É VERDADE COMPREI UM
DACIA
Pois é sou o proprietário de
um Dácia há uma semana, a verdade é que depois de muito refletir acerca do meu
anterior carro já velhote com 18 anos e 302000 km e alguns problemas devido á
idade avançada, decidi mesmo comprar o “carro do reformado”, o tal em que numa
reportagem do jornal “Expresso” se referia ao modelo em questão que acabei de adquirir,
o Dácia Logan MCV ou seja a carrinha do popular modelo, e só estou a escrever
agora porque agora posso dar a ideia do que estou a falar dado que mais uma vez
na minha vida comprei um veículo sem nunca ter andado num antes.
É verdade parece sina,
tirando o primeiro carro que os meus pais me ofereceram quando tirei a carta e
que foi um semi novo, todos os carros que se lhe seguiram foram sempre novos e
todos os carros foram comprados às “cegas” curiosamente em nenhum até hoje me
dei mal, e todos foram escolhas fortíssimas, olhem o carro com 18 anos que
agora deixei comprei-o por catalogo e a ordem de compra foi alterada a meio
pois houve uma oportunidade de negocio com mais uns equipamentos que não
estavam previstos na primeira encomenda no caso foi um Ford Fiesta, excelente
carro, muito limitado a nível de espaço dado que na altura que o comprei nem
estava na ideia de me casar quanto mais ter filhos… mas sempre um excelente
carro, o seguinte foi um Smart For Two que inicialmente pensei ser o passaporte
para a minha mulher finalmente passar a conduzir regularmente… mais uma vez
adquiri um modelo por catalogo dado que o modelo em questão apenas estava disponível
por encomenda, excelente carro, quase 100000 km e nada a apontar… ah e foi
mesmo o passaporte para a minha mulher passar a conduzir, depois adquiri a mota
de que já falei neste blogue… neste caso alem de escolher a mota por catalogo
nem andar de mota sabia… até ao dia em que a fui buscar a Keeway Superlight tem
dado conta do recado e mesmo apesar da minha parca experiencia nunca fui ao “tapete”
até hoje… nem há chuva como me aconteceu no tempo em que tive que entregar o
Fiesta e esperar pelo Dácia como agora me aconteceu, agora o Dácia nem modelos
havia para experimentar no stand dado que estes carros têm uma enorme saída e
não chegam para as encomendas muito menos disponíveis estão para podermos experimentar…
andei num Renault Captur para poder ter uma ideia do motor que estava na duvida
em adquirir para poderem ter uma ideia… modelo que adquiri tive que esperar
pelo menos mês e meio… e com sorte pois o stand tinha-o encomendado desde
Novembro de 2015…
A verdade é que quem pense em
adquirir um Dácia não pense que está perante uma marca banal, em que na pior
das hipóteses temos os carro um mês depois da encomenda á fabrica, estes carros
têm encomendas muito limitadas á disponibilidade, e pedidos muito exóticos como
o volante forrado em pelo pode chegar aos 6 meses de espera, é apenas a ideia,
no meu caso o pedido era mesmo a cor do carro e o sistema Media Nav que atrasaram
a encomenda dado não haver nenhum disponível em stock nem para entrega pois eu
exigi estes termos havia modelos similares mas ou não tinham uma coisa ou não
tinham a outra… na altura em que encomendei o carro nem fabricado ainda estava,
mas já tinha sido encomendado para stock do stand em Novembro como aliás já
referi, portanto quem pensar em equipamentos específicos apresse-se pois o
tempo de espera pode ser relativamente elevado.
Equipamentos extra de
facto não há muitos disponíveis, mas os que há são bastante práticos e necessários,
estamos perante uma marca low cost que o que mais interessa é o preço, mas não
se pense que o carro é um “cepo” com rodas, o carro para o preço que custa está
a um nível de marca Premium, o meu carro custou-me 12000 euros tudo incluído,
mas já com os descontos de abate e por fazer credito na financeira da Renault,
mas fiquei com um carro de um nível de um Megane por mais de metade do preço,
obviamente que não espero que o carro seja similar ao modelo concorrente da
Renault ou de qualquer marca mais generalista, mas neste momento preciso de um
carro fiável, que transporte 5 pessoas com um conforto bom e tenha espaço para
bagagens, alem de que tenha uma segurança e conforto aceitável e meus amigos
estes parâmetros são suplantados em larga margem acreditem, se o carro me durar
15 anos será uma excelente compra se me durar os anos que me durou o Fiesta
então estive perante o negocio da minha vida, o carro tem qualidade… mas
obviamente é incomparável a uma marca superior, há muito plástico obviamente
não vou mentir, mas meus amigos o que não perceberam? Eu preciso de um veículo
que me transporte em condições… novo de preferência e se ele me custar menos do
que um usado de uma marca generalista, é o objetivo.
O problema do povo português
é a imagem, estou-me a cagar para o que os outros pensam ou acham do carro, eu
estou mais do que satisfeito e apesar de fazer alguns km, não passo dos 16000 km
anuais aconselharam-me um carro a gasolina (o Fiesta era também a gasolina) e
meus amigos apesar do motor ter apenas 900 cc. , Dá e sobeja para as
necessidades já o testei em algumas situações de carga e safa-se melhor do que
o Fiesta com 1250cc., alem de gastar menos 2 litros do que o outro gastava… e
ainda não estou familiarizado com o carro, portanto é mais do que uma excelente
compra, a qualidade está obviamente acima do que era o Fiesta com 18 anos mas
obviamente tudo é plástico em volta, mas sem ruídos parasitas e um conforto
muito bom, não posso esperar uma qualidade ao nível de um Mercedes, mas se pegar
todos os dias e nunca ficar parado na borda da estrada, será obviamente um
excelente carro, a imagem da marca ainda é um entrave para a maioria dos
portugueses, mas este carro e esta marca é um sucesso no estrangeiro
nomeadamente em países ricos, e são mesmo vendidos sob marca Renault em países emergentes,
portanto não estamos a falar de uma marca qualquer, pode ser sofrível mas o
preço meus amigos, é um grande negocio… ah e a garantia é de 3 anos ou 100000 km,
comprar um usado para quê?
Para terminar e pesar
de não ter qualquer contrato de publicidade com o concessionário, tenho o dever
de dizer onde o comprei, pois apesar do carro estar previsto só para chegar na
2ª quinzena de Abril eles fizeram todos os esforços para que me chegasse o
carro quanto antes, deste modo pude ficar com o carro que me deu imenso jeito,
pois já tinha entregado o Fiesta para abate e estava a andar de mota á chuva e
o tempo não está para brincadeiras nas próximas semanas, alem de que se o carro
viesse em abril sofreria o agravamento do ISV com o novo orçamento de estado,
portanto fiquei extremamente agradecido ao vendedor e ao concessionário, que no
caso foi a VESAUTO do grupo JAP, aconselho uma visita não se irão arrepender.
NAKED
MAN
Sem comentários:
Enviar um comentário