preocupa é virem noticias tendenciosas de modo a levar a juízos de valor mas que sejam difusas.

                    Todas as mortes são de lamentar, mas acima de tudo deve-se pensar bem antes de reagir á noticia em si, e aquela noticia e tudo o que ali está exposto é tendencioso do primeiro ao ultimo paragrafo… a verdade é que querem dar a ideia de que os condutores que conduzem carros e nunca andaram de mota são um perigo na estrada… a verdade é que estive nessa situação e até hoje nunca tive um acidente felizmente já tenho mais de 13000 kms de mota e já fui a todo o lado desde cidade a campo… não faz de mim um inconsciente na estrada como o presidente da PRP quer dar a entender… mas meu caro se tiver que tirar a carta que tenha já tenho experiencia suficiente para nem necessitar de aulas de condução, e mais talvez tenha mais experiencia do que alguns encartados com 18 anos que vão para a estrada com motas muito mais potentes do que a conduzo, é que posso ter só 13000 kms de mota mas tenho mais de 600000 kms de carro, e essa minha experiencia de carro foi-me muito útil quando decidi adquirir a mota, principalmente a calma de conduzir em determinadas situações que não teria se tivesse tirado a carta de mota aos 18 anos (provavelmente já teria morrido), ou seja quem tem permissão de conduzir motociclos de até 125cc só o faz perante algumas condicionantes, como por exemplo ter mais de 25 anos e a mota não ter mais de 15cv ou seja só mesmo um ignorante vai acreditar no objetivo da noticia, em que faz entender que os acidentes só acontecem devido á falta de preparação dos motociclistas…

                  Mas voltando às escolas de condução, esses lóbis de interesse que sempre ficaram com a espinha na garganta com a lei que permitia os condutores de categoria B conduzirem motas, e viram nisso uma perda de receitas que em abono da verdade até nem é assim tão verdade dado que muitos que aderiram á condução de motas com categoria B acabaram por tirar carta de categoria A, mas voltando a esse assunto as escolas de condução que sempre foram um cartel e força de bloqueio em determinados temas em volta da circulação automóvel, parecido com os lóbis das farmácias em torno dos medicamentos, ao longo dos tempos têm perdido receitas veja-se os preços de hoje para obtenção de carta de condução são inferiores ao que foi no meu tempo para obter a minha por exemplo, a perda de receitas em torno da “lei das 125”, sempre foi uma espinha na garganta como já aqui disse destas organizações e sempre lutaram para que a lei viesse ser alterada, e claro os dados relativos a este ano caíram que nem ginjas para esses interesses, fico impressionado é que seja pela voz do coordenador da PRP que queria-se independente que se tente levantar a polemica… mas é tudo estranho como é possível que só depois de mais de 5 anos depois da famosa lei só agora os motociclistas decidam-se matar como não houvesse amanhã? Se o grande boom das 125 já passou há anos, hoje em dia são poucos os que vão adquirir uma 125 apenas com carta de carro, ou já tiraram antes essa licença ou tiraram carta de mota… os que aderiram em massa á lei das 125 já terão por esta hora alguma experiencia na condução das mesmas… não faz sentido… depois há que pensar no seguinte e volto a ressalvar para visitarem o canal do motovlogger e reparem na quantidade de erros de condução que os variados condutores de veículos de 4 rodas fazem para se perguntar se o que está em causa é o facto de ser perigoso conduzir sem uma licença real para a categoria em que se insere o veiculo ou na qualidade de ensino nos dias de hoje que é praticada pelas escolas de condução… é que a realidade é bem diferente á que nos querem fazer supor, e nesse caso leva-me a pensar que a qualidade de ensino na escola de condução era e é muito deficitária… lembro-me que a minha experiencia quando me deram um carro depois de obter a carta era ínfima e muito mais reduzida do que mesmo sem ter andado de mota me meti numa e fui para a estrada… a realidade é essa, por isso reflitam se esta noticia não é em si tendenciosa em todos os aspetos.

 

              NAKED MAN

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