O CONTAMINANTE ESTRANHO

ESPAÇO PARA TROCA DE IDEIAS E OPINIÕES COM O INTUITO DE LIMPAR TODO O TIPO DE CONTAMINANTES EXISTENTES NAS NOSSAS MENTES

segunda-feira, 28 de julho de 2014

VODAFONE PORTUGAL PERDE CLIENTES E RECEITAS

                  Li recentemente em vários meios de comunicação social, de que a Vodafone em Portugal tinha tido um corte substancial nos lucros bem como uma perda massiva de clientes para os concorrentes directos no primeiro trimestre do ano, eu particularmente não me surpreendi, sou cliente desta empresa desde quando ainda a mesma se chamava Telecel, é obvio que não sou nem serei nunca um cliente tipo dado o meu “passado informático”, mas ao longo dos tempos e mesmo após ter abandonado a minha faceta phreaking sempre achei que a empresa nunca foi muito vanguardista a nível de concorrência embora sempre tenha colocado ao nível dos clientes propostas muito similares a nível de produtos face á concorrência, ou seja mesmo que não tenha lucrado nada nos meus tempos de phreaker nunca me seria muito vantajoso trocar de operador pois a Vodafone acabava sempre por cobrir as propostas da concorrência a nível tarifário e condições.
                   Mas tudo mudou com a introdução inicialmente feita pela MEO dos tarifários quadruple play e “copiados” logo a seguir pela ZON hoje NOS… a Vodafone ficou parada, é certo que tentou cobrir as propostas dos concorrentes mas o que fez foi o que sempre se habituou a fazer ou seja seguiu a manada só que se está a dar mal com esta estratégia.
                   Vou passar a explicar, o que as companhias de cabo fizeram foi aliar as suas propostas de televisão paga com Internet fixa e telefone fixo ao telemóvel acabando por apresentarem propostas muitíssimo tentadoras para os clientes, muitos deles ficaram com mensalidades muitíssimo idênticas ás que já pagavam com a benesse de 1 a 2 cartões de telemóvel com chamadas quase ilimitadas, ou seja os pacotes faziam com que as pessoas praticamente deixassem de pagar a mensalidade ou carregamentos de telemóvel, a vodafone o que fez foi apostar exactamente em pacotes idênticos a preços idênticos, ou apostando em serviços de telemóvel com características idênticas ás apresentadas nos pacotes quadruple play mas a mensalidades estratosféricas, a concorrência está nesse aspecto a um nível muito acima, a Vodafone neste aspecto estrategicamente falhou, quem queria mudar iria para a concorrência em vez de apostar na Vodafone a nível de televisão, pois apesar desta mesma ter feito investimentos avultados em estruturas próprias ainda está a anos luz dos concorrentes directos, a Vodafone teria que apostar acima de tudo num serviço móvel imbatível a pensar nos clientes que não estariam a pensar aderir a um serviço quadruple play, a estratégia está tão errada que a concorrência apesar da estratégia apontar acima de tudo para pacotes apresentam tarifários a nível individual móvel mais concorrenciais do que a própria vodafone, eu próprio já equacionei mudar de operador, só não o fiz devido ao imenso credito que fui acumulando ao longo dos tempos e que terei que gastar sob a pena de perder esse dinheiro, mas para um cliente “normal” talvez não pensasse 2 vezes e já teria mudado de operador.
                   Portanto ou a estratégia comercial da Vodafone muda a breve trecho ou a empresa vai passar a residual, pois conheço imensa gente que era antigamente cliente deste operador que mudou para a concorrência, e muitos mais irão mudar ou acabar por aderir a pacotes da concorrência pois serão mais vantajosos do que os que a Vodafone apresenta, a não ser obviamente que esta empresa não queira apostar no mercado em Portugal ou esteja a pensar em deixar o mesmo a breve trecho, apenas deixo aqui o reparo.

NAKED MAN

Sem comentários:

Enviar um comentário