VODAFONE DEFINITIVAMENTE NA VANGUARDA DOS FAILS
Acho que já me estou a tornar
repetitivo, mas não sei é por ser eu, ultimamente a Vodafone está nas ultimas,
tenho que relatar o ultimo episodio que ocorreu comigo, já que aqui já relatei
alguns episódios mais do caricatos, eu que apesar de não ser exemplo de cliente
para ninguém… apesar de ter sempre pago as minhas contas e nunca ter ficado a
dever um cêntimo que fosse… o meu passado de phreaker que aqui já relatei, não
faz de mim exemplo de cliente para nenhuma empresa de telecomunicações
principalmente a Vodafone que foi a lesada no caso… no entanto passado é passado
e nos dias de hoje sou um cliente tão bom ou melhor do que muitos que devem ter
em carteira, dado que pago sempre a horas e até devido a minha teimosia de não
subscrever pacotes nem produtos que não uso talvez até pague um pouco mais do
que certos clientes obviamente.
Para ter as comunicações que
necessito até nem exigia muito diria que apenas necessito de 2 telemóveis com
comunicações incluídas (máximo de 1000 minutos para todas as redes e dados de 1
Gb mínimo) e um ponto de internet móvel ilimitada… simples portanto, nada de
telefones fixos, canais de televisão nem internet fixa… o problema é que nenhum
operador em Portugal me dá um pacote apenas com estes produtos, ou tenho os telemóveis
com 7000 minutos e a um preço elevado e internet móvel limitada a 30 Gb por mês,
ou pura e simplesmente não há pacotes direcionado para as minhas necessidades…
e até me arriscaria dizer de uma grande fatia de utilizadores em Portugal, é só
fazer as contas como dizia o outro.
Se no caso das comunicações de
voz moveis, estou satisfeito com o tarifário que a Vodafone me disponibiliza,
serve muito bem para o que uso e já sobram minutos, a níveis de dados o 1 Gb também
é aceitável… obviamente que Netflix e Youtube é fora de hipótese mas dá e sobra
para ver mails e noticias… ou seja razoável, o meu drama e o que vos vou falar
hoje é o meu ponto de internet móvel que tinha um tarifário que já aqui vos
falei e que me servia bem para as minhas necessidades que era o “On +Gb” que
era ilimitado no momento que subscrevi e que como já aqui falei foi
descontinuado para o “On 30 Gb” ou seja pelo mesmo preço eu tinha um tarifário ilimitado
e a Vodafone tinha recuado ou seja como aqui tinha falado regrediu no tempo, em
vez de evoluir no tempo regrediu, já tinha falado que enquanto tivesse este tarifário
estava satisfeito mas que já na altura me mostrava preocupado com o desenlace da
questão dado que a Vodafone em Portugal decidiu na minha opinião erradamente
apostar na rede de fibra em vez de evoluir para o futuro e apostar
definitivamente no reforço da rede 4G e evoluir a futura 5G.
Ora o investimento na rede fibra
tem sido muito avultado, mas a minha opinião é que apostar-se na rede fixa é um
erro colossal num mundo cada vez mais móvel, hoje em dia já ninguém se vê sem
um smartphone, gps no carro, ponto de acesso de dados móveis seja wi-fi seja de
dados próprios, porque se insiste em mantar as pessoas presas? Porque se
insiste em viver no passado e não evoluir para um mundo cada vez mais digital? Os
paradigmas em termos digitais evoluem rapidamente há 20 anos ter-se um telemóvel
era considerado um artigo “exótico” hoje é uma necessidade extrema, aliás hoje
nem andamos com um telemóvel temos vários aparelhos todos num só o “smartphone”
para se imaginar a evolução comparativamente com o automóvel por exemplo há 100
anos o conceito é idêntico vai evoluindo obviamente mas continua a ter 4 rodas
e um volante não é verdade? Ah e mais importante ainda a maioria ainda hoje
continuam a ter o mesmo tipo de motor a combustão, ora nas telecomunicações em
pouco menos de 40 anos passou-se de o uso dos telefones fixos para os telemóveis
e hoje o paradigma das chamadas são completamente distintos, vai-se dos simples
SMS e telefonemas simples, às complexas videochamadas e trocas de dados em
tempo real e com total mobilidade, muita gente não precisa de computador nem
telefone simples tem tudo num só obviamente que isso exige cada vez mais
mobilidade… á conta da insistência em termos de comunicações fixas, a tragedia
recente de Pedrogão Grande que já aqui falei noutro texto da falha no “SIRESP”
poderia ser minorada, já nem digo evitada.
Mas o título deste texto é a
contante apetência pela Vodafone pelos chamados Fails, e é neste ponto que me
quero concentrar, ora a Vodafone descontinuou o meu tarifário de dados móvel o “On
+ Gb” pura e simplesmente deixou de existir e a Vodafone nunca se dignou em me
informar de que o meu tarifário tinha mudado e que condições passariam a
existir e mais importante ainda se eu estava interessado… um manancial de incompetências,
tive conhecimento que tinha um tarifário novo quase por acaso e porque
consultei o “My Vodafone” e vi que algo estava diferente e vi que o meu tarifário
era o “On 100 Gb”… fiquei perplexo, afinal o que era aquilo era a velocidade
que me permitia? Seria o limite dos dados? Mensal ou anual? A minha primeira
reação foi a de ir a uma loja Vodafone e desistir pura e simplesmente de ser
cliente… que já faz mais de 20 anos que sou cliente, mas se já aqui me tinha
queixado da falta de respeito da empresa para comigo em algumas comunicações e
propostas de marketing, esta era a gota de agua, e antes de ir a uma loja decidi
verificar na internet se o meu caso era único ou se já havia mais casos como o
meu e afinal valeria a pena mandar tudo ao ar ou não… é que talvez só me safe
num operador em Portugal para aquilo que preciso… mas esse operador é manifestamente
inferior na qualidade de comunicação do que a Vodafone me proporciona hoje, e
tive recentemente uma prova cabal que a qualidade de rede é mesmo muito
superior na Vodafone, quando agora fui á ilha Terceira em ferias e tinha rede em
praticamente toda a ilha enquanto nos outros operadores esqueçam, o que me fez
muito jeito dado que a navegação através do Google eram necessário acesso a
dados moveis e praticamente tive sempre acesso a eles, ora sair da Vodafone de
animo leve poderia constituir um erro, uma coisa é a empresa insistir numa estratégia
errada outra é eu sair de cliente dessa empresa por discordar com a politica da
mesma sem primeiro salvaguardar os meus interesses, daí ter pesquisado antes de
tomar uma atitude, pois a decisão estava á partida tomada ou seja procurar uma
alternativa o mais idêntica á minhas reais necessidades na concorrência, mas
essa minha decisão vai ficar adiada pelo menos por mais uns tempos, pois a
alteração de tarifário não me é totalmente prejudicial, embora á partida me
limite um pouco, ou seja na internet pelos vários fóruns que visitei, havia
imensos clientes a falarem do assunto, pelos vistos é um tarifário exclusivo a
clientes de tarifários descontinuados que passam todos a usufruir deste que
apesar de limitado é muito superior á melhor proposta da empresa no mercado que
lembre-se é o tarifário “On 30 Gb”, ora de 30 para 100 Gb é uma diferença
interessante, depois nos fóruns havia os que diziam terem sido informados pela
empresa e outros que tal como eu não foram informados de nada, depois havia de
todo o tipo de informação acerca do preço do mesmo até mesmo do tipo de tarifário
ora fixo ora móvel, no meu caso é móvel mas já tive exatamente o mesmo serviço
mas restrito á minha morada, a minha decisão inicial ficou um pouco colocada de
lado dado que o meu consumo medio situa-se até agora nos 70 Gb mensais logo
dentro do limite… embora este mês tenha reparado num pormenor, os 100 Gb são
sem restrições de velocidade o que quer dizer que passarei a ter um maior
consumo e claro uma melhor qualidade por exemplo Nos streamings que antes a
qualidade era variável consoante o consumo, na Netflix por exemplo a qualidade
de imagem piorava imenso pois a velocidade baixava imenso a partir dos 50 Gb de
consumo… agora é sempre a bombar uma imagem HD e claro neste ultimo mês gastei
92 Gb… o que confesso me deixa um pouco apreensivo para o futuro, as qualidades
de vídeos principalmente aumentou imenso e hoje cá em casa praticamente ninguém
vê televisão, todos veem ou Youtube ou Netflix e tudo o que usamos depende da
internet… os 100 Gb podem-se transformar rapidamente numa miragem para as reais
necessidades que preciso… mas vou aguardar para ver se se confirmam os gastos
deste ultimo mês que estive de ferias e claro muito maior consumo, pois levei a
Internet “fixa” comigo para as ferias coisa que obviamente os consumidores de
pacotes fixos não o podem fazer não é? Daí a minha necessidade de internet móvel,
pois seja de ferias seja aos fins-de-semana estou sempre em transito e
obviamente levo a internet sempre comigo, não tenho internet móvel apenas por
embirração é mesmo por necessidade… mas como eu conheço imensa gente nas mesmas
condições mas que desconhece as suas verdadeiras necessidades, e é vê-los
nessas alturas nas receções de hotéis (por exemplo) que não disponibilizam
wi-fi nos quartos a mendigarem os wi-fi gratuito… eu subo para o meu quarto e
no conforto e sigilo do mesmo estou ligado á internet como em casa… simples.
Mas voltando á Vodafone,
fiquei chateado por não ter sido informado da alteração que me podia ter
causado surpresas logo no meu mês das ferias, e estou chateadíssimo com a
errada estratégia da empresa em relação com as verdadeiras necessidades dos
clientes, por outro lado a diferenciação dos clientes já existente para com os
outros, também serviu para amenizar um pouco a minha impressão inicial, bem
como o preço mensal baixou dos 24.99 euros para agora 22.50 euros, o que
diga-se foi uma compensação pela situação, pelo meu lado por enquanto serve,
mas com a situação da velocidade não ser restrita nunca leva-me a pensar que em
meses de ver muita Netflix vai ser um problema do caraças, por enquanto
continuarei cliente da Vodafone, mas sem duvida que esta empresa teve em Portugal
uma oportunidade de ouro para se destacar das outras operadoras pelo serviço móvel
que sempre prestou e não o aproveitou, bem como para piorar decidiu entrar no
terreno das outras operadoras, investindo nos meios físicos em vez dos meios
moveis… numa época de pura necessidade de mobilidade, por essas e por outras a
Vodafone está na vanguarda das falhas de estratégia empresarial, em vez de se
voltar para o futuro… gasta dinheiro no passado… por muita tecnologia de ponta
que seja e evolução de qualidade imposta seja superior… o mundo é cada vez mais
móvel e não fixo… entendam isso de uma vez.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário