VODAFONE PORTUGAL PERDE
CLIENTES E RECEITAS
Li recentemente
em vários meios de comunicação social, de que a Vodafone em Portugal tinha tido
um corte substancial nos lucros bem como uma perda massiva de clientes para os
concorrentes directos no primeiro trimestre do ano, eu particularmente não me
surpreendi, sou cliente desta empresa desde quando ainda a mesma se chamava
Telecel, é obvio que não sou nem serei nunca um cliente tipo dado o meu “passado
informático”, mas ao longo dos tempos e mesmo após ter abandonado a minha
faceta phreaking sempre achei que a empresa nunca foi muito vanguardista a nível
de concorrência embora sempre tenha colocado ao nível dos clientes propostas
muito similares a nível de produtos face á concorrência, ou seja mesmo que não
tenha lucrado nada nos meus tempos de phreaker nunca me seria muito vantajoso
trocar de operador pois a Vodafone acabava sempre por cobrir as propostas da concorrência
a nível tarifário e condições.
Mas tudo mudou
com a introdução inicialmente feita pela MEO dos tarifários quadruple play e “copiados”
logo a seguir pela ZON hoje NOS… a Vodafone ficou parada, é certo que tentou
cobrir as propostas dos concorrentes mas o que fez foi o que sempre se habituou
a fazer ou seja seguiu a manada só que se está a dar mal com esta estratégia.
Vou passar a
explicar, o que as companhias de cabo fizeram foi aliar as suas propostas de
televisão paga com Internet fixa e telefone fixo ao telemóvel acabando por
apresentarem propostas muitíssimo tentadoras para os clientes, muitos deles
ficaram com mensalidades muitíssimo idênticas ás que já pagavam com a benesse
de 1 a 2
cartões de telemóvel com chamadas quase ilimitadas, ou seja os pacotes faziam
com que as pessoas praticamente deixassem de pagar a mensalidade ou
carregamentos de telemóvel, a vodafone o que fez foi apostar exactamente em
pacotes idênticos a preços idênticos, ou apostando em serviços de telemóvel com
características idênticas ás apresentadas nos pacotes quadruple play mas a
mensalidades estratosféricas, a concorrência está nesse aspecto a um nível muito
acima, a Vodafone neste aspecto estrategicamente falhou, quem queria mudar iria
para a concorrência em vez de apostar na Vodafone a nível de televisão, pois
apesar desta mesma ter feito investimentos avultados em estruturas próprias ainda
está a anos luz dos concorrentes directos, a Vodafone teria que apostar acima
de tudo num serviço móvel imbatível a pensar nos clientes que não estariam a
pensar aderir a um serviço quadruple play, a estratégia está tão errada que a concorrência
apesar da estratégia apontar acima de tudo para pacotes apresentam tarifários a
nível individual móvel mais concorrenciais do que a própria vodafone, eu próprio
já equacionei mudar de operador, só não o fiz devido ao imenso credito que fui acumulando
ao longo dos tempos e que terei que gastar sob a pena de perder esse dinheiro,
mas para um cliente “normal” talvez não pensasse 2 vezes e já teria mudado de
operador.
Portanto ou a estratégia
comercial da Vodafone muda a breve trecho ou a empresa vai passar a residual,
pois conheço imensa gente que era antigamente cliente deste operador que mudou
para a concorrência, e muitos mais irão mudar ou acabar por aderir a pacotes da
concorrência pois serão mais vantajosos do que os que a Vodafone apresenta, a não
ser obviamente que esta empresa não queira apostar no mercado em Portugal ou
esteja a pensar em deixar o mesmo a breve trecho, apenas deixo aqui o reparo.
NAKED MAN
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