O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

TIRAR A CARTA DE MOTA SERÁ QUE VALE A PENA?


TIRAR A CARTA DE MOTA SERÁ QUE VALE A PENA?

 

            Bem este título pode deixar varias interpretações, mas deixem-me explicar, para quem não tem carta de mota, claro que vale a pena, para quem nem sequer pode tirar carta de carro nem se fala, obvio que vale a pena… estou a falar no meu caso que tenho carta de carro e que devido á alteração na lei me permite também poder conduzir motos até 125 cc. , e relativamente a isso tenho a dizer que esta alteração á lei foi das poucas coisas fantásticas que vi nos últimos tempos, permitiu muitos que não tinham tirado carta de moto poder conduzir uma dado que com a experiencia já entretanto adquirida na condução de veículos e a sua circulação em estradas, está num fase da vida em que a perigosidade de ir para a estrada matar-se de mota está um pouco fora de questão, aliás o risco de um condutor nas minhas condições entrar a matar mal se apanha com uma mota na mão é muito inferior do que um jovem de 16 anos depois de tirar carta de moto 125 cc. .

              Lembro-me como se fosse hoje de uma pessoa que profissionalmente se cruza comigo e um dos que mais me impulsionou a adquirir uma mota 125, foi de que mais dia, menos dia iria sentir uma certa “falta de oxigénio” a andar, ou seja o que ele me queria dizer era que se no inicio em que tudo é novo até ficamos super excitados, dali a uns tempos veremos que falta potencia e velocidade para aquilo que precisamos, e claro muitos dos que se iniciam nas motos como eu me iniciei aproveitando a lei… acaba por tirar carta de moto, e é exatamente essa a pergunta que faço no titulo deste texto, fará sentido tirar a carta de moto?

               Provavelmente a resposta será a mesma que fiz a quem não tinha carta sim faz sentido, no meu caso pode não ser bem assim, mas para quem quiser ter algo melhor e mais potente não terá outra alternativa, no meu caso não me compensará assim tanto tirar a carta pois o que me fazia mesmo falta era ter uma mota 250 cc. E ir tirar uma carta para apenas comprar uma moto com o dobro da cilindrada do que já possuo pode não ser assim tão rentável, até porque a mota que tenho serve perfeitamente para o propósito, que é andar a divertir-me e fazer passeios sem destino e sem preocupações com os gastos… e ir para o trabalho no verão, tudo porque a mota que tenho bem como todas as 125 são motos conhecidas pela economia tanto de combustível como de manutenção e de impostos/seguros, ora bem é um luxo mas com custos controlados, e digo um luxo porque se formos ver ter uma mota é um luxo que de económico não tem nada quem disser o contrario mente, aliás já escrevi aqui um texto que fala exatamente disto, ou seja só é económico quem comprar uma mota e não tiver mais outro veiculo ou seja andar exclusivamente de moto, sim de facto este individuo poupa dinheiro, todos os que possuam carros uma mota é um brinquedo para gente grande logo um luxo, dizer que tem uma mota e um carro para poupar dinheiro é enterrar a cabeça na areia e não querer ver.

             Mas faz sentido uma pessoa comprar uma mota de maior cilindrada e para isso ter que ir tirar a carta? Sim para quem quiser de facto comprar uma mota a serio, para quem quiser apenas andar com uma mota de cilindrada um pouco superior a 125 só se quiser gastar mais uns trocos e dizer que pode assim andar em qualquer moto sem stresses, pois se comprar uma moto maior, vai gastar muito mais dinheiro tanto em seguros, como IUC como a mota gasta mais chegando algumas a gastar mais que um carro citadino, se o argumento for a potencia ok rendo-me mas numa mota um pouco superior como uma 250 a potencia não deve ser enorme em relação a uma 125, e ter que se tirar a carta de condução para guiar uma mota assim parece-me muito, a lei seria muito mais justa se fosse permitida também o uso de motas 250 cc. Por encartados de ligeiros, como acho que se passa em frança podendo exigir regras um pouco mais apertadas mas sem obrigar as pessoas a terem que tirar carta apenas para subir um pouco de cilindrada, ia muita gente ganhar com isso, ora vejamos, as receitas de IUC seriam decerto superiores como o fenómeno aquando da alteração da lei em que houve um boom de compras de motas 125, muitos iriam decerto comprar motos até 250, o mercado ganharia muito com isso pois muitos iriam comprar 125 para os filhos e comprar uma 250 para eles andarem, uma moto 250 é mais moto logo quem a pudesse adquirir ficaria logo com outra maquina, e ¼ de litro não seria uma maquina assim tão perigosa para que seja necessário a obtenção de carta de condução bem como há uma panóplia de escolhas para maquinas com cilindradas entre 125 e 250, coisa que nas 125 também se verifica, mas com o problema de faltar o tal “oxigénio” de que o meu colega me falou, no caso dele foi um dos que iniciou no mercado das 125 e que depois tirou a carta de mota… mas obviamente que não comprou um 250 mas sim uma 600.

               Tirar a carta apenas para conduzir uma 250 não me convence e por esse mesmo motivo, não irei tirar a carta pois sei bem que se a tirasse iria decerto comprar uma moto maior, mas seria um luxo já um pouco incomportável para mim, o luxo que tenho hoje é mais do que comportável, só pecando pela tal falta de força e velocidade, mas para o que quero isso quando ando por aí sem destino? Dei conta disso sim quando ia para o trabalho… mas se isso acontecer são apenas os 3 meses do verão, de resto em passeios a 125 dá bem conta do recado e ando sem preocupações nem de tempo nem de distancia… pois os consumos esses são bem comedidos, coisa que se tivesse uma mota maior já não seria bem assim, o legislador esse sim poderia pensar em aumentar em mais uns pozinhos á cilindrada e alterar a já de si excelente lei da possibilidade de um condutor de automóveis poder conduzir uma moto…

 

NAKED MAN

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